"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 10 de Maio de 2009
Os vinhos da Quinta do Portal

 

«xarax» / RevistaDeVinhos ►  (...) está-me a parecer que esta apresentação da Quinta do Portal configura todos os critérios para ser uma "Offline do Fórum". Espero que alguém possa fazer um relatório depois.

«Jorge Rodrigues» / RevistaDeVinhos ► Foi mesmo uma "offline" do forum - Além dos que já conhecia, o Frexou (anfitrião como deve ser - fez-nos sentir em casa, presente mas não impositivo), a Joana Neto e o João Roseira, conheci o Paulo Coutinho (excelente e desenvolta explicação, simplicidade e postura no registo certo, acolhedor e descomplicado), o Tovi e o mlpaiva. Fora do forum só apareceu um familiar do Tovi, além de um elemento da parte comercial da Quinta do Portal. E foi uma pena! Os vinhos apresentados mereciam mais público, especialmente o Tinta Roriz 2006, o que mais me agradou, excelente equilíbrio entre o aveludado e os taninos que lhe davam um final persistente. O Rosé 2008, mais gastronómico e complexo do que estava à espera, também me surpreendeu. Não será para beber apenas num fim de tarde numa esplanada, no Verão, mas sim à mesa. O Reserva 2006 (sobretudo T.Roriz e TN), apesar da elegância e do final longo encheu-me menos as medidas do que o monovarietal. Também gostei da experiência do Colheita Tardia 2007, ainda em fase experimental, fruta tropical bem madura, com a doçura controlada e a frescura equilibrada, num conjunto muito bem conseguido. Nos Portos, depois de resolvida, a contento das partes, a ordem de prova, destaco sobretudo o "Tóni 20 anos" e o Vintage 2007, se bem que este não tenha arrefecido o suficiente na 1ª prova, mas na 2ª, passado uns minutos, já estava bem melhor. O LBV não me entusiasmou tanto, mas admito estar enganado.

 

Pois é como disse o Jorge Rodrigues... O Paulo Silva («Frexou») do Fooding House Wine Bar convidou a Quinta do Portal para as provas de vinho do fim de tarde de Sábado e eu estive lá… E gostei muito, quer da forma simpática como fui recebido, quer das tapas e dos vinhos, quer da forma simples mas eloquente como o enólogo Paulo Coutinho nos deu a conhecer os vinhos desta casa com tradição centenária na região do Douro e muito mais ainda da sã e franca camaradagem entre todos os que por lá apareceram. (Parece que vai haver fotos para mais tarde recordar…).
O Quinta do Portal Branco 2008 (Rabigato 35%, Malvasia Fina 30%, Gouveio 25% e Viosinho 10%) surpreendeu-me pelos seus aromas tropicais e longo final; O Rosé 2008 ( Tinta Roris 50%, Touriga Nacional 35% e Touriga Franca 15%) é realmente fora do vulgar, mas pareceu-me mais exuberante no nariz que na boca; O Tinta Roriz 2006 e o Grande Reserva 2006 (Touriga Nacional 50%, Tinta Roriz 35% e Touriga Franca 15%) são sem qualquer sombra de dúvida dois grandes tintos DOC Douro e que, estou certo, ainda irão evoluir positivamente em garrafa.
O Colheita Tardia 2007 que nos foi dado a provar é engraçado pela novidade; O Moscatel Reserva 2000 está perfeito; O Tawny 20 Anos é um clássico tawny velho; O LBV (era de 2006, não era?...) e o Vintage 2007 ainda estão naquela fase que só sabem a fruta, mas já sem encortiçarem a boca.

 

«mlpaiva» / RevistaDeVinhos ► (...) Parece que vai haver fotos para mais tarde recordar… (...) - Acho que esta será suficiente, no que aos floristas diz respeito:

«Jorge Rodrigues» / RevistaDeVinhos ► Equipa inicial do FRV, da esquerda para a direita: Genro do Tovi, Tovi, João Rosé, Frexou, mlpaiva, Jorge Rodrigues e Paulo Coutinho. A Joana Neto estava envergonhada e escondeu-se.

«Guilherme Lickfold» / RevistaDeVinhos ► mlpaiva, o copo?

«mlpaiva» / RevistaDeVinhos ► Poix!... Tinha-o pousado para ir buscar a máquina fotográfica... Mas depois recuperei-o:

 

«Paulo Coutinho» / RevistaDeVinhos ► "...O LBV (era de 2006, não era?...)" - Nop! Esta era fácil! LBV só depois de 4 anos após colheita! Era o 2005. Abraço.

«Tovi» / RevistaDeVinhos ► Pois!... Era só fazer as contas...



Publicado por Tovi às 08:56
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

2 comentários:
De joel carvalho (do Nariz à Boca) a 10 de Maio de 2009 às 12:38
Olá Amigo...

Concordo plenamente consigo, quando diz que o Quinta do Portal Branco o surpreendeu. É verdade, já provei também, não o 2008, mas vai dar ao mesmo...

É um vinho fresco cheio de fruta exótica e com final de boca muito bom.


Tovi, Abraços Grandes aqui dos Manos Carvalho (do Nariz à Boca).


De Tovi a 10 de Maio de 2009 às 13:28
É bom ler os manos Carvalho no meu blog... Um grande abraço,


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Boavista 1 - 4 Benfica

Leitura para os próximos ...

O que é necessário é a Re...

PS, PSD e CDS em queda… o...

A mais recente Kalashniko...

Santa Clara 1 - 2 Boavist...

Terrorismo na London Brid...

Greve de pessoal não doce...

Hooligans no Porto

Portugal, Norte e Área Me...

Cidadãos em situação de s...

A reposição das liberdade...

Bacalhau com Broa e Vinho...

Primeira sondagem pós-Leg...

A maior manifestação de p...

Duas Estrelas Michelin pa...

"Esquerda" e "direita" na...

Não sei se será... mas at...

Nem tudo está perdido

Punheta de Bacalhau... e ...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus