Em Junho de 2009, num texto intitulado “Navegação fluvial em Portugal – O aproveitamento dos principais rios” publicado na Revista da Marinha, podia-se ler que o Livro Branco da Política Europeia de Transportes propunha a criação de um complexo logístico no Pocinho (a 180 km do Porto) para promover a intermodalidade, o transporte fluvial e a revitalização do caminho-de-ferro. Não há dúvida que é necessário intensificar a actividade de transporte de mercadorias em toda a extensão da via navegável do Douro, pois o transporte fluvial representa uma grande economia em termos energéticos e os avultados investimentos já realizados no Douro justificam um aproveitamento de todas as valências que o rio oferece como via de transporte.
E pergunto eu: O que é que já foi feito e o que é que está projectado fazer nesta matéria?... Alguém me sabe dizer?
«António Campos Leal» in Facebook >> Podia ler-se em 2009. Eu acho que quem manda não lê a ponta de um corno. Ainda eu andava pelo "O Diário" e eram várias as teses sobre o rio e o caminho de ferro. E no nosso caso, a importância do Rio Douro e a opção ferroviária. Eu acho que por cá andam muita gente a emperrar o desenvolvimento, a que uma certa falta de lideres a Norte torna as coisas ainda mais medíocres.
«Antóno Alves» in Facebook >> [No mural do Movimento Partido do Norte] - A APDL estabeleceu um protocolo com a Zaldesa (Salamanca) para presença recíproca nas suas plataformas logísticas. Compreende-se pouco que a Linha do Douro e a navegabilidade do Rio não entrem na equação. Uma plataforma logística no Pocinho permitiria que as mercadorias de toda a Castela e Leão interiores pudessem aceder ao mar de um modo fácil via caminho-de-ferro. Bastavam 150 km para que um comboio vindo do Porto seco de Salamanca pudesse passar a sua carga para um navio flúvio-marítimo que navegaria directamente para Inglaterra, França (Le Havre) e interior da Alemanha via Reno servindo centros como a bacia do Ruhr, Colónia e Dusseldorf. O Douro é um dos nossos maiores recursos. É urgente a reabertura da ligação internacional pela Linha do Douro.
«David Ribeiro» in Facebook >> Segundo li num texto publicado no site do "Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) - Delegação do Norte e Douro", custa tanto transportar 1.500 toneladas de granito de Pedras Salgadas para Leixões por rodovia como colocá-las em Roterdão utilizando o Douro, com a vantagem de ser dez vezes menos poluente.
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