"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 28 de Abril de 2012
Solar da Corujeira - Vinhais

Estou em Vinhais, principescamente instalado no maravilhoso Solar da Corujeira, um edifício barroco de dois andares e dotado de capela privada, que é pertença da família Morais Sarmento e Campilho. Hoje e amanhã vou estar presente nos concursos caninos das raças Cão de Gado Transmontano e Podengos que vão ter lugar em Bragança e na aldeia de Moimenta.

{#emotions_dlg.star} Nota Histórico-Artística do edifício (IGESPAR): É um solar de proporções modestas e, apesar da estreita via em que se implanta, detém acentuado impacto cenográfico e urbanístico, na medida em que a fachada principal se desenvolve em aparatosa frontaria de prolongamento longitudinal. O acesso ao interior é feito por porta axial de verga recta, ladeada por seis janelas rectangulares, três de cada lado. De mais luxuoso acabamento é o andar nobre, marcado por sete portas rectas, abertas em posição axial sobre os vãos do piso inferior e protegidas por gradeamento de ferro, numa continuidade simétrica digna de nota. O alçado termina em frontão axial que dota o conjunto de relativa verticalidade. Em data posterior, foi acrescentado um terceiro andar ao conjunto, marcado por seis janelas, que mantêm os eixos verticais de simetria, mas cuja feição quadrangular contraria a disposição rectangular dos vãos inferiores. Do lado Sul destaca-se a varanda típica transmontana, de estrutura em madeira. A capela é dedicada a Nossa Senhora da Oliveira e ostenta aparatosa fachada de três andares, na origem elevando-se o coroamento acima da frontaria do próprio solar. O templo exibe um vocabulário rococó qualitativamente relevante em termos regionais, com portal inscrito em moldura recortada, a que se sobrepõe amplo janelão lobulado. A empena é em vertical frontão contracurvado e interrompido, com nicho no tímpano para a imagem do orago.


«Vitor M A Sarmento» in Facebook >> Excelente edificio David.

«Zé Regalado» in Facebook >> Boa foto, Tovi

«David Ribeiro» in Facebook >> Esta foto do Solar da Corujeira não fui eu que a fiz. Encontrei-a na NET e não sei quem é o autor.

«Zé Regalado» in Facebook >> Tovi, o autor da foto chama-se Hugo Pegado.

«David Ribeiro» in Facebook >> Já agora, como é que conseguiste descobrir?... Eu "roubei" a foto ao IGESPAR.

«Zé Regalado» in Facebook >> Tovi, são muitos anos a virar frangos. Não é que mereças, (...) mas como és bom rapaz eu vou-te ensinar: Vais ao Google, pões o nome do monumento e esperas a ver o que sai. Depois escolhes esta opção: http://www.panoramio.com/photo/20975368 e vais ver o que acontece. Fácil, não é?



Publicado por Tovi às 07:30
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Janeiro 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Cá em casa sempre houve c...

Desagregação de Freguesia...

O que mais irá acontecer ...

Sauditas interessados em ...

Sondagem da Pitagórica...

O que se diz quando falta...

A propósito de raças, etn...

Um novo "Tratado de Torde...

"Pretty Woman" com Richar...

A Ucrânia não é o centro ...

Há qualquer coisa em tudo...

Carlos Brandão suspeito d...

O estado para que caminha...

A Helena Ferro de Gouveia...

Conflito Rússia-Ucrânia -...

Boavista 1 - 3 Arouca

Aviso às minhas queridas ...

O gás natural... na guerr...

Bom dia... e Bom Ano 2025

Bom Ano para todos, mas.....

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus