"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010
Feiras de Fumeiro

...um negócio importante para as gentes de Trás-os-Montes.

 [jn.sapo.pt] - Cerca de cinco milhões de euros de volume de negócio, mais de uma centena de toneladas de enchidos vendidos foi o resultado, só no ano que passou, em oito municípios que, por esta altura, organizam festas e feiras de fumeiro. A crise não esmorece o apetite.


«Guilherme Lickfold» in RevistaDeVinhos ► É bem verdade. Este fim de semana é a de Vinhais. Dizem que gera milhões.

«jms» in RevistaDeVinhos ► Quando estava embrenhado no negócio, visitei diversas vezes as feiras de Montalegre, Vinhais e Boticas. Tém um ambiente muito interessante e expositores genuínos no que isso tem de bom e de menos bom. Esta faceta diz respeito à falta de capacidade comercial destes micronegócios, a maioria estritamente familiares em que se está a falar de meia dúzia de porcos. Esta falta diz respeito à parte financeira e de comercialização. Mantendo a genuinidade do produto, garantida a segurança alimentar, falta quase tudo no que à apresentação dos produtos, embalagem e sua utilização diz respeito. Por exemplo o desconhecimento do que são os rojões no pote (conservados em banha) na generalidade do pìs é um crime. Mais ainda se compararmos esse desconhecimento como o conhecimento que já é (quase) generalizado dos confits de canard, por exemplo. Vale a pena lá ir. Antropologicamene e gastronomicamente.

«Joel Carvalho» in RevistaDeVinhos ► As feiras do Fumeiro e todas essas pequenas mas importantes feiras sempre foram e serão fundamentais para as populações locais. Trazem gente de dentro da região e de fora e além disso dá alguma projecção em tudo o que é comunicação social. Eu costumo ir todos os anos a várias feiras dessas, mas a que mais me atrai é a de Boticas. Vejo que gera negócio para esta pequena vila e torna-a mais dinâmica a níveis sociais, porque vem sempre agarrado a isto, outras iniciativas culturais. Ou concertos, ou bailes, ou palestras ou mais coisas ainda. Irá beneficiar toda a população como é claro. É pena não se organizarem mais eventos deste género, as Câmaras Municipais podiam investir mais na divulgação dos seus produtos regionais… Abraço

«Fernando A Coelho» in RevistaDeVinhos ► É bem verdade. Aqui em Itália os governos regionais e os municípios acordaram há anos para a muito concreta realidade que a enogastronomia tem um efeito rebocador fortíssimo do turismo em geral. Que estatísticas de sector têm demonstrado. As pessoas cada vez mais se deslocam - mesmo centenas de kms - para apreciar e comprar especialidades gastronómicas onde são produzidas, visitar produtores de vinho, trocar impressões sobre as características do vinho e comprar directamente na adega. Já agora: na vossa opinião tem vindo a verificar-se uma deterioração da qualidade, em particular, da farinheira?

«Tovi» in RevistaDeVinhos ► Não, não tenho notado... Ainda esta semana experimentei uma nova forma (*) de preparar uma Farinheira de Arganil que comprei na feira que está a decorrer nos hipermercados Continente até ao próximo dia 14 de Fevereiro - Feira de Queijos, Enchidos e Vinhos – e o resultado foi excelente.
(*)
Foi assim que fiz: Num assador de barro cobri o fundo com “maxlumen” (gel de aquecimento para uso doméstico à base de etanol) e assei a farinheira na qual previamente fiz alguns furinhos, para não rebentar a pele e assim evitar que saia o recheio.

«Margarida Rodrigues» in RevistaDeVinhos ► Gosto de farinheira, mas tenho sempre muita dificuldade na escolha, porque a maioria tem gordura excessiva e aos bocados, excesso de sal, muito fraca qualidade, etc... Costumava comprar a farinheira do Fundão, foi durante anos, para mim, a melhor. Este ano descobri na feira do fumeiro do continente "farinheira biológica de porco preto" e "chouriço biológico de porco preto", foi uma excelente surpresa, ambos muito bons. Faço-os assim: pico-os, ponho-os em água, deixo ferver, desligo e deixo ficar na água uns 7 a 10 minutos, retiro-os e ponho a assar no forno ou num assador.

«Tovi» in RevistaDeVinhos ► Tenho que experimentar esta forma de preparar farinheiras que a nossa querida amiga Margarida nos acaba de ensinar. E vai ser já amanhã…

«Guilherme Lickfold» in RevistaDeVinhos ► Ontem (14 de Fevereiro) fui a Vinhais. Foi a minha primeira feira do fumeiro. Fiquei um pouco impressionado com a dimensão do evento. É um evento tipicamente popular mas para além da questão do fumeiro tem centenas de "barracas" com os mais diversos artigos. Quanto ao espaço do fumeiro própriamente dito acho que estava bem organizado e com uma variedade muito grande de produtores. Petisquei num dos espaços mas o domingo não é certamente o melhor dia para visitar o evento. A maioria dos produtos da lista já estavam esgotados. A viagem é um pouco longa e o frio é muito mas acho que vale a pena a visita (desde que não seja ao fim de semana)



Publicado por Tovi às 18:32
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



29
30
31


Posts recentes

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Se regarem os cravos este...

Cubanos nas ruas a exigir...

Medalhas Municipais de Ho...

Já tenho as duas doses da...

Itália vence o Euro 2020

Covid-19 - Concelhos em R...

Descoberta do caminho mar...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus