"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 8 de Março de 2011
Entrudo

Chamem-me o que vocês quiserem, mas eu não gosto do Carnaval Brasileiro nem daqueles que o tentam imitar. Para mim o Entrudo (folguedo alegre em uso desde o século XVI e que os portugueses levaram para o Brasil) mais genuíno e verdadeiro para a cultura portuguesa é o que tem lugar nas aldeias de Lazarim (concelho de Lamego, em pleno Douro Sul) ou de Podence (freguesia de Macedo de Cavaleiros) onde rituais expurgatórios pretendem purificar-nos e expurgar-nos dos males sociais, moléstias, maus presságios e augúrios nas pessoas e nas comunidades. Por isso é que ainda hoje se mantêm os rituais de destruição pelo fogo de figuras alusivas ao passado (tudo o que é velho), o julgamento e queima do Entrudo, do Velho e de outras figuras míticas, em cerimónias públicas, em que os mascarados infligem às mulheres que se atrevem a sair à rua nesses dias as frenéticas “chocalhadas” e correrias, a crítica social expressa na encenação dos “casamentos” burlescos e ridicularizantes dos jovens “casadoiros”… E isto tudo quer-nos dizer que o Inverno está a acabar e que vem aí a Primavera.


«Joaquim Leal» in Facebook >> Partilho da mesma opinião. O Carnaval que tenho aqui à porta é uma imitação "rasca" do brasileiro tal como outros do género que se fazem por Ovar, Torres Novas, Mealhada, etc & tal.

«Zé Regaldo» in Facebook >> Mas o que é que o JL sabe dos outros carnavais, nomeadamente do de Ovar? Para o caso de não saberes, em Ovar há 20 grupos de carnaval e 4 escolas de samba, essas sim imitadoras do que se passa do lado de lá do Atlântico. Dos grupos de carnaval temos os ditos carnavalescos e os de passerele. Ora num percurso em que apenas 20% dos grupos são de inspiração brasileira, dizer-se que é imitação rasca do brasileiro é uma afirmação precipitada.

«Zé Regalado» in Facebook >> Apenas uma correcção relativamente à percentagem antes apresentada. Não são 20% mas sim 16,66%.

«Joaquim Leal» in Facebook >> Já calculava que viesses com o teu bairrismo... eh eh eh

«Zé Regalado» in Facebook >> Não se trata de bairrismo nenhum, provavelmente nem irei ver o carnaval este ano. Apenas a tentativa de corrigir algumas afirmações que não correspondem à realidade. Como provei, os números falam por si. Mas se nós sucumbimos aos brasileiros no acordo ortográfico, não me surpreende que sucumbamos noutras áreas. E esta nem é das mais graves.



Publicado por Tovi às 08:11
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



31


Posts recentes

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Se regarem os cravos este...

Cubanos nas ruas a exigir...

Medalhas Municipais de Ho...

Já tenho as duas doses da...

Itália vence o Euro 2020

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus