"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sexta-feira, 12 de Julho de 2013
Morreu Fisher Lopes Pires

Morreu ontem aos 83 anos, no Hospital das Forças Armadas em Lisboa, Nuno Manuel Guimarães  Fisher Lopes Pires, um militar de Abril que foi meu comandante no Batalhão de Engenharia nº 3 em Santa Margarida, em finais de 1973, princípios de 74. O Tenente Coronel Fisher Lopes Pires muito contribuiu para a minha formação cívica.

{#emotions_dlg.sidemouth} Requiescat In Pace

(Fisher Lopes Pires é o terceiro a contar da esquerda - Foto da Lusa, retratando em 1994 os 20 anos do 25 de Abril, na única vez que os seis capitães se reuniram após a Revolução)

{#emotions_dlg.meeting} [Expresso 12Jun] - Nuno Fisher Lopes Pires, um dos militares que "dirigiu as  operações da ação libertadora" que conduziram ao 25 de Abril de 1974, faleceu  quinta-feira aos 83 anos no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Em comunicado, a Associação 25 de Abril lembra que Fisher Lopes  Pires - que redigiu o primeiro comunicado político do MFA (Movimento das Forças  Armadas) - foi "um dos poucos tenentes-coronéis que participaram em reuniões  conspirativas do Movimento dos Capitães" que levariam o país ao 25 de Abril de  1974, "tendo sido um dos que integrou a equipa que do Posto de Comando na  Pontinha dirigiu as operações da ação libertadora desse dia". A Associação lembra ainda que Lopes Pires foi nomeado para a  Junta de Salvação Nacional após setembro de 1972, tendo integrado o Conselho da  Revolução após Março de 1975, demitindo-se no mês seguinte para "passar à  situação de reserva". "Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, manteve-se  permanentemente coerente com os valores e ideais da Liberdade, da Democracia, da  Justiça Social e da Paz, valores de Abril, que o levaram a transformar-se num  dos expoentes máximos do MFA, que ele dignificou com a sua ação", pode ler-se. O comunicado assinado pelo presidente da Associação, Vasco  Lourenço, assinala ainda a permanente "postura de discrição" de Fisher Lopes  Pires, bem como a inflexibilidade "em termos de ética e moral" do militar. "Por tudo isso, hoje, dia em que o MFA mas também o país ficam  mais pobres, quero prestar-lhe, em nome da Associação 25 de Abril e de mim  próprio, uma sincera e singela homenagem, com um enorme abraço da maior amizade  e consideração", escrevem. O funeral de Fisher Lopes Pires realizou-se hoje, às 12h.


«Guida Carreira» no Facebook >> "Abril" fica um pouco mais pobre

«Carlos Esperança» no Facebook >> Foi um capitão de Abril a cujos ideais se manteve fiel. Curvo-me respeitosamente perante a memória de mais um herói que parte.

«Manuel Branco» no Facebook >> Era um Homem. E isso, há pouco!!



Publicado por Tovi às 14:26
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9


21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Últimas notícias de Barce...

O dia seguinte... em Barc...

Greve Geral na Catalunha

Violência doméstica... um...

Já é conhecido o novo Gov...

Corrupção na legalização ...

Independência adiada na C...

Albariño... da Galiza

Dia da Hispanidade

Mais um “incidente” no Ma...

Já se contam espingardas ...

As minhas previsões não f...

PSD venceu as Legislativa...

Pós-eleições… no Facebook

PS vence as Legislativas

Artigo 141.º da Lei Elei...

El Corte Inglés na Rotund...

Morreu Freitas do Amaral

"Lorenzo" atinge Açores

Dieta Mediterrânica

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus