"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 8 de Março de 2011
Entrudo

Chamem-me o que vocês quiserem, mas eu não gosto do Carnaval Brasileiro nem daqueles que o tentam imitar. Para mim o Entrudo (folguedo alegre em uso desde o século XVI e que os portugueses levaram para o Brasil) mais genuíno e verdadeiro para a cultura portuguesa é o que tem lugar nas aldeias de Lazarim (concelho de Lamego, em pleno Douro Sul) ou de Podence (freguesia de Macedo de Cavaleiros) onde rituais expurgatórios pretendem purificar-nos e expurgar-nos dos males sociais, moléstias, maus presságios e augúrios nas pessoas e nas comunidades. Por isso é que ainda hoje se mantêm os rituais de destruição pelo fogo de figuras alusivas ao passado (tudo o que é velho), o julgamento e queima do Entrudo, do Velho e de outras figuras míticas, em cerimónias públicas, em que os mascarados infligem às mulheres que se atrevem a sair à rua nesses dias as frenéticas “chocalhadas” e correrias, a crítica social expressa na encenação dos “casamentos” burlescos e ridicularizantes dos jovens “casadoiros”… E isto tudo quer-nos dizer que o Inverno está a acabar e que vem aí a Primavera.


«Joaquim Leal» in Facebook >> Partilho da mesma opinião. O Carnaval que tenho aqui à porta é uma imitação "rasca" do brasileiro tal como outros do género que se fazem por Ovar, Torres Novas, Mealhada, etc & tal.

«Zé Regaldo» in Facebook >> Mas o que é que o JL sabe dos outros carnavais, nomeadamente do de Ovar? Para o caso de não saberes, em Ovar há 20 grupos de carnaval e 4 escolas de samba, essas sim imitadoras do que se passa do lado de lá do Atlântico. Dos grupos de carnaval temos os ditos carnavalescos e os de passerele. Ora num percurso em que apenas 20% dos grupos são de inspiração brasileira, dizer-se que é imitação rasca do brasileiro é uma afirmação precipitada.

«Zé Regalado» in Facebook >> Apenas uma correcção relativamente à percentagem antes apresentada. Não são 20% mas sim 16,66%.

«Joaquim Leal» in Facebook >> Já calculava que viesses com o teu bairrismo... eh eh eh

«Zé Regalado» in Facebook >> Não se trata de bairrismo nenhum, provavelmente nem irei ver o carnaval este ano. Apenas a tentativa de corrigir algumas afirmações que não correspondem à realidade. Como provei, os números falam por si. Mas se nós sucumbimos aos brasileiros no acordo ortográfico, não me surpreende que sucumbamos noutras áreas. E esta nem é das mais graves.



Publicado por Tovi às 08:11
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Quem nunca viveu uma situ...

A enorme dívida da Ucrâni...

Porto 4 - 0 Boavista

Queda de avião no Cazaqui...

Café Majestic... o esplen...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus