"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 26 de Outubro de 2013
Naufrágio de Barco de Pesca na Figueira da Foz

(Foto de Paulo Novais / Lusa)

Naufrágio de uma embarcação de pesca, ontem à tarde à saída da barra da Figueira da Foz, com o balanço trágico, até este momento, de três desaparecidos e um dos cinco resgatados em estado crítico nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Continuamos, infelizmente, a não ter uma cultura de “segurança no trabalho”, pois segundo disse o comandante do porto da Figueira da Foz nenhum dos pescadores naufragados usava na altura colete salva-vidas. Esta mesma embarcação – “Jesus dos Navegantes” da Póvoa do Varzim – já em Agosto passado tinha sofrido um incidente grave: "O mestre da embarcação contactou a autoridade marítima a dizer que tinha caído um homem ao mar e que só se apercebeu cerca de 10 minutos depois da queda", pescador este que nunca mais foi encontrado.


«José Camilo» no Facebook >> Pelos vistos é a terceira vez que este mestre tem naufrágio. Algo está mal com ele. O governo não vai ajuda-lo com certeza.

«Nuno Rocha» no Facebook >> Mas de certeza que em breve alguém aparecerá a dizer que a culpa, a algum nível, é do estado...

«Albertino Amaral» no Facebook >> Mas convenhamos... Estes homens já deveriam ter a consciência do perigo que correm na sua labuta diária, para serem um pouco mais responsáveis... Não são garotos irrequietos que vão brincar na praia à beira mar... Tal como qualquer navio não entra no cais sem piloto, também os pescadores não deveriam sair do porto, sem os apetrechos de salvação...!

«Patricia Santos» no Facebook >> Gosto do comentário, não da tragédia. Basta andar por aí para ver que ninguém traz as protecções obrigatórias, aliás nem gostam de as usar.

«Ricardo Fonseca» no Facebook >> Formação profissional é realmente precisa acompanhada de fiscalização rigorosa. Mas além disto é necessário perceber que as actividades ligadas ao mar foram abandonadas pelo estado há muitos anos, para terem noção da situação somente em lx se podem formar altos quadros da actividade naval.

«Albertino Amaral» no Facbook >> Tem toda a razão Patrícia Santos, mas o certo é que os coletes salva-vidas estão para os pescadores, como os pára-quedas estão para os pára-quedistas...Muitos dos acidentes rodoviários têm resultados trágicos, pela falta de uso do cinto de segurança, etc. etc. Como disse e bem, as protecções obrigatórias, são isso mesmo, obrigatórias, logo quem não as usa, está a infringir a lei, para além dos riscos que corre...

«David Ribeiro» no Facebook >> Como muito bem diz o Ricardo Fonseca, que sabe bem o que são actividades marítimas, é tempo de haver formação profissional e também fiscalização rigorosa. Hoje vi num canal de televisão uma entrevista com jovens pescadores das Caxinas e todos eles, sem excepção, diziam ser necessário e imperioso o uso de colete salva-vidas em manobras mais complicadas de navegação marítima e que eles faziam questão de cumprir todas as normas de segurança inerentes à actividade piscatória. É uma questão de mentalidades... e é tempo de passarmos a ser menos condescendentes com quem não quer (ou não sabe) ser profissional.

«David Ribeiro» no Facebook >> {#emotions_dlg.away} Actualização às 13h30 de hoje - Foi encontrado sem vida um dos três pescadores desaparecidos na Figueira da Foz.  Um helicóptero da Força Aérea sinalizou e recuperou o corpo em alto mar a cerca  de uma milha e meia (cerca de 2,5 quilómetros) da Praia do Cabedelo. / Morreu pescador internado em Coimbra. O ferido mais grave do naufrágio ocorrido na sexta-feira na Figueira da Foz  faleceu hoje, pelas 13h, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação  do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

«Albertino Amaral» no Facebook >> Sentidos pêsames às famílias das vítimas e que os seus descansem em paz...

«Pedro Baptista» no Facebook >> Condolências e solidariedade...



Publicado por Tovi às 10:58
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Posts recentes

Baixa política… no Públic...

História curiosa sobre "C...

Incêndio na Zona Históric...

Suspensão de registos de ...

Tomada da Bastilha - 14 d...

Fim-de-semana de Exposiçõ...

Parabéns Alice

Atribuição de Medalhas Mu...

D. Pedro IV, o Libertador

Populista Português Moder...

Malhar em ferro frio

Legislativas'2019... no G...

Saladas da Culinária Viet...

Mercadona... em Portugal

Acho bem...

Sinais dos tempos

Morreu Mordillo

Pedro Duarte sobre as esc...

Paulo Portas e Rui Moreir...

Que a Justiça lhes seja p...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus