"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 5 de Junho de 2010
Processo Portucale

Os sobreiros são uma espécie protegida por lei… e por isso o Tribunal Central de Instrução Criminal enviou para julgamento 11 arguidos no abate ilegal de sobreiros que ocorreu em Benavente, no projecto da empresa Portucale, do Grupo Espírito Santo. Estão metidos nesta embrulhada: Carlos Calvário, José Manuel de Sousa e Luís Horta e Costa, do Grupo Espírito Santo; António de Sousa Macedo e Manuel Rebelo, ex-responsáveis superiores da Direcção Geral das Florestas; António Ferreira Gonçalves, do Núcleo Florestal do Ribatejo; e ainda Eunice Tinta, João Carvalho, Teresa Godinho, José António Valadas e Abel Pinheiro. Que a justiça seja célere, digna e merecida… para ser Justiça, pois não nos podemos esquecer que um sobreiro, que pode viver 500 anos, só após 40 anos do plantio é que está apto a dar-nos cortiça. Embora Portugal seja o maior produtor mundial de cortiça (seguido da Espanha, Algéria, Marrocos, Itália, Tunísia e França) a verdade é que somos responsáveis perante a humanidade pela conservação dos nossos sobreiros.

 Sobreiro – (in Nova Enciclopédia Larousse) – Árvore perenifólia (Quercus suber) de onde se extrai a cortiça, com intervalos de cerca de nove anos, frequente na região mediterrânica e, em particular, no Alentejo ocidental e Centro de Portugal, sobre solos siliciosos, formando, no seu conjunto, montados quando há um aproveitamento silvo-pastorício, ou bosques mais ou menos bem estruturados e aproximados do que se designa por vegetação clímax.

 Cortiça – (in Nova Enciclopédia Larousse) – Tecido vegetal espesso, impermeável e leve, com as paredes impregnadas de suberina, formado pela felogene da casca de certas árvores e especialmente desenvolvido no sobreiro. (…) A cortiça tem múltiplas aplicações, devido à sua leveza, flutuabilidade e eficiência isoladora e ser um produto mau condutor de electricidade e de calor, elástica e não absorvente de líquidos. Estas qualidades e o facto da cortiça permitir trocas gasosas faz dela o melhor vedante para o engarrafamento e envelhecimento de vinhos, sendo o fabrico de rolhas a utilização industrial de maior valor. (…) Portugal produz e industrializa mais de 50% da cortiça mundial. Já no tempo de D. Dinis a cortiça figurava entre os produtos exportados para Inglaterra. A sua produção começou a expandir-se a partir do séc. XV. A indústria corticeira só começou a desenvolver-se no final do séc. XIX. Portugal é o primeiro produtor mundial de cortiça, que a exporta sobretudo depois de trabalhada.


«Joaquim Leal» in Facebook >> Acreditas que se fará justiça, tendo a quadrilha do BES metida ao barulho?

«José Paulino Ferreira» in Facebook >> Eu tenho a certeza que se fará justiça. Mas de conveniência para os arguidos. Sai tudo em liberdade ou com pequenas importâncias a pagar. O que para o BES é uma brincadeira, porque aumenta um euro de despesas de manutenção em cada conta num mês e está o caso arrumado. Se o estado bater com os pés, eles cobram quatro por mil de imposto de selo sobre esse aumento e o Estado fica todo contente. Excepto pessoas como nós.



Publicado por Tovi às 08:00
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Fernando Pimenta Medalha ...

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Se regarem os cravos este...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus