"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 30 de Setembro de 2007
Caves Ramos Pinto #1

Ora vamos lá falar da visita de ontem às Caves Ramos Pinto

 

Como é óbvio nada me move contra a casa fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, mas não posso de maneira alguma concordar com a forma de receber os turistas nas visitas guiadas ás caves desta prestigiada casa. Ora vejamos…

 

É muito interessante e digno de ser ver o Museu Casa Ramos Pinto, localizado num majestoso edifício mesmo em frente ao Cais de Gaia, onde se pode apreciar os antigos escritórios, mantidos intactos desde os anos trinta, acolhendo testemunhos da história da empresa, feita da história dos seus vinhos, dos rótulos das suas garrafas, das medalhas ganhas ou da publicidade encomendada aos melhores artistas. Mas é pena que praticamente não se fale do Vinho do Porto, das diferenças entre um Ruby e um Tawny, do que é um blend e um vinho com data de colheita,… Isto já para não falar do escândalo dos copos em que são apresentados os vinhos em prova. Mas isto sou eu a dizer… Eu, que já há muito tempo sou considerado um “estrunfe resmungão”…

«zézen» in ViriatoWeb ► Vamos là a saber!? Os copos eram inadequados ou estavam sujos?  E jà agora, foi o menezes que pintou a fachada?

Se foi o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a patrocinar a pintura da frontaria da Casa Ramos Pinto, lá isso não sei, mas que os copos não eram minimamente os indicados para provas de vinhos licorosos, disso tenho a certeza. Desde 2001 que o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a Confraria do Vinho do Porto adoptaram como Cálice Oficial do Vinho do Porto o criado pelo Arquitecto Álvaro Siza Vieira, baseado "numa forma clássica de tulipa, apoiado numa haste de secção quadrada".


«Novato» in ViriatoWeb ► teinho dùvidas que a haste seija quadrada axo que è redonda vou ter de cunfirmar nus que teinho là em casa sei que a haste tem uma fàlha para pôr o dedo mas eu veijo e depois digo (...) jà cunfirmei e tinhas rasão è mesmo quadrada desculpa

Poís é!... É mesmo quadrada. Mais algumas informações sobre o cálice para Vinho do Porto de Siza Vieira: Na opinião de Siza Vieira, o novo cálice é baseado "numa forma clássica de tulipa, apoiado numa haste de secção quadrada". Um pouco acima do meio da haste há um recorte em forma de meia lua numa das arestas, apropriado para se apoiar o polegar, de modo a facilitar o manuseio do copo. Um dos segmentos do pé é mais delgado, de modo a que também se possa pegá-lo pela base. (in Wineexperts)

 



Publicado por Tovi às 19:19
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



29
30

31


Posts recentes

Não aparece ninguém para ...

A nova Assembleia da Repú...

Resultados das Eleições d...

Os dias seguintes ao ataq...

A Europa Adormecida de Li...

Dois anos de guerra não t...

Resultados globais (provi...

Primeiro ministro já temo...

Mais um... alegadamente

Quem é que vai a ministro...

Eleições na Rússia

Sporting 6 - 1 Boavista

Abril pelas Direitas... f...

Vai ser assim na Assemble...

Freguesia mais abastada v...

João Tagarela... quem não...

Corte de árvores pela Inf...

O dia seguinte à vitória ...

L e g i s l a t i v a s 2...

Boavista 1 - 0 Moreirense

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus