"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 13 de Dezembro de 2009
Coisas boas da nossa terra

Passei esta semana pel’A Favorita do Bolhão (José Araújo & Cª Lda), um histórico estabelecimento de comércio tradicional da baixa portuense (Rua Fernandes Tomás, 783/785), e comprei um novo produto artesanal da Propeixe (Cooperativa de Produtores de Peixe do Norte CRL – Matosinhos), uns fabulosos patés, em embalagens de 60 gramas, nas variedades Atum, Atum Picante, Cavala, Sardinha, Ovas de Pescada e Trutas com Vinho do Porto.

 São francamente bons e não ficam nada atrás daquilo que se importa… e é um produto Nacional… e do Norte.

«Casa Angola Internacional» in Facebook ► Todos devíamos privilegiar o que é bom e é nosso. Devia ser por instinto, mas infelizmente ainda há a ideia (errada) do que vem de fora é melhor. Se gostar de café e vier para os lados de Matosinhos, não deixe de experimentar o Lote Particular da Casa Angola, certamente uma das lojas de comercio tradicional mais antigas de Matosinhos (remonta a 1932). O lote particular era um lote muito popular na década de 50, especialmente na comunidade piscatória desta cidade, pois permitia um café forte que ajudava os pescadores a ficarem acordados e quentinhos na faina nocturna.

  Está cá a parecer-me que esse Lote Particular da Casa Angola deverá ser óptimo para fazer um “café de saco”, para mim o verdadeiro café, muito melhor que o melhor "expresso"… mas é preciso saber prepará-lo.

«Casa Angola Internacional» in Facebook ► O original era para café de saco (à moda antiga) pois na altura não havia maquinas expresso nem nada que se pareça. Actualmente foi necessário afinar o lote, pois o café de saco caiu em desuso substituído pela cafeteira (moka) e pela maquina expresso. No entanto o "traço" original mantém-se.

«Miguel Félix» in Facebook ► Eis um produto cuja confecção tem tanto saber e "savoir faire" como o "Vinho do Porto".

«Pão De Ló Margaride» in Facebook ►  Discordo da ideia de as pessoas pensarem que o que vem de fora é melhor. Acho que se nota muito uma inversão desse pensamento. Hoje em dia muita gente já dá valor ao que é "nosso".



Publicado por Tovi às 08:25
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Reboredo a 13 de Dezembro de 2009 às 21:46
Meu caro Tovi,

Do mesmo modo que a «Casa Angola Internacional» e o «Pão De Ló Margaride» pode ser ou é um ex-líbris de qualidade indesmentível, não é menos verdade que o temos também vinhos tão bons como os melhores do mundo que se compõe graças ao trabalho, obra e engenho dos nossos enólogos, em especial o nosso vinho do Porto.

As alheiras de Mirandela, a carne barrosã, o nosso azeite, a nossa indústria do calçado, a indústria do mobiliário, (não me estou a referiir à ikeia) as Faianças Portuguesas, a louça de Viana do Castelo, RAFAEL BORDALO PINHEIRO e a louça das Caldas da Rainha, a Vista Alegre, a Indústria do Vidro, etc., etc..

Meu caro Tovi temos tantas coisas boas e temos também coisas más e uma prática frequente de dizer que o que vem lá de fora é que é bom. É um complexo de inferioridade que nos acompanha desde crianças. Tempo em que dizia que o pão do vizinho sabe mais um bocadinho.

Um abraço,

Reboredo





Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Boavista 2 - 3 Casa Pia

Cá em casa sempre houve c...

Desagregação de Freguesia...

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus