«xarax» / RevistaDeVinhos ► (...) está-me a parecer que esta apresentação da Quinta do Portal configura todos os critérios para ser uma "Offline do Fórum". Espero que alguém possa fazer um relatório depois.
«Jorge Rodrigues» / RevistaDeVinhos ► Foi mesmo uma "offline" do forum - Além dos que já conhecia, o Frexou (anfitrião como deve ser - fez-nos sentir em casa, presente mas não impositivo), a Joana Neto e o João Roseira, conheci o Paulo Coutinho (excelente e desenvolta explicação, simplicidade e postura no registo certo, acolhedor e descomplicado), o Tovi e o mlpaiva. Fora do forum só apareceu um familiar do Tovi, além de um elemento da parte comercial da Quinta do Portal. E foi uma pena! Os vinhos apresentados mereciam mais público, especialmente o Tinta Roriz 2006, o que mais me agradou, excelente equilíbrio entre o aveludado e os taninos que lhe davam um final persistente. O Rosé 2008, mais gastronómico e complexo do que estava à espera, também me surpreendeu. Não será para beber apenas num fim de tarde numa esplanada, no Verão, mas sim à mesa. O Reserva 2006 (sobretudo T.Roriz e TN), apesar da elegância e do final longo encheu-me menos as medidas do que o monovarietal. Também gostei da experiência do Colheita Tardia 2007, ainda em fase experimental, fruta tropical bem madura, com a doçura controlada e a frescura equilibrada, num conjunto muito bem conseguido. Nos Portos, depois de resolvida, a contento das partes, a ordem de prova, destaco sobretudo o "Tóni 20 anos" e o Vintage 2007, se bem que este não tenha arrefecido o suficiente na 1ª prova, mas na 2ª, passado uns minutos, já estava bem melhor. O LBV não me entusiasmou tanto, mas admito estar enganado.
Pois é como disse o Jorge Rodrigues... O Paulo Silva («Frexou») do Fooding House Wine Bar convidou a Quinta do Portal para as provas de vinho do fim de tarde de Sábado e eu estive lá… E gostei muito, quer da forma simpática como fui recebido, quer das tapas e dos vinhos, quer da forma simples mas eloquente como o enólogo Paulo Coutinho nos deu a conhecer os vinhos desta casa com tradição centenária na região do Douro e muito mais ainda da sã e franca camaradagem entre todos os que por lá apareceram. (Parece que vai haver fotos para mais tarde recordar…).
O Quinta do Portal Branco 2008 (Rabigato 35%, Malvasia Fina 30%, Gouveio 25% e Viosinho 10%) surpreendeu-me pelos seus aromas tropicais e longo final; O Rosé 2008 ( Tinta Roris 50%, Touriga Nacional 35% e Touriga Franca 15%) é realmente fora do vulgar, mas pareceu-me mais exuberante no nariz que na boca; O Tinta Roriz 2006 e o Grande Reserva 2006 (Touriga Nacional 50%, Tinta Roriz 35% e Touriga Franca 15%) são sem qualquer sombra de dúvida dois grandes tintos DOC Douro e que, estou certo, ainda irão evoluir positivamente em garrafa.
O Colheita Tardia 2007 que nos foi dado a provar é engraçado pela novidade; O Moscatel Reserva 2000 está perfeito; O Tawny 20 Anos é um clássico tawny velho; O LBV (era de 2006, não era?...) e o Vintage 2007 ainda estão naquela fase que só sabem a fruta, mas já sem encortiçarem a boca.
«mlpaiva» / RevistaDeVinhos ► (...) Parece que vai haver fotos para mais tarde recordar… (...) - Acho que esta será suficiente, no que aos floristas diz respeito:
«Jorge Rodrigues» / RevistaDeVinhos ► Equipa inicial do FRV, da esquerda para a direita: Genro do Tovi, Tovi, João Rosé, Frexou, mlpaiva, Jorge Rodrigues e Paulo Coutinho. A Joana Neto estava envergonhada e escondeu-se.
«Guilherme Lickfold» / RevistaDeVinhos ► mlpaiva, o copo?
«mlpaiva» / RevistaDeVinhos ► Poix!... Tinha-o pousado para ir buscar a máquina fotográfica... Mas depois recuperei-o:
«Paulo Coutinho» / RevistaDeVinhos ► "...O LBV (era de 2006, não era?...)" - Nop! Esta era fácil! LBV só depois de 4 anos após colheita! Era o 2005. Abraço.
«Tovi» / RevistaDeVinhos ► Pois!... Era só fazer as contas...
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)