"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 19 de Junho de 2013
Canivete suiço Victorinox

Canivete Suíço só há um, o Victorinox e mais nenhum.

{#emotions_dlg.meeting} (in Infopédia) O canivete suíço foi criado nos finais do século XIX por Karl Elsener, um mestre cutileiro suíço. Após um período de formação em Tuttlingen, em 1884, Karl Elsener fundou uma oficina própria em Ibach Schwys, na Suíça central, dedicando-se ao desenvolvimento de canivetes, procurando conquistar o vasto mercado constituído pelo exército suíço, que até então comprava os seus canivetes na Alemanha. Elsener consegue a sua primeira encomenda de canivetes para o exército em 1891, ano que marca o início da história de um dos objetos de design industrial que se tornará num dos principais ícones da sociedade capitalista do século XX. Em 1909, a empresa assume a designação de "Victoria", o nome da mãe de Elsener, e, a partir de 1921, adota o nome de marca "Victorinox" (que reconhece a importância do novo e principal material de produção da fábrica, o aço inox) que se tornaria definitivo. Desde as primeiras produções que os canivetes Victorinox se caracterizam pela sua multifuncionalidade e pela capacidade de agregarem vários instrumentos e ferramentas numa síntese formal extremamente prática e ligeira.


«José Riobon» no Facebook >> Quando quiseres um vai à Tabacaria Pataco..... é preciso ajudar os amigos...

«David Ribeiro» no Facebook >> Tenho vários modelos na minha colecção de "naifas"... e também tenho algumas falsificações :-)

«Vitor Ferreira» no Facebook >> Bom material. David Ribeiro colecionas?

«David Ribeiro» no Facebook >> Não, Vitor Ferreira, não coleciono, mas tenho mais de uma dezena de modelos no meio de uma meia centena de "naifas" que juntei ao longo dos anos.

«Gonçalo Graça Moura» no Facebook >> ainda só vou na trintena... mas tenho dois vitorinox e 3 wenger...

«Luis Paiva» no Facebook >> Só por curiosidade, David, comprei um destes nos finais da década de 1960, numa loja ao fundo da R. Sá da Bandeira quase a chegar à curva (havia duas que se dedicavam às artes da caça e pesca, abaixo da Farmácia Estácio, foi numa delas). Perdi-o em 1973 num quimbo no Luena (Angola), após uma noite de boa cachipemba, quando o guardava num dos bolsos laterais do camuflado. Habitualmente, amarrava-o bem à presilha do bolso da coxa, ainda hoje não sei como se soltou...

«David Ribeiro» no Facebook >> Pois foi, Luis Paiva... Não amarraste bem :-)



Publicado por Tovi às 08:26
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

2 comentários:
De Coleccionador Vic/Wenger a 11 de Julho de 2013 às 14:13
Não é totalmente verdade que "canivete suiço há só um, o Victorinox e mais nenhum". A Wenger também produz(iu) canivetes suiços autênticos, em tudo equiparáveis (funções, qualidade, durabilidade) aos da Victorinox. O canivete oferecido a todos os soldados do exército suiço entre 1961 e 2008 foi produzido, indistintamente, tanto pela Victorinox (Alox Soldier) como pela Wenger (Soldat, tb conhecido como Standard Issue). A partir de 2008 foi substituido por uma versão mais moderna, baseada no canivete que a Victorinox já produzia para o exército alemão, baseado num chassis de 111mm.

Actualmente a Wenger foi absorvida pela Victorinox e a linha de produtos Wenger vai ser cessada, o que é verdadeiramente uma pena pois os canivetes da gama "Ranger" são, na minha opinião, superiores aos Victorinox de 111mm com que competem.


De Tovi a 11 de Julho de 2013 às 15:49
Obrigadíssimo por este comentário que só veio enriquecer este meu post.
David Ribeiro (Tovi)


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Guimarães 1 - 1 Boavista

Manhã de um domingo de Ve...

Morreu Alexandre Soares d...

Continua a "Guerra dos Pe...

Demorou um pouco... mas j...

Greve dos motoristas de m...

Mais eleitores nas Legisl...

Boavista 2 – 1 Desportivo...

81ª Volta a Portugal em B...

Rodrigues de Pinho... do ...

A "guerra dos petroleiros...

PSP - Comando Metropolita...

Moqueca de Camarão

Hiroshima, 6 de agosto de...

Pimentos Padrón

Casa Pia 2 - 0 Boavista

Novilho Aberdeen-Angus Na...

Sondagem da Multidados pa...

Candidatos do PSD pelo Cí...

Partido RIR... de Tino de...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus