"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 9 de Junho de 2010
Fonte do Nico Branco 2009

Foi este o primeiro bag-in-box a entrar cá em casa – Fonte do Nico Branco 2009 – um Vinho Regional Península de Setúbal feito pela Cooperativa Agrícola de St. Isidro de Pegões com as castas Fernão Pires (na Bairrada conhecida como Maria Gomes) e Moscatel, cultivadas no clima mediterrânico e nos solos arenosos da zona de influência desta cooperativa. Comprei esta embalagem de 3 litros (selo da CVRPS: FB-01388345) no supermercado Continente de Matosinhos por 5,58€ o que faz deste branco um vinho de qualidade a bom preço.

Notas de prova: Sobressai no aroma a casta Moscatel, mas o conjunto é elegante; Um branco fino, com boa acidez e frescura; Um bom vinho.


«José Eduardo Regalado» in Facebook >> Ó Tovi explica-me por favor: como é que suportas essas embalagens de vinho e não suportas as garrafas que não têm rolha de cortiça? Não há por aí uma contradição?

«David Ribeiro» in Facebook >> Eu não sou um grande adepto do bag-in-box... estou a fazer algumas experiências, porque o sistema de vácuo em que o vinho está neste tipo de embalagem me parece melhor que vidro com vedante sintético... mas é como te digo, ainda não tenho uma opinião perfeitamente formada.

«José Paulino Ferreira» in Facebook >> Caro David, em primeiro lugar, desejo-te um bom 10 de Junho paa ti e a tua família, celebrado com um bom vinho e uma deliciosa refeição. Sobre o assunto das embalagens de vácuo, concordo que conservam o vinho com melhor qualidade do que as garrafas vedadas com rolhas plásticas, de borracha, de aglomerados de cortiça, ou rolhas de muito má qualidade... Uma boa rolha é cara e há tendência para usar a borracha, especialmente no Chile e California. Vinho com rolha de borracha não presta. Infelizmente em Portugal, optaram por usar os pacotes tipo leite ou as bolsas de alumínio e plástico em box para os vinhos mais baratos o que acabou por criar a ideia de que qualquer vinho numa box é mau. Resultado, queimaram à partida uma boa ideia para embalar de forma mais barata e com qualidade de conservação, o que consequentemente, poupando na embalagem, permitiria melhores preços para bons vinhos e uma forma de embalagem mais ecolócgica por se desmontar e ser mais fácil de reciclar. Claro que vinhos nobres daqueles que eu gosto mas a minha carteira odeia pagar, merecem uma rolha de alta qualidade, mas essas rolhas já são cada vez mais raras.


«mlpaiva» in RevistaDeVinhos >> Acho que é um sector de mercado muito mal explorado. Não há, em meu entender, ainda uma adesão forte porque os produtores têm receio de colocar vinhos de qualidade superior à média - a essa média (acho que dá para entender o que quero dizer), nesse formato. Claro que em franjas largas da restauração, a qualidade habitual é perfeita para o vinho a copo ou ao jarro (com a inerente e imprescindível maaaaargem). Mas para consumo caseiro de muitos "apreciadores exigentes", comme on dit, a oferta é muito limitada. Pelo que a cena de beber 1/4 ou 1/3 de garrafa por refeição, arrolhar, guardar, oxidar, etc... continua a ser cansativa... e cara... PS: E a mulher a dizer que o que mais a irrita é ter que deitar garrafas para o lixo todos os dias. Claro que um caixote bem dobrado, e só de vez em quando, não dá tanto nas vistas...

«Tovi» in RevistaDeVinhos >> Mas a minha mulher ralha-me por lhe ocupar muito espaço no frigorífico.

«mlpaiva» in RevistaDeVinhos >> Olha lá, se o teu BIB tivesse 534 litros, também o guardavas no frigorífico?

«Tovi» in RevistaDeVinhos >> Lá estás tu com os mesmos argumentos que ela...

«mlpaiva» in RevistaDeVinhos >> Em minha casa, tenho um frigorífico só para as bebidas. Ninguém chateia ninguém... excepto quando... põem bebidas no outro... ou se esquecem de repor o stock...

«Tovi» in RevistaDeVinhos >> Já pensei comprar um frigobar... mas a minha mulher disse logo: "Não me digas que o vais colocar debaixo da cama".

«mlpaiva» in RevistaDeVinhos >> Poix! É um contratempo habitual para quem gosta de morar em cidades...



Publicado por Tovi às 08:00
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Cá em casa sempre houve c...

Desagregação de Freguesia...

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus