A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) realizou hoje na Escola Secundária Alexandre Herculano (antigo Liceu Alexandre Herculano) uma tertúlia dedicada ao Arquitecto Marques da Silva, autor do projecto deste estabelecimento de ensino da cidade do Porto considerado Monumento de Interesse Público e cujo estado de conservação é crítico.
Neste evento, integrado nas Jornadas Europeias Património 2012, foram oradores: Professor António Cardoso da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Arquitecto Rui Ramos da Fundação do Instituto Marques da Silva e Arquitecto Alexandre Alves Costa do “Atelier 15”.
Alguns apontamentos do que por lá se disse:
Prof. António Cardoso – Falou-nos da importância de Marques da Silva no património material e imaterial da arquitectura do Porto nos finais do século XIX e princípios do século XX. Marques da Silva era filho de um marmorista e daí a importância que dava ao cinzel, como se pode constatar em toda a sua obra. Quando Marques da Silva vem de Paris trás debaixo do braço o projecto de uma estação central de caminhos-de-ferro para ser construída no centro da cidade, o que para a época era uma inovação em termos urbanísticos portugueses, e assim nasceu a Estação de São Bento. Também foi da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts que trouxe a ideia da construção de edifícios escolares de certa envergadura, como é o caso do Liceu Alexandre Herculano.
Arq. Rui Ramos – O facto de Marques da Silva ter decidido ir estudar arquitectura para Paris foi importante para o seu futuro, não só como artista mas também como técnico de construção. A filosofia de Marques da Silva ao regressar ao Porto foi de transformar a cidade, começando por demolir um convento e construir nesse lugar uma estação de comboios. Marques da Silva achava um absurdo que uma cidade fosse unicamente um conjunto de monumentos. Para ele era mais importante uma visão cosmopolita para as grandes cidades. Foi o arquitecto mais racionalista da cidade do Porto no século XX. Quem quiser conhecer o espólio da Marques da Silva pode visitar a Fundação, na Praça Marquês de Pombal, nº30-44, na cidade do Porto.
Arq. Alexandre Alves Costa – Ainda não se sabe o que vai acontecer à necessidade urgente de recuperação do edifício do Liceu Alexandre Herculano, projectado por Marques da Silva. O edifício está arruinado, tendo em conta que é Monumento de Interesse Público. O Liceu Alexandre Herculano foi construído de 1914 a 1931, seguindo a topologia dos liceus franceses da época: Salas de aula espaçosas, corredores largos, pátios de recreio abertos e cobertos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, capela, equipamentos desportivos incluindo piscina e pavilhão polidesportivo, áreas administrativas e residência do Reitor.
«António Henrique Teixeira» in Facebook >> Tive aqui dois momentos fantásticos. Primeiro, como aluno e mais tarde como professor. Que saudades.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)