"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 22 de Novembro de 2009
Vale do Tua

(Foto "roubada" na NET)

Manifesto pela Preservação do Património do Vale do Tua

Assine a petição: http://www.peticao.com.pt/vale-do-tua

«XôZé» in ViriatoWeb ► Esta é sem dúvida uma boa causa e por isso assinei. Não conheço a região a não ser por imagens mas considero que se trata de um património a preservar contra os interesses do baronato que come tudo e não deixa nada.

O meu amigo José Ferraz Alves escreveu n'a Baixa do PORTO: Tua, a memória do Douro - O melhor museu que podemos ter para preservar a nossa identidade e memória é o vivo. O rio Tua mostra o que o Douro foi antes da construção das sucessivas barragens para o seu aproveitamento hídrico em favor do bem nacional. Portanto, só resta a quem as construiu pagar a devida compensação ambiental às populações que deixaram de ter o seu Douro, tal como era. Isso passa por preservar o Tua como a memória do Douro. A necessidade de compensar a região não nasce agora, há uma dívida que é já enorme. Os portuenses ficaram com as tripas para defender a identidade nacional. As populações à volta do Douro deram ao país o seu rio. Não se lhes venha pedir, depois, também a água! Pelo que apelo à necessidade de envolvimento moral das pessoas do Douro na defesa do Tua, nomeadamente os senhores das suas quintas vinhateiras. (...)

«jms» in RevistaDeVinhos ► Continuando a provocar: Daqui a um século, e partindo do princípio que a barragem no Tua vai ser construida, quem acha que poderá haver uma petição para preservar o património do Vale do Tua (linha férrea e barragem incluídas)?!



Publicado por Tovi às 00:12
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Dylan a 6 de Outubro de 2010 às 18:12
O encerramento da linha do Tua e a sua consequente submersão pela futura barragem de Foz Tua é uma ameaça ao Vale do Douro e um atentado à sua classificação como Património da Humanidade. O potencial filão turístico desta prodigiosa obra de engenharia ferroviária nunca foi devidamente aproveitada e, pior do que isso, custa ver o abandono e a consequente falta de manutenção da linha por parte da CP. Um falso progresso que vai acentuar a interioridade e desperdiçar dinheiros da União Europeia que foram usados na construção de parte do troço da linha do actual Metro de Mirandela - um reflexo da incompetência de quem tem gerido o país.


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Posts recentes

Erupção vulcânica na ilha...

E assim vai o Afeganistão...

Exército Europeu vs NATO

Campanha Eleitoral de "Aq...

Equipa de Rui Moreira na ...

E se os Talibã adquirirem...

Campanha eleitoral no Por...

Boavista 1 - 1 Portimonen...

Cronograma do 11 de setem...

Morreu Jorge Sampaio

A propósito do processo d...

As últimas tropelias do j...

Azerbaijão 0 - 3 Portugal

As últimas notícias sobre...

Dos talibã aos talibã – a...

Coimas da CMVM sobre o Bo...

Os dias seguintes no Afeg...

Portugal 2 - 1 República ...

Museu Romântico da Quinta...

Rambo III... filme de 198...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus