"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 11 de Maio de 2009
O fim da 2ª Invasão Francesa

(Desenho a lápis feito pelo capitão Manuel Isidro da Paz - Torre do Tombo)

Ontem foi recriada nas duas margens do Douro sobranceiras às cidades do Porto e Gaia a vitória das tropas Anglo-Lusas, comandadas pelo general inglês Wellesley, contra as tropas francesas do marechal Soult.

A recriação da batalha de 12 de Maio de 1809 começou no Sábado à noite com a recriação histórica do que se passou há 200 anos e envolveu 400 figurantes de dez nacionalidades diferentes: (...) o exército luso-inglês, comandado por Wellesley, avançou pelas ruas de Gaia, partindo do Regimento de Artilharia 5, no Quartel da Serra do Pilar. Desde aí, as forças aliadas seguiram pela Avenida da República, seguindo percursos diferentes pelo centro histórico de Vila Nova de Gaia e concentrando-se na Avenida de Diogo Leite. O primeiro confronto corpo a corpo entre os exércitos aconteceu na beira do rio Douro, junto à Rua de D. Afonso III. Ao longo do avanço dos aliados e consequente recuo gaulês, registaram-se escaramuças e ataques à população. (...) o exército luso-inglês, sob o comando de Wellesley, consegue passar o Douro e encurralar os franceses, que abandonarão o Porto em direcção à fronteira.

 

«Viriato» / ViriatoWeb ► ...e levaram com eles o vinho do Porto. E se tivessem ficado, os franceses? hoje os portugueses teriam o melhor sistema de saúde do mundo e a melhor segurança social, um ordenado mínimo a 1350 € , o TGV , os aviões AIRBUS, o foguetão Ariane, várias marcas de automóveis, como gostam muito de futebol teriam sido campeões do Mundo e da Europa, teriam televisão digital, carros e pilotos campeões mundiais em Formula 1, teriam também, vencido várias vezes o Dakar, enfim... e muitas coisas mais que os portugueses de hoje gostariam de ter, de ser, ou ter sido! vale mais ser sócio, com apenas 5%, de uma empresa que vale milhões, do que dono a 100% de uma merda que não vale nada!

«Tovi» / ViriatoWeb ► E ainda bem que levaram com eles o Vinho do Porto… Foi desta maneira que os súbditos de Napoleão passaram a conhecer este nosso “néctar dos deuses” e a verdade é que ainda hoje a França é o primeiro importador com um quota muito próxima dos 30% da nossa produção.

«Viriato» / ViriatoWeb ► pois... só que o vinho do Porto pertence aos ingleses!

«XôZé» / ViriatoWeb ► Um historiador português cujo nome não me recordo gora que resume na perfeição o que se passou nessa época: Dizia ele... "Roubaram mais os ingleses que nos ajudaram dos que os franceses que nos invadiram". Ainda nos dias de hoje "inglês" é sinónimo de gatunagem.

«Tovi» / ViriatoWeb ► Só se for aí pelos Allgarves... Nós cá na Cidade Inbicta damo-nos muito bem com a comunidade britânica.

«XôZé» / ViriatoWeb ► Estou a falar em tradição histórica. Como foram eles que inventaram a pirataria... Aqui também nos damos muito bem com eles, sobretudo com elas. Chegam sempre famintas.

«Arp» / ViriatoWeb ► É sempre surpreendente ler alguém capaz de prever o que é que se teria passado se não se tivesse passado o que se passou no passado. A História fica assim uma espécie de uma laranja de onde cada um aprecia de maneira diferente o gomo que resolve morfar, mesmo sendo todos similares. A mim, e do que me lembro desta parte da história, parece-me simplesmente que os franceses não tiveram pedalada para a bicicleta que queriam montar. Como também não tiveram na revolta da Gália contra Roma, liderada por Vercingétorix, que acabou, orgulhosa mas miseravelmente em Alésia; como não tiveram na tentativa russa de Napoleão; como não tiveram na Segunda Guerra Mundial, onde foram resgatados pelas tropas aliadas. De todo o modo, é certo que se comportam sempre com a sobranceria de quem as ganhou todas.



Publicado por Tovi às 18:52
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Posts recentes

Será só fumo?... ou haver...

Piadas das Legislativas'2...

Alternativa à Geringonça…...

Boavista 1 - 1 Sporting

PS praticamente na maiori...

Piadas das Legislativas'2...

Força, Rui Moreira... est...

Foi há dezoito anos

Piadas das Legislativas'2...

Programa eleitoral do PAN

Tolentino de Mendonça nov...

Estudo de opinião para as...

A Regionalização na campa...

Queda de helicóptero de c...

Piadas das Legislativas'2...

Piadas das Legislativas'2...

Belenenses 0 – 1 Boavista

Rui Rio é um poeta

Sondagem da Pitagórica co...

Urgente!... Oposição prec...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus