"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 16 de Fevereiro de 2008
Vinhos Portugueses no Estrangeiro

Um Minhoto meu amigo que se encontra há vários anos na diáspora, deu-me a conhecer uma interessante garrafeira na cidade de Bruxelas – Alambique – cujo proprietário é “um Aveirense com muito orgulho na sua terra”, “um teimoso defensor em terras estrangeiras do que é nosso”, como ele próprio se intitula.
E nestes últimos tempos temos vindo a trocar opiniões sobre o fascinante mundo do vinho, com especial relevo para a temática dos Vinhos Portugueses no Estrangeiro.


Alambique escreveu: (…) Sou o proprietário da garrafeira Alambique, uma casa que (…) teimosamente promove as castas nacionais num mercado onde a mundialização vai ditando as regras do consumo.

Tovi escreveu: (…) bem-haja por “teimosamente promover as castas nacionais num mercado onde a mundialização vai ditando as regras de consumo”. Pelo nosso Portugal também já tropeçamos em vinhos do Novo Mundo e ainda por cima, a maior parte das vezes, sem qualidade nenhuma.

Alambique escreveu: (…) Quanto a esses "tropeções" em vinhos do novo mundo, há que ser optimista. Só assim podemos comprovar que, de facto, os nossos vinhos são bem melhores do que se poderá pensar. No meio desta diversidade sem grande interesse está o nosso maior trunfo... Oportunamente partilharei consigo alguns desabafos de um "teimoso" defensor do que é nosso, em terras estrangeiras. Acredite que é por vezes difícil lidar com a falta de visão de alguns dos nossos produtores.

Tovi  escreveu: Fico a aguardar os seus desabafos… Também eu sou um defensor do que é nosso, principalmente do que é do Douro, onde não nasci, mas onde passei grande parte das “férias grandes” da minha juventude. Um dos tios do meu pai era caseiro numa Quinta do Douro e foi aí que aprendi a amar o vinho. Tempos difíceis aqueles (…)

Alambique escreveu: (…) partilho essa opinião sobre os vinhos da mais antiga região demarcada. Acho que poderiam ser os melhores do mundo, não fosse a nossa "pequenez". Há apenas um problema, é que os Douros são para os verdadeiros apreciadores de vinho ficando por isso, arredados das novas tendências que tanto vendem por esse mundo fora. Apesar de tudo, sou defensor acérrimo da anti-mundialização do Douro Português ao contrário dos "vaidosos" que já começam a surgir por lá.

E agora vamos ao tema do tópico - O que é que se passa com a promoção dos nossos vinhos no estrangeiro?... Parece-me que nem tudo corre bem. Vejamos o que este meu amigo me contou:

Alambique escreveu: Em jeito de desabafo… Hoje tive um jovem cliente Português que viveu algum tempo em Itália e foram surpreendentes as confissões que me fez. Entrou porque andava à procura de bons vinhos para provar a uns amigos "sommeliers" que os nossos vinhos são bons. É verdade, temos mesmo que provar... Acabou por me dizer que por terras dos "Barolos" se pensa que em Portugal a língua oficial é o espanhol e, irritantemente, desconhece-se a nossa tradição na produção de vinhos. Faz-se vinho em Portugal? - Perguntam com frequência. Nem sei se me atrevo a repetir o que perguntam sobre o azeite...


Publicado por Tovi às 12:51
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Qual Brexit, qual Corbyn,...

O dia seguinte às Eleiçõe...

Eleições Gerais no Reino ...

Pois… já era de esperar

Reconversão do antigo Mat...

Uma intelectual da treta

Entrave do P.R. à Regiona...

Obrigado, José Pinto Pais

Boavista 1 - 4 Benfica

Leitura para os próximos ...

O que é necessário é a Re...

PS, PSD e CDS em queda… o...

A mais recente Kalashniko...

Santa Clara 1 - 2 Boavist...

Terrorismo na London Brid...

Greve de pessoal não doce...

Hooligans no Porto

Portugal, Norte e Área Me...

Cidadãos em situação de s...

A reposição das liberdade...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus