"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2008
Espumantes Portugueses

«Novato» ⇒ Fiquei hoje a saber que as Caves Fundação faliram e, pelos vistos, já tinham tido o mesmo destina as Caves Monte Crasto e Valdarcos. Pouco conheço da qualidade dos produtos destas caves, mas o nome é-me familiar há muitos anos. Pelo que li, parece que o panorama é mau em mais algumas que deverão ter o mesmo destino. Será que um dia destes só poderemos beber mesmo champanhe?

«rjmoreira»Noops.. O grande problema das caves Fundação é o mesmo que muitas empresas emblemáticas por esse país fora. Dormem muito e quando acordam está tarde... As caves Valdarcos estão bem e as Monte Crasto não acredito que estejam em crise. E Espumantes há muitos e cada vez de melhor qualidade, produzidos por novos e pouco dorminhocos empresários vitivinicolas. Também há alguns dos antigos que acordaram a tempo e estão muito bem.
http://www.valdarcos.com está com pujança
http://www.cavesdamontanha.pt em Anadia e tem espumante excelente
http://www.artwine.pt
de um amigo meu. Com qualidade a toda a prova!
3 exemplos de muitos! Agora temos é que nos mentalizar que só a qualidade e a capacidade de apostar num bom marketing triunfarão.

«zézen»Da mesma maneira que não há substituto para o Vinho do Porto, também não há para o Champagne. Porto é Porto, Champagne é Champagne. O resto são bebidas que se aproximam ou não destes dois produtos. A realidade é esta: Podes ter um bom produto mas, quem o classifica em termos de qualidade e preço é o cliente. Por muito promoção que faças, perante a conjuntura económica, modernices e mariquices do mercado, é sempre o cliente que tem a última palavra, compra ou não compra. Na base disto, as empresas ou adaptam-se ou mudam de nome (proprietário), ou entram num processo de agonia social e comercial até ao fecho. Foi talvez o que aconteceu às Caves Fundação. Ou não teve "corpo" para o mercado ou o produto não aguentou a concorrência.

PS: Não confundir a minha posição sobre o Champagne com os desvios "direitistas" do Manda-Chuva. ;)

«Novato»rjmoreira escrevreu: "As caves Valdarcos estão bem e as Monte Crasto não acredito que estejam em crise" - pelos vistos "ler jornais, não é saber mais" - "A Caves Fundação, com mais de 30 anos de laboração, não é a primeira empresa vinícola da Bairrada a decretar falência e, dizem os entendidos do sector, não será a última. A Monte Crasto faliu há vários anos e, mais recentemente, a Valdarcos, que funcionava desde 1926, passou por processo semelhante."

«zézen»Ganda aldrabão me saíu o RJ :o :twisted:  (Não venhas pra qui com tretas de marketing tipo famel que, eu não tenho tempo para ler. Eu trabalho ! ) :twisted:

«XôZé»:lol: :twisted: :lol: :twisted:

«rjmoreira»Pois, pelas minhas pesquisas mais profundas já vi que é verdade... fds, ainda há uns dias apostaram forte em nova imagem e produtos... :roll:

Aldrabão o c........ :014:   

e o problema da Famel foi mesmo esse...

«zézen»Xô, Não foste tu que me disseste que "fora roubar pinheiros, é um gajo quase certo" ? :o

rjmoreira escreveu: "Aldrabão o c....." - Tás a imitar o patrão é ? :014:  Prefiro o original à fotocópia :whistle:

Os Espumantes Portugueses estão bem e recomendam-se…
 
Comparações com o Champagne (França) e com o Cava (Espanha) não têm razão de ser, pois apesar do sistema de fabrico (melhor dizendo – fermentação) ser idêntico, na maior parte dos casos as castas não são as mesmas e o “terroir”, obviamente, é diferente.
 
É verdade que o sector dos espumantes tem sofrido algumas alterações significativas, mas, como alguém dizia - não faz vinho quem quer, só quem sabe – e gerir empresas sem cuidado e sem tininho, não tem dado bom resultado, principalmente agora que estamos inseridos no mercado global da Europa. Por outro lado aqueles que investiram em tecnologia e boas normas de gestão estão aí de vento em popa. Veja-se o caso dos Espumantes do Douro, dos Espumantes de Vinho Verde e mais recentemente dos Espumantes do Alentejo.
 
Curiosamente no Guia de Vinhos Portal Portugal 2008, de Pedro Gomes e Tiago Teles (Editorial Presença), os únicos espumantes portugueses classificados de 14,5 a 15,5 (bom vinho, superior à média) foram: Casa de Sarmento Bruto 2005; Ervideira Reserva Bruto 2005 e Vinha d’Ervideira Bruto 2005. Dos outros espumantes seleccionados cinco obtiveram a classificação de 12,5 a 14 (vinho de qualidade média) e quatro classificados de 10 a 12 (vinho aceitável, inferior à média).
«Viriato» ⇒ "tão", e o Raposeira ? ( não sei o que é mas recordo-me que o Joaquim Agostinho tinha essa marca na camisola antes de morrer )
Ó meu amigo «Viriato»... Andas desactualizado... A Raposeira, que até não tem maus vinhos, foi comprada pela Murganheira, uma das mais importantes casas de Espumantes do Douro.
 
in Correio da Manhã - 11Jul2002
A empresa Caves Casal da Murganheira, que tem a sua sede entre as freguesias de Salzedas e Ucanha, no concelho de Tarouca, está prestes a tornar-se proprietária da Raposeira, empresa de espumantes de Lamego, faltando apenas alguns pormenores para se dar como concluído o negócio que envolve valores na ordem dos 25 milhões de euros (cinco milhões de contos).
Segundo o que o Correio da Manhã apurou junto de fonte ligada ao processo, o negócio poderá ficar ultimado ainda no decorrer desta semana. Depois das notícias que apontavam como certa a aquisição por parte de um grupo empresarial espanhol, onde se apontava o grupo Bacardi/Martini, que pretendia transferir a produção do espumante para Espanha, afinal, tudo indica que a Murganheira conseguiu manter esta marca de espumantes na região Douro Sul.
«Arp» ⇒  Imagem ...ó Tovi, tanta agitação não fará mal ao produto?
Parece que não... Mas o espumante português continua sem grande expressão por esta Europa fora... Vai-se bebendo por cá e pouco mais.


Publicado por Tovi às 18:26
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Posts recentes

Cavalo de Troia

Será só fumo?... ou haver...

Piadas das Legislativas'2...

Alternativa à Geringonça…...

Boavista 1 - 1 Sporting

PS praticamente na maiori...

Piadas das Legislativas'2...

Força, Rui Moreira... est...

Foi há dezoito anos

Piadas das Legislativas'2...

Programa eleitoral do PAN

Tolentino de Mendonça nov...

Estudo de opinião para as...

A Regionalização na campa...

Queda de helicóptero de c...

Piadas das Legislativas'2...

Piadas das Legislativas'2...

Belenenses 0 – 1 Boavista

Rui Rio é um poeta

Sondagem da Pitagórica co...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus