"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 5 de Fevereiro de 2012
Complexo logístico no Pocinho

Em Junho de 2009, num texto intitulado “Navegação fluvial em Portugal – O aproveitamento dos principais rios” publicado na Revista da Marinha, podia-se ler que o Livro Branco da Política Europeia de Transportes propunha a criação de um complexo logístico no Pocinho (a 180 km do Porto) para promover a intermodalidade, o transporte fluvial e a revitalização do caminho-de-ferro. Não há dúvida que é necessário intensificar a actividade de transporte de mercadorias em toda a extensão da via navegável do Douro, pois o transporte fluvial representa uma grande economia em termos energéticos e os avultados investimentos já realizados no Douro justificam um aproveitamento de todas as valências que o rio oferece como via de transporte.

E pergunto eu: O que é que já foi feito e o que é que está projectado fazer nesta matéria?... Alguém me sabe dizer?


«António Campos Leal» in Facebook >> Podia ler-se em 2009. Eu acho que quem manda não lê a ponta de um corno. Ainda eu andava pelo "O Diário" e eram várias as teses sobre o rio e o caminho de ferro. E no nosso caso, a importância do Rio Douro e a opção ferroviária. Eu acho que por cá andam muita gente a emperrar o desenvolvimento, a que uma certa falta de lideres a Norte torna as coisas ainda mais medíocres.


«Antóno Alves» in Facebook >> [No mural do Movimento Partido do Norte] - A APDL estabeleceu um protocolo com a Zaldesa (Salamanca) para presença recíproca nas suas plataformas logísticas. Compreende-se pouco que a Linha do Douro e a navegabilidade do Rio não entrem na equação. Uma plataforma logística no Pocinho permitiria que as mercadorias de toda a Castela e Leão interiores pudessem aceder ao mar de um modo fácil via caminho-de-ferro. Bastavam 150 km para que um comboio vindo do Porto seco de Salamanca pudesse passar a sua carga para um navio flúvio-marítimo que navegaria directamente para Inglaterra, França (Le Havre) e interior da Alemanha via Reno servindo centros como a bacia do Ruhr, Colónia e Dusseldorf. O Douro é um dos nossos maiores recursos. É urgente a reabertura da ligação internacional pela Linha do Douro.

«David Ribeiro» in Facebook >> Segundo li num texto publicado no site do "Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) - Delegação do Norte e Douro", custa tanto transportar 1.500 toneladas de granito de Pedras Salgadas para Leixões por rodovia como colocá-las em Roterdão utilizando o Douro, com a vantagem de ser dez vezes menos poluente.



Publicado por Tovi às 10:17
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Rafeiro do Alentejo... um...

Sondagens da Intercampus ...

Presidente da Coreia do S...

As últimas da Guerra na U...

Já é Natal no Porto

Nacional 0 - 0 Boavista

Porto, o nosso Movimento....

Vergonhosa a atitude do C...

Santana Lopes e as Presid...

"Macaco" irá a julgamento...

Paulo Rangel na CNN Portu...

25 de Novembro de 1975......

A Favorita do Bolhão

Os dias seguintes à "apre...

O que mais nos irá aconte...

A Guerra dos Mísseis... e...

Galeria Fernando Santos.....

Aos mil dias de guerra na...

Donald Trump... what else...

Crise na Canicultura ou s...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus