"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 18 de Setembro de 2007
São João da Pesqueira
Estamos em plena Festa da Vindima, que no Douro é muito mais que o trabalho “árduo nesses degraus do Olimpo”, como Miguel Torga chamava aos socalcos durienses… É tempo de se transforma uva em vinho, numa mística de trabalho, alegria e festa… E eu fui para o Douro!...
 
Viagem de carro (Opel Corsa 1.3 CDTI Van) do Porto para São João da Pesqueira (Porto –[A4]- Amarante –[N101]- Mesão Frio –[N108]- Régua –[N202]- São João da Pesqueira) num dia geralmente ensolarado, por vezes com algumas nuvens, temperatura a rondar os 20ºC e uma humidade relativa entre 77 e 87%.
Viagem relativamente rápida da Inbicta até à Régua. Entre a cidade de Peso da Régua e as cercanias do Pinhão, saindo da estrada que ladeia a margem esquerda do rio Douro e subindo para São João da Pesqueira, estamos no vale do rio Torto, um vale coberto de quintas. Os nomes das povoações dizem tudo – Valença do Douro, Casais do Douro, Ervedosa do Douro, Soutelo do Douro, Nagozelo do Douro – estamos em pleno coração do Douro Vinhateiro.
Chegados a São João da Pesqueira, onde em menino e moço estudou no convento franciscano da vila o Marquês de Pombal, descemos a estrada que vai para a Barragem da Valeira e encontramos à direita, no cimo de um outeiro a mais de 500 metros sobre o Douro e a 700 metros de altitude, o Miradouro de São Salvador do Mundo, onde chegamos por uma estrada ziguezagueante e orlada de pequenas capelas.
 
Barragem da Valeira - O aproveitamento da Valeira localiza-se imediatamente a jusante da curva que se segue à garganta apertada do rio Douro conhecida por cachão da Valeira, cerca de 6 km a montante da foz do Tua. Este aproveitamento foi o terceiro a entrar em serviço no Douro Nacional em 1976, tendo sido construído pela ex-Companhia Portuguesa de Electricidade e inaugurado já na vigência da EDP. O aproveitamento da Valeira compreende uma barragem com 48m de altura; uma central equipada com 3 grupos geradores tipo Kaplan, com 80MVA cada; uma subestação com saídas a 220kV. Com a construção do aproveitamento da Valeira e a criação da respectiva albufeira houve necessidade de construir uma nova ponte ferroviária metálica sobre o Douro, na zona da estação da Ferradosa e de alterar os trajectos da via férrea e o acesso rodoviário à estação. (in “O Sistema Electroprodutor da EDP”)

Miradouro de São Salvador do Mundo - São Salvador do Mundo, ou "o Ermo", é um notável acidente paisagístico que regista a admiração e devoção humanas desde épocas longínquas, inserido numa área classificada como Património da Humanidade. Neste local são bem notórios os dados comprovativos da romanização do território do actual Concelho de S. João da Pesqueira, se bem que a ausência de escavações arqueológicas tenha até agora impedido a avaliação da sua correcta dimensão e enquadramento. São Salvador do Mundo proporciona ao visitante mais atento vestígios da presença humana desde a Pré-História. (Sinopse do livro “São Salvador do Mundo – Santuário Duriense” de Jean Feamley; Foto de “Escolas e Património @ Viseu”)


Publicado por Tovi às 11:22
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Manhã de um domingo de Ve...

Morreu Alexandre Soares d...

Continua a "Guerra dos Pe...

Demorou um pouco... mas j...

Greve dos motoristas de m...

Mais eleitores nas Legisl...

Boavista 2 – 1 Desportivo...

81ª Volta a Portugal em B...

Rodrigues de Pinho... do ...

A "guerra dos petroleiros...

PSP - Comando Metropolita...

Moqueca de Camarão

Hiroshima, 6 de agosto de...

Pimentos Padrón

Casa Pia 2 - 0 Boavista

Novilho Aberdeen-Angus Na...

Sondagem da Multidados pa...

Candidatos do PSD pelo Cí...

Partido RIR... de Tino de...

Não nos deixemos intimida...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus