"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 27 de Julho de 2009
Benefício para a vindima de 2009

Parece já não haver dúvidas que o IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto) vai fixar em 110.000 pipas o benefício (quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de Vinho do Porto) para a vindima 2009. E já há “mosquitos por cordas” no Douro… Vejamos o que acerca disto se disse no fórum da RevistaDeVinhos:

«Fred_1977» / RevistaDeVinhos ► Espero que o Vinho do porto fique efectivamente mais competitivo. Com cortes como o de este ano de 2009 na atribuição de benefício, se o valor não aumentar para os produtores então será o principio do fim. Corte de 11% (110.000 pipas) para 2009.

Mas é lógico que devemos baixar a produção quando a tendência do mercado é uma diminuição do consumo e quando os armazéns dos produtores estão com excesso de vinhos. Se a Casa do Douro funcionasse como devia ser podia nesta altura ser o regulador do mercado intervindo de forma a reduzir os excedentes na produção. Mas esta associação de viticultores já foi chão que deu uvas.

«Fred_1977» / RevistaDeVinhos ► Concordo com a diminuição da produção, mas discordo é com a manutenção dos preços baixos ( 1 pipa de beneficio =1000 € ; 1 pipa de vinho não beneficiado = 150€ ), é uma diminuição enorme para quem produz em média 10 a 20 pipas por ano e tem que viver desse rendimento. Estou a falar de pequenos produtores. A casa do douro neste momento é mais um desestabilizador de mercado com a colocação dos seus stocks à venda.

Percebo a sua preocupação, mas parece-me que o que está errado é a disparidade de preços para vinho com benefício e sem benefício. Como alterar esta situação não lhe sei dizer, mas era capaz de passar pela criação de um organismo associativo que trabalhasse em prol dos lavradores do Douro e que se deixasse de politiquices como as que se têm vindo a verificar na moribunda Casa do Douro.

«luis ramos lopes» / RevistaDeVinhos ► Pois é, Tovi, a questão é mesmo essa. O benefício tem vantagens e desvantagens, é um sistema viciado e viciante, e mais tarde ou mais cedo, mesmo que não eliminado, terá de ser reformulado. É preciso encontrar algo que o substitua, com as suas vantagens, sem os (muitos) inconvenientes. Uma coisa é certa: o benefício é sempre uma concorrência desleal para com os produtores e vinhos das outras regiões. Não pelo Vinho do Porto! Mas sim pelo que o benefício implica, distorce e favorece no negócio de vinho "de mesa" do Douro.

Compreendo perfeitamente a sua argumentação, mas diga-me lá uma coisa: O que seria dos lavradores do Douro sem o benefício?... Será que ainda havia DOC Douro ou mesmo Regional Duriense?... Tenho sérias dúvidas, mas admito que posso estar completamente enganado.



Publicado por Tovi às 08:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

2 comentários:
De miminhodobebe a 27 de Julho de 2009 às 09:55
Estes homens falam tanto de vinho que quando aqui venho fico tonta! heheh


De Tovi a 27 de Julho de 2009 às 18:45
Beber vinho terá de ser sempre com moderação, mas ler sobre enologia não faz mal a ninguém, antes pelo contrário.
Beijinhos


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Quem nunca viveu uma situ...

A enorme dívida da Ucrâni...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus