"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 29 de Setembro de 2012
Arq. Marques da Silva - Liceu Alexandre Herculano

A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) realizou hoje na Escola Secundária Alexandre Herculano (antigo Liceu Alexandre Herculano) uma tertúlia dedicada ao Arquitecto Marques da Silva, autor do projecto deste estabelecimento de ensino da cidade do Porto considerado Monumento de Interesse Público e cujo estado de conservação é crítico.

Neste evento, integrado nas Jornadas Europeias Património 2012, foram oradores: Professor António Cardoso da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Arquitecto Rui Ramos da Fundação do Instituto Marques da Silva e Arquitecto Alexandre Alves Costa do “Atelier 15”.

Alguns apontamentos do que por lá se disse:

Prof. António Cardoso – Falou-nos da importância de Marques da Silva no património material e imaterial da arquitectura do Porto nos finais do século XIX e princípios do século XX. Marques da Silva era filho de um marmorista e daí a importância que dava ao cinzel, como se pode constatar em toda a sua obra. Quando Marques da Silva vem de Paris trás debaixo do braço o projecto de uma estação central de caminhos-de-ferro para ser construída no centro da cidade, o que para a época era uma inovação em termos urbanísticos portugueses, e assim nasceu a Estação de São Bento. Também foi da École Nationale et Spéciale des Beaux-Arts que trouxe a ideia da construção de edifícios escolares de certa envergadura, como é o caso do Liceu Alexandre Herculano.

Arq. Rui Ramos – O facto de Marques da Silva ter decidido ir estudar arquitectura para Paris foi importante para o seu futuro, não só como artista mas também como técnico de construção. A filosofia de Marques da Silva ao regressar ao Porto foi de transformar a cidade, começando por demolir um convento e construir nesse lugar uma estação de comboios. Marques da Silva achava um absurdo que uma cidade fosse unicamente um conjunto de monumentos. Para ele era mais importante uma visão cosmopolita para as grandes cidades. Foi o arquitecto mais racionalista da cidade do Porto no século XX. Quem quiser conhecer o espólio da Marques da Silva pode visitar a Fundação, na Praça Marquês de Pombal, nº30-44, na cidade do Porto.

Arq. Alexandre Alves Costa – Ainda não se sabe o que vai acontecer à necessidade urgente de recuperação do edifício do Liceu Alexandre Herculano, projectado por Marques da Silva. O edifício está arruinado, tendo em conta que é Monumento de Interesse Público. O Liceu Alexandre Herculano foi construído de 1914 a 1931, seguindo a topologia dos liceus franceses da época: Salas de aula espaçosas, corredores largos, pátios de recreio abertos e cobertos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, capela, equipamentos desportivos incluindo piscina e pavilhão polidesportivo, áreas administrativas e residência do Reitor.


«António Henrique Teixeira» in Facebook >> Tive aqui dois momentos fantásticos. Primeiro, como aluno e mais tarde como professor. Que saudades.



Publicado por Tovi às 19:23
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Se regarem os cravos este...

Cubanos nas ruas a exigir...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus