"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quinta-feira, 7 de Novembro de 2013
O Vinho do Porto nas Invasões Francesas - #2

(Gravura de autor desconhecido que representa a retirada do Porto das forças francesas. Arquivo Histórico Militar PT-AHM-FE-10-A7-PQ-04)

O médico português Paulo Mendo (foi Ministro da Saúde no XII Governo Constitucional) numa palestra feita no ano 2000 no Quartel-General do Porto, por ocasião das Comemorações dos cento e cinquenta anos da Revista Militar, contou-nos o seguinte: "(…) É curta a estadia de Soult no Porto, mas a ela estão também ligados o Palácio dos Carrancas onde ele se aposentou e os quartéis da Torre da Marca, debaixo da sua janela onde, naturalmente, estava a tropa invasora. Desta sua passagem ficou para a pequena história a cena da sua saída precipitada ainda antes do fim do seu almoço, ao saber que as tropas anglo-lusas tinham atravessado o Douro e estavam já junto ao Seminário. A fuga foi tão rápida e precipitada que Wellesley, Comandante destas forças, ainda pode comer a sobremesa e beber o cálice de vinho do Porto que Soult não tinha tido tempo de saborear. Igualmente se conta, em tom menos guerreiro e muito de acordo com a ternura portuguesa que, achando a criada que o atendia que ele estava com aspecto fraco e doente lhe preparou uma canja de galinha que ele, desconfiado primeiro, guloso em seguida, sorveu deliciado e tomou nota da receita para mandar à sua britânica esposa. (…)"


«Antonio Cruz» no Facebook >> os bifes são mesmo assim e o Arthur não era excepção à regra

«David Ribeiro» no Facebook >> Segundo me contaram (não juro que seja verdade) no livro de memórias da duquesa de Wellington encontra-se a descrição da receita de Canja de Galinha que o General Arthur Wellesley lhe enviou por carta desde Portugal. Aqui fica:
{#emotions_dlg.star} Canja de Galinha a Doentes

Ingredientes: Galinha de campo – 1; Orelheira de porco salgada - um bom pedaço; Pé de porco - 1 pedaço; Chouriço velho - 1 pedaço; Chouriço novo - 1 pedaço; Toucinho salgado - 1 pedaço; Toucinho fresco - 1 pedaço; Couve de corte - q.b.; Massa (macarrão-capote) - q.b.; Sal, cebola e água - q.b.

Confecção: Depois de depenada e limpa a galinha, cozem-se, juntamente, todas as carnes (Cuidado com o tempero de sal, porque algumas das carnes já são salgadas; Na água da cozedura das carnes abre-se a massa e junta-se a hortaliça e a cebola; Ao servir, utilize uma malga para a sopa e um prato em frente de cada conviva, para as carnes cortadas em pedaços.

Nota: Tudo deve ser comido conjuntamente. Ao lado de cada conviva, deve haver um pires com hortelã picada, que se junta à sopa, ao gosto de cada um. Acompanha-se com vinho tinto da região e a sobremesa deve ser sempre laranja, de preferência branca, tal como o futuro Duque de Wellington afirma que lhe foi servida.

«Antonio Cruz» no Facebook >> minha nossa, inocência a minha... desta nunca comi

«Jorge Veiga» no Facebook >> Diz o Dr. Paulo Mendo na sua intervenção que o frances Soult se "aposentou" no Palácio dos Carrancas. Por mim tudo bem desde que não sejamos nós a pagar a Aposentação dele também e a verba de compensação...



Publicado por Tovi às 22:50
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Posts recentes

Festa de Finalista da Ali...

A Regionalização no "Mani...

Manifesto X

"Salas de chuto" no Porto

Como Afonso de Albuquerqu...

Estreito de Ormuz e a His...

Misteriosos ataques... ou...

Morreu Aureliano Veloso

Uma resposta como manda a...

Morreu Ruben de Carvalho

Uma pedrada no charco

Ganhamos a 1ª edição da L...

Queixomil... em Baião

A final é no domingo

Portugal 3 – 1 Suíça

Operação TEIA… para já fi...

Houve uma avaria... mas j...

Proibição de abate nos ca...

E pronto… instauraram-me ...

Angola… ainda há miséria

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus