"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 26 de Agosto de 2012
Mulher morta por cão de raça perigosa

"Animal, raçado de leão da rodésia e pitbull" - Já era tempo de se punir exemplarmente quem "cria" cães sem consciência do que está a fazer.

{#emotions_dlg.meeting} [JN] - Um cão de raça perigosa atacou e matou, esta sexta-feira à noite, uma mulher de 46 anos, na Rua do Sul, em Matosinhos. O animal, raçado de leão da rodésia e pitbull, abocanhou o pescoço da vítima, depois desta ter-lhe negado um pão que tinha na mão. Cristina Afonso estava desempregada e vivia com a mãe acamada e o filho de 20 anos (que era o proprietário do cão) na casa n.º 44 daquela rua. O ataque do cão, com pouco mais de um ano de idade e chamado Ibiza, terá atingido a artéria carótida e teve morte imediata. (...) "Quando eu cheguei, ela já estava morta", conta a filha da vítima, à porta da casa onde ocorreu a tragédia: "Sei que ela estava a sair do quarto da minha avó e vinha a comer um pão. O cão fez-se ao pão, a minha mãe fez-lhe frente e ele atacou-a". (...) "O cão tinha o vício de rosnar, mas obedecia muito bem a mim e ao meu irmão. Também não fazia mal à minha avó, mas não obedecia à minha mãe", lembra.


«Fernando Duarte» in Facebook >> o problema não é o cão, é o dono, espero que o dono desse cão já esteja atrás das grades.  recordas-te a conversa que tivemos há poucos dias, justamente sobre cães perigosos ou potencialmente perigosos, e sobre o facto de um cão "Serra da Estrela" ser considerado "potencialmente perigoso" No Decreto-Lei n.º 315/2009 o legislador prevê, no artigo 3° alínea c),  que certos cães, pelas suas características, possam ser considerados potencialmente perigosos, e como medida cautelar obriga os seus donos a tomar as mesmas medidas de segurança que existem para os cães perigosos, ou seja : Vedações com, pelo menos, 2 m de altura em material resistente, que separem o alojamento destes animais da via ou espaços públicos ou de habitações vizinhas; Seguro de responsabilidade civil de acordo com a legislação; e são obrigados a ter microchip desde 1 Julho de 2004. Decreto-Lei n° 313/2003, de 17 de Dezembro. """c) «Animal potencialmente perigoso» qualquer animal que, devido às características da espécie, ao comportamento agressivo, ao tamanho ou à potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais """

«Fernando Gomes» in Facebook >> Pela alínea c), todos são potencialmente perigosos!

«Fernando Duarte» in Facebook >> não é bem assim, a alínea c) fala de do comportamento agressivo, do tamanho ou da potência de mandíbula ou mesmo do comportamento agressivo e que isso possa causar lesão a pessoas...

«Fernando Gomes» in Facebook >> Qualquer cão tem potencia de mandíbula suficiente para esmagar uma carótida. mesmo um chihuahua! Mas eu não me importo que as pessoas seja mortas pelos cães porque ainda há dias vi, em direto na televisão, um conjunto de parvalhões convencidos que têm sangue azul, a divertirem-se a torturar um touro numa arena fechada onde o pobre não pode escapar. Que os cães vinguem os touros!!!

«João Garcês» in Facebook >> O problema aqui não são os cães, mas sim os humanos. Quem legislou não percebe nada disto, é um pacóvio de secretária que deve ter um medo danado de cães. Um cão age como um cão, comporta-se como um cão, e nada mais... O Homem ainda não se sabe comportar como um Homem, é demasiado complicado. No dia em que isso acontecer os problemas ficam resolvidos. A Vereadora da Câmara do Porto parece ser uma senhora que percebe do assunto dadas as declarações dela. Aquilo era um ambiente demasiado explosivo e demasiado pequeno e o cão não saía de casa, pelo que ao animal teve que conquistar o seu lugar. Um cão age como um cão e nada mais... não se empola a questão para abafar outras....

«Zé Zen» in Facebook >> Uma pequenissima precisão para os que eventualmente possam desconhecer: O" leão da Rodésia", é uma raça de cão tão pacifico como qualquer Rafeiro alentejano ou cão de fila português. Tive um "Bouvier Bernois" extremamente meigo que, um dia perante um gesto infeliz de um amigo meu (forte palmada nas minhas costas), o cão quase o abocanhou pelo pescoço. Se eu não o tivesse mandado parar, provavelmente o meu amigo estaria a bater tijolo.

«Fernando Gomes» in Facebook >> Voltando ao primeiro post do David Ribeiro (somos todos gente dos cães), não em parece fácil punir quem faz estes cruzamentos inter rácicos despropositados mas, por outro lado, parece-me relativamente fácil educar os adquirentes deste tipo de cães. Quem quer um cão "cruzado" de Pitbull, está claramente a pedir sarilhos e acabará sempre por tê-los por mais voltas que queiram dar. Educar as pessoas para educarem os cães e serem criteriosas na escolha das raças não é tão difícil assim.

«João Garcês» in Facebook >> Zé Zen Um Bouvier meigo? ...somente a aparência... é o cão de guarda de excelência dos Suícos. Tem sangue de Mastim. Eu tenho um Leão da Rodésia cruzado com Cadela D'Água e de meigo não tem nada. Eu para ele sou o máximo, e para os meus filhos também. Agora para estranhos, pessoas com gestos infelizes, e outros cães não, mas eu sou responsável.  Fernando - os cruzamentos acontecem por acaso; têm  surgido por exemplo bastantes Serras da Estrela com Pastor Alemão. São cães mais bonitos, mais inteligentes, mais versáteis, mas de facto mais agressivos, mas esses cruzamentos são feitos ao acaso, mas mesmo que não sejam... qual o problema? é bom para a canicultura... existe maior variabilidade. Os animais nunca podem ser responsabilizados, porque se assim fossem,  ou seja, se incorressem no crime de responsabilidade civil tb eram obrigados a pagar impostos e a ter direitos e obrigações constitucionais, não é assim... então terão de ser sempre os Humanos a serem responsabilizados. Criem legislação adequada. Agora bater no que não se pode defender e condenar o inocente isso não... é fácil punir o cão e pronto... e já agora... o que vão fazer às alforrecas da Caparica? elas são acusadas de queimar uma criança e do fecho de três praias... isso é grave... isto é rídiculo.



Publicado por Tovi às 08:33
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De cães para dar a 27 de Fevereiro de 2014 às 10:16
qualquer animal grande é potencialmente perigoso, agora se ainda a isso se juntar caracteristicas de ataque, é claro que ainda é mais


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Pichardo é Medalha de Our...

Ernesto Santos recandidat...

Fernando Pimenta Medalha ...

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus