"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quinta-feira, 3 de Novembro de 2011
A Deusa Mãe

O mais perfeito simbolo da matéria é aquela  que nos gerou e que nos deu ao Mundo, aquela que todas as religiões e/ou crenças personificam como a Natureza, a Deusa Mãe, ou a Grande Mãe.

{#emotions_dlg.star} Deusas sumérias, mesopotâmicas e gregas - Tiamat na mitologia suméria, Ishtar (Inanna) e Ninsuna na Mitologia caldeia, Asherah em Canaã, Astarté na Síria e Afrodite na Grécia.

{#emotions_dlg.star} Deusas celtas - A deusa Anann, às vezes conhecida como Dana, é a deusa mãe dos irlandeses, a mais favorecida em toda a geração de deuses do “povo de Danu”.

{#emotions_dlg.star} Deusas nórdicas – Na Idade do Bronze Nórdica os povos germânicos adoravam uma deusa que mais tarde foi conhecida como Nerthus na mitologia germânica e cujo culto persistiu em Freya na mitologia nórdica. Sua equivalente na Escandinàvia era a deidade masculina Njörðr.

{#emotions_dlg.star} Deusas gregas - Nas culturas do Egeu, Anatólia e no antigo Oriente Próximo, uma deusa mãe foi venerada com as formas de Cibeles (adorada em Roma como Magna Mater, a “Grande Mãe”), de Gea e de Rea.

{#emotions_dlg.star} Deusas romanas – Vênus era a figura de deusa mãe, a mãe do povo romano. Magna Dea é a expressão latina para “Grande Deusa”, e pode aludir a qualquer deusa principal adorada durante o Império Romano.

{#emotions_dlg.star} Deusas mães turcas siberianas - Umai, também conhecida como Ymai o Mai, é a deusa mãe dos turcos siberianos. É representada com sessenta tranças douradas, que parecem raios de sol.

{#emotions_dlg.star} Conceitos de deusas mãe no hinduísmo - O Rig Veda (O Livro dos Hinos, é o Primeiro Veda e o mais importante, pois todos os outros derivaram dele) chama o poder divino feminino de Mahimataum, termo que significa literalmente “mãe terra”.

{#emotions_dlg.star} Shaktismo - Para o shaktismo, uma forma de hinduismo fortemente relacionada com as filosofias hindus de Vedanta, a Samkhya e o Tantra, Shaktí denota uma energia, que sustenta a mulher como parceira, a qual é cultuada como deusa viva.

{#emotions_dlg.star} Conceitos de deusas mães no cristianismo - Muitos cristãos vêem Maria (a Theotokos, que significa “Mãe de Deus”) como uma “mãe espiritual”, já que ela preenche não apenas um papel maternal como é freqüentemente vista como uma força protetora e intercessora divina pela humanidade.

{#emotions_dlg.star} Os Gnósticos – Na filosofia Gnóstica Maria Mãe de Jesus é considerada a entidade feminina do início da criação do universo:  “…O Sagrado disse a ele: Eu quero que tu saibas que o Primeiro Homem é chamado O Criador (ou O que foi Gerado), Mente Auto-Aperfeiçoada. Ele refletia com a Grande Sophia, sua consorte, e revelou a primeira-criatura, filho andrógino. Seu nome masculino é designado Primeiro-Gerado, Filho de Deus, seu nome feminino: Primeira-Gerada, Sophia, Mãe do Universo, alguns a chamam de Amor.”

{#emotions_dlg.star} Wicca – Para esta religião é de uma força superior, a Grande Divindade, de onde tudo veio. Essa força superior é adorada sob a forma de duas divindades básicas: A Grande Mãe e O Grande Pai. A Deusa Mãe é a geratriz de Todo o Universo e de tudo o que ele contém, daí a frase: “Tudo vem da Deusa e tudo para ela retorna”.


«Rogério Silvestre» in Facebook >> Isso vez-me recordar algo esquecido, em mim, os Homens criam a nova Humanidade, mas só Deus pode por a Alma.



Publicado por Tovi às 20:10
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Quem é que vai a ministro...

Eleições na Rússia

Sporting 6 - 1 Boavista

Abril pelas Direitas... f...

Vai ser assim na Assemble...

Freguesia mais abastada v...

João Tagarela... quem não...

Corte de árvores pela Inf...

O dia seguinte à vitória ...

L e g i s l a t i v a s 2...

Boavista 1 - 0 Moreirense

Esmiuçando a campanha par...

Sondagens da Duplimétrica...

Eleições para os Órgãos S...

Mais um imbróglio no conf...

Famalicão 1 - 1 Boavista

Pobre povo ucraniano...

Sondagens após a formação...

A Transnístria é um "barr...

Café com Cheirinho... par...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus