«nick» / ViriatoWeb ► eu não bebo vinho, alias nenhuma bebida alcoolica. Beber um copo nunca bebo, mas provo quase todos os que me passam por perto. Desta vez calhou de ser um alvarinho, quinta da brejoeira. 18 € a garrafa, não ma lembro da data. Demasiado aspero para o que eu esperava de um alvarinho. aroma demasiado duro, uva talvez um pouco verde demais. não vale o que custa. Sei, esta informação não serve de nada, nem sequer tem a data da colheita.
O Alvarinho Palácio da Brejoeira é um Vinho Verde (DOC) da sub-região de Monção, seco e frutado, sempre com aroma característico, mas normalmente tem um bom equilíbrio entre a acidez e a frescura, o que o torna um vinho elegante. Estaria à temperatura ideal de serviço (8 a 10ºC)?... As condições de armazenagem teriam sido as ideais (pouca luz, temperatura a rondar os 15ºC)?...
«nick» / ViriatoWeb ► seco era, frutado nem tanto, diria que tinha um excesso de aroma vegetal, daí eu dizer que a uva não estaria no estado de maturação ideal... para o meu gosto. Já provei vinhos que transmitiam uma sensação de muito maior frescura... falta-lhe um aroma mais frutado, mais citrino para isso. A temperatura era boa, as condições de armazenamento não faço ideia.
"...uva talvez um pouco verde demais" - Lá pelo vinho se chamar VINHO VERDE não quer dizer que as uvas sejam colhidas antes de estarem maduras.
«zézen» / ViriatoWeb ► Tal como ondas curtas, não impedem asneiras compridas.
«Umbelina» / ViriatoWeb ► Tovi, o estado da vasilha (tonel, pipa, barril, etc..) do receptor tem influência no modo de apreciar? (Avaliar, considerar.)
Não estou a entender a tua dúvida... Se os recipientes onde o vinho tiver estado em estágio não forem devidamente higienizados, é obvio que esse vinho vai sofrer “doenças do vinho” que o irão alterar e que facilmente serão notadas por um provador experiente. No entanto, e não sei se era a isto que te referias, o tamanho do casco em que o vinho está a estagiar pode influenciar a forma e/ou rapidez com que o vinho oxida (envelhece). Não nos podemos esquecer que um tonel é muito maior que uma pipa e que a relação “superfície em contacto com o casco” e “volume de vinho” é completamente diferente e provoca grandes diferenças no envelhecimento do vinho.
«Umbelina» / ViriatoWeb ► A minha pergunta é mais o etc.. >> se o estado da vasilha do receptor tem influência no modo de apreciar?
Já percebi... Realmente tens razão... Por exemplo: uma vasilha com sarro dá mau gosto au vinho...
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)