"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007
As Invasões Francesas (II)
No “ViriatoWeb” todos os assuntos são discutidos até ao mais ínfimo pormenor… Imaginem que comecei a falar das Invasões Francesas e da fuga da Casa Real para o Brasil, e já se escreve sobre o domínio colonial espanhol sobre Cuba, a ocupação americana da ilha e a revolução de Fidel.
«XôZé» ⇒ ...estão a esquecer que "anda meio mundo a gamar outro meio". E o que foi para o Brasil tinha sido gamado lá; na India e em África. Foi feito um pouco de Justiça!... - Lá está o amigo a puxar para o sentimentalismo...   Se continuas a prosa, garanto que choro.  
«Reboredo» ⇒ Então meus caros. A verdade histórica deixa os meus amigos  :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:  Quanto a chegarem atrasados meu caro Viriato! Chegaram ao mesmo tempo que os amerloques. Uns apoiaram uns para roubarem depois e os outros apoiaram outros com o mesmo objectivo. Os cubanos tiveram direito aos restos.
Quanto a Cuba: O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1º de janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha. Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar. No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos. No dia 1° de janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota o governo que governava o país. É a partir desse momento que Cuba obtêm sua total e definitiva independência em relação aos EUA.
«XôZé» ⇒ Não precisavas de berrar, poix não?... :cry: :cry: :cry:   Já agora explica-me lá essa soberania quando os amerlicanos continuam a ter em território cubano a base de Guantanamo, onde alojam em regime de APA, os gangsters das arábias. :mrgreen:
«Reboredo» ⇒ Meu caro XôZé, Guantanamo para os amerloques é assim como uma espécie de Olivensa, Saara Ocidental, Chechénia, Enclave de Cabinda e outros enclaves que o mundo conhece e que as resoluções da ONU e as armas não conseguem resolver. A Baia de Guantánamo fica localizada no sul da ilha de Cuba e tem cerca de 111,9 km² de área. A baía foi concedida aos Estados Unidos como estação naval em 1903, em troca do pagamento de 2000 dólares por ano. Da base de Guantánamo, existe uma dependência chamada Navassa, ilha desabitada com 5 km², situada entre a Jamaica e o Haiti. É na base naval americana da baía que se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e Iraque. Fidel Castro tentou em vão desfazer a concessão, e desde então, em sinal de protesto, nunca utilizou o pagamento do aluguel pago pelos EUA, que se mantém no mesmo valor até hoje. Ao redor da base encontra-se ainda o único campo minado do ocidente. A manutenção da base de Guantánamo não encontra amparo em nenhuma convenção internacional e, por isto, não há como fiscalizar o que acontece em seu interior. Os presos muitas vezes não possuem direito a advogados, visitas ou sequer a um julgamento. Existem denúncias de tortura. Os Estados Unidos não permitem que a ONU inspecione as condições da base e do tratamento recebido pelos prisioneiros. Tal situação tem requerido alguma atenção por parte dos mídia internacionais, uma vez que supostamente viola a convenção de Genebra e os direitos humanos.
«Viriato» ⇒ o que será um " mídia " ???  :roll: :roll: :roll: 
«zézen» ⇒ Faz como eu, diz que sabes. :P
«novato» ⇒ A aritmética, a geométrica ou a ponderada? ;fcp:
Dêem-me mais uns diazitos e também vou mandar os meus “bitaites”… É que não podemos esquecer que foi a Revolução Francesa que provocou o início do fim das monarquias absolutistas na Europa e a consequente alteração das políticas coloniais nas Américas.
«Viriato» ⇒ a troca de ideias é o principio de base de um fórum, isso e não a troca de insultos !   quanto à França foi pioneira em muita coisa, como por exemplo : as greves , as férias pagas, rádios livres na banda FM na Europa, etc. etc ....
«zézen»Salvo no "caixote do lixo" :roll: 


Publicado por Tovi às 19:02
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Reboredo a 24 de Novembro de 2007 às 23:46
«XôZé» ⇒ ...estão a esquecer que "anda meio mundo a gamar outro meio". E o que foi para o Brasil tinha sido gamado lá; na India e em África. Foi feito um pouco de Justiça!... - Lá está o amigo a puxar para o sentimentalismo...

Meu caro Tovi.

O seu a seu dono. Mais em baixo é feita Justiça:

"«Reboredo» ⇒ Meus caros, estão a esquecer que "anda meio mundo a gamar outro meio". E o que foi para o Brasil tinha sido gamado lá; na India e em África. Foi feito um pouco de Justiça!"

Um abraço,

Reboredo





De Tovi a 25 de Novembro de 2007 às 09:22
Tens razão, meu caro amigo «Reboredo»... Embora tenho colocado o teu texto em itálico, a verdade é que dá a impressão que foi dito pelo mouro do «XôZé»... Vou ter mais cuidado no futuro.
Um grande abraço e continua a visitar o meu blog... Não irás encontar muitas novidades, até porque "isto" não é mais que um arquivo de tudo o que vou escrevendo pela NET. Como alguém dizia: "Para memória futura".


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Boavista 2 - 3 Casa Pia

Cá em casa sempre houve c...

Desagregação de Freguesia...

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus