"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 8 de Março de 2010
Programa de Estabilidade e Crescimento #2

Desta vez Rui Rio tem razão... O Norte e o Porto estão a ser severamente discriminados no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

 [economico.sapo.pt] - Rui Rio acusou hoje o Governo de discriminar negativamente o Porto e o Norte no corte de investimentos decidido no âmbito do PEC, nomeadamente quanto ao TGV. (...) Ao anunciar hoje as grandes linhas do PEC, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, avançou que a construção das linhas de alta velocidade entre Lisboa e Porto e entre Porto e Vigo será adiada por dois anos, mantendo-se, contudo, o investimento na linha Lisboa-Madrid e no novo aeroporto de Lisboa.


«Jose Antonio Salcedo» in Facebook ► Concordo inteiramente, David.

«Luis Leal Pipa Brasil» in Facebook ► O Norte e o Porto sempre foram descriminados... Vergonha !!!

«João Pedro de Carvalho» in Facebook ► Desculpa, mas o Norte é diferente do Porto? Ou o Porto é mais que o Norte? Porque a diferenciação?

«David Ribeiro» in Facebook ► O Norte inclui a cidade do Porto mas não é o Porto. Vila Real, Bragança, Braga, Viana do Castelo,... também são Norte e nem todos têm as mesmas necessidades (problemas) económicas e sociais.

«João Pedro de Carvalho» in Facebook ► Parece-me que comparando com outras realidades o Porto não é dos mais necessitados nem esquecidos. Isto para não falar no Interior em que as Autoestradas chegam em último, onde os comboios acabaram faz tempo, onde os Hospitais são coisa rara ou tudo o que é evento Nacional não surge por lá... afinal de contas o que fica moribundo com tudo isto? São as gentes do interior ou são os bolsos de alguns "interessados" nessas obras?

«Pingus Vinicus» in Facebook ► Caro amigo, estou mais preocupado com o Norte para os lados de Bragança, com o Norte da raia, com o Norte mais interior, com o Norte de Vila Real, de Montalegre...

«David Ribeiro» in Facebook ► Todo o Norte está mal... E ainda por cima vem aí portagens nas SCUT, o adiar da linha de comboio de alta velocidade do Porto para Vigo e mais sei lá o quê. Só no Porto deixam de residir na cidade 16 habitantes por dia (valor médio dos últimos 8 anos) e por este andar em 2013 terá tantos residentes como tinha aquando da implantação da República.

«Pingus Vinicus» in Facebook ► David esse êxodo do Porto não é exclusivo. Também em LX acontece o mesmo.  Para mim a questão fundamental, por exemplo, é observar que não temos uma rede ferroviária que ligue todas as capitais de distrito. Depois, parece-me que continuamos a desenhar o nosso país apenas no litoral (de Norte a Sul), ficando o resto às moscas e sem qualquer sustentação. Meu caro David, nem mesmo as minhas costelas do Norte - que são todas, conseguem entender muita coisa, porque preocupa-me muito mais a realidade de Brangança, da Guarda, de Viseu, de Vila Real.

«David Ribeiro» in Facebook ► Para mim a cidade do Porto é importante, mas sem um Norte forte e coeso nada se poderá fazer para melhorar o bem estar destas gentes.

«Pingus Vinicus» in Facebook ► David, ninguém diz o contrário, mas defendo que tem de haver equilibrio entre um país que vai cair para o mar não tarda muito.

«João Pedro de Carvalho» in Facebook ► Vejamos o Porto tem Hospital, tem Maternidade, tem Aeroporto, tem uma rede de transportes públicos, tem ligaçao AlfaPendular e Intercidades, tem ligação Autoestrada e estrada nacional, tem 2 estádios de futebol, tem 2 estações de comboio, tem tudo aquilo que uma grande cidade deve ter... Será que o mal disto tudo é não terem um TGV? afinal de contas reclama-se sobre a falta do quê? E as gentes que moram no interior do Alentejo que não têm nada do que acima foi referido como é? Continuamos a achar que o Porto é que precisa? que o Norte sempre com o Porto em cima da mesa é que precisa de tudo? E Vila Real, e Bragança, e Viseu, Castelo Branco, Portalegre... como é? São menos importantes? Digam o que disserem não me convencem... a ligação importante a nível de transportes de mercadoria urgente é com o porto de Sines, essa sim importa para Portugal e para a Europa, o resto é cantigas de amigo.

«Joaquim Leal» in Facebook ► Meu amigo, preocupa-me sobremaneira é a desertificação do interior. Aquilo que temos de mais belo e melhor qualidade de vida. O Norte, Centro e Sul litorais que esperem.

«Pingus Vinicus» in Facebook ► Caro Joaquim, fez o resumo.



Publicado por Tovi às 22:19
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Outubro 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Ser mulher no Afeganistão

Mais uma vez o “proibicio...

Caus instalado no Afegani...

Instalação dos Órgãos do ...

Nova ponte sobre o Douro....

A camioneta-fantasma

Burro!... burro!... burro...

Rio Ave 4 - 0 Boavista

Os subsídios às empresas

Acordo de governação na C...

Germano Silva fez ontem 9...

Portugal 5 - 0 Luxemburgo

Ter ou não ter maioria ab...

Violência no Porto… e a c...

Tão amigos que nós somos,...

Há independentes e indepe...

Juiz negacionista expulso...

Erupção do Cumbre Vieja e...

A segurança ao estilo Tal...

Portugal é uma das melhor...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus