"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 3 de Março de 2010
Fernando Nobre candidato a P.R.

A propósito da candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República escrevia o meu amigo «XôZé» no fórum do “ViriatoWeb”: (...) Estou farto de plitiquinhos de merda mas ainda mais de quem lhes faz reclame (...). E eu disse:

Lembram-se do Partido Renovador Democrático?... um partido que se propunha "moralizar a vida política nacional" e que tinha nas suas fileiras "os mais apartidários deste País"? Pois se bem se lembram o PRD morreu sem alguém ter notado o que aquilo poderia vir a ser. A política em democracia só pode ter como base os partidos e se não estamos contentes com o estado em que Portugal se encontra é as pessoas que estão nos lugares de topo dos partidos que têm que ser mudadas e não acabar com estas organizações políticas, sejam eles quais forem.


«XôZé» in ViriatoWeb ► Tudo bem Tovi, mas olha para o meu exemplo. Há quatro anos e meio votei no Sócas, confiando que o homem com a virilidade então demonstrada rapidamente nos fazia esquecer o Sancana. Durou dois anos apenas, para outros dois anos depois, termos o Sócas com as suas trafulhices sentado no poleiro outra vez. Explica-me lá isto fafavor.

«Tovi» in ViriatoWeb ► Não tenho nada para te explicar... mas continuo a perguntar porque é que teremos que ir buscar gente aos "apartidários"... Será que estes são mais puros que os outros? E já agora: Se Sócrates está "sentado no poleiro outra vez" é porque a maioria do povo português assim o entendeu. Ou não terá sido?

«Arp» in ViriatoWeb ► PIM! As minorias estão cada vez mais antidemocráticas.

«XôZé» in ViriatoWeb ► Aguardo pelos bons ofícios do Mister Arp. Quanto a este recorte - Se Sócrates está "sentado no poleiro outra vez" é porque a maioria do povo português assim o entendeu. Ou não terá sido? - Se essa maioria decidir jogar-se para um poço, 'tás a ver, não 'tás?...

«Tovi» in ViriatoWeb ► Será sempre uma escolha da maioria... o que é sempre preferível à vontade de uma minoria.

«XôZé» in ViriatoWeb ► Respeita-se a escolha da maioria mas a vontade da minoria mesmo que não prevaleça, deve ser respeitada por não acatar. Certo?

«Tovi» in ViriatoWeb ► Ter respeito pelas minorias é um dever de cidadania, mas em democracia as vontades das minorias não prevalecem.

«Arp» in ViriatoWeb ► Claro, pelo menos até ao momento em que a maioria, distraidamente, elege uma minoria para a governar.

«Arp» in ViriatoWeb ► "Aguardo pelos bons ofícios do Mister Arp" - Tenho a declarar que todo o homem tem a possibilidade de levar uma vida decente e honesta. As circunstâncias da vida levam-nos às vezes a umas trafulhices, ao roubo e até mesmo ao assassinato, mas ninguém é obrigado a transfigurar-se em político.

«Arp» in ViriatoWeb ► "Se essa maioria decidir jogar-se para um poço, 'tás a ver, não 'tás?..." - Era preciso que as maiorias soubessem o que é um poço e que as minorias entendessem a diferença entre uma lagoa e um charco.

«XôZé» in ViriatoWeb ► Esta dialética da maioria versus minoria não deixa contudo de se revestir de uma certa subjectividade, senão veja-se o que aconteceu por exemplo com o segundo referendo a favor da liberalização do aborto. Uma minoria dos eleitores inscritos manifestou expressamente nas urnas ser favorável à sua liberalização, contra uma larga maioria que não se quiz pronunciar e mesmo assim a lei foi alterada nesse sentido. A minoria impôs-se, certo? Estão a ver com esse caso a subjectividade da coisa?

«Arp» in ViriatoWeb ► É claro que uma minoria activa se impõe sobre qualquer maioria na praia.

«Tovi» in ViriatoWeb ► É evidente que é como o «Arp» disse... O nosso "Mouro" de estimação está é a confundir eleitores com votantes, o que não é a mesma coisa.

«XôZé» in ViriatoWeb ► Desisto. Fiquei cansado.



Publicado por Tovi às 21:54
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

3 comentários:
De Tovi a 5 de Março de 2010 às 15:38
Meu grande amigo Reboredo... Numa democracia parlamentar como a nossa o que conta são os votos entrados nas urnas e nas últimas Legislativas o PS teve 36,55%, o PSD não foi além de 29,11%, o CDS ficou-se por 10,43% e o BE e o PCP ainda não conseguiram chegar aos 10%... Logo quem tem maioria é o Partido Socialista e por isso tem o direito a governar, embora o Povo também tenha feito notar que não queria Sócrates em Governo de maioria absoluta. Por isso e mais que nunca, o Parlamento é importante. Haja bons deputados na oposição e só ficaremos todos a ganhar com isso.


De Reboredo a 6 de Março de 2010 às 00:42
Meu caríssimo amigo,

o conjunto de votos, percentagem e mandatos (eleitos) do PSD, PP, BE e PCP e afins (oposição) é superior ao conjunto de votos, percentagem e mandatos (eleitos) do PS.

Eu sei que se a oposição se unir numa votação contra o PS isso é uma coligação negativa.

Depois, numa democracia parlamentar como a nossa o meu caro amigo está lembrado do homens de Alcains que despediu o MS e colocou no seu lugar primeiro Nobre da Costa e por último Maria de Lurdes Pintasilgo. Isto chama-se governos de iniciativa presidencial previstos na CRP. Por isso, é que a "maioria" do ps é minotitária.

Se para ti é importante que haja bons deputados na oposição, para mim é importante que haja um governo com gente séria e capaz. Não são concerteza os que lá estão e que o tio Belmiro apelida de escriturários. Ou então um governo de trafulhas como lhe chama Medina Carreira que foi Ministro das Finanças dum governo socialista e militante socialista. Com publicidade desta posso eu bem meu caro Tovi.

Um abraço,

Reboredo


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Posts recentes

Tomada da Bastilha - 14 d...

Fim-de-semana de Exposiçõ...

Parabéns Alice

Atribuição de Medalhas Mu...

D. Pedro IV, o Libertador

Populista Português Moder...

Malhar em ferro frio

Legislativas'2019... no G...

Saladas da Culinária Viet...

Mercadona... em Portugal

Acho bem...

Sinais dos tempos

Morreu Mordillo

Pedro Duarte sobre as esc...

Paulo Portas e Rui Moreir...

Que a Justiça lhes seja p...

The other side of the...

A canibalização da STCP

Criar um Homem novo...?

São João... um pouco molh...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus