[JN] - Câmara do Porto vai reabilitar única ilha municipal ainda habitada - A Câmara do Porto vai começar em 2014 obras de reabilitação da ilha da Belavista, a "única municipal ainda habitada", num projeto que pretende demonstrar que estas recuperações contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Recordo o que está escrito no Manifesto Eleitoral de Rui Moreira: Coesão Social - (pag. 8 e 9) - A construção de novos bairros será evitada, através da renovação e reabilitação dos antigos bairros e ilhas da nossa Cidade, valorizando os mecanismos de inclusão social e habitacional: Promovendo a reconstrução das casas antigas e a manutenção das relações sociais de vizinhança; Melhorando os bairros e ilhas a partir de programas e projetos de desenvolvimento social e habitacional; Incentivando a participação das associações e comunidades de bairro ou ilhas nos programas, desde as informações prévias até à consolidação da reabilitação, aprofundando a participação dos cidadãos nas questões relativas à habitação.
«Zé De Baião» no Facebook >> O Projecto Aconchego é um excelente exemplo e so necessita de um maior envolvimento por parte de todas as instituições, dos cidadãos em geral, dos proprietários e ainda dos familiares dos idosos que por vezes os deixam abandonados. Já imaginaram que o Porto é todo tão perto das universidades e politécnicos e que toda essa massa humana poderia estar envolvida, integrada, em circulação, em entreajuda e em convivência por toda a cidade? Bastava desenvolver uma rede estratégica para a cooperação, dotada de uma equipa inter-institucional que gerasse e gerisse toda esta dinâmica. As ilhas dariam excelentes alojamentos para estudantes e até para quem vem em programas de intercâmbio Erasmus, sendo que estes jovens em intercâmbio querem sentir e viver a cidade. Seria tão fácil. Bastava que as Instituições cooperassem com a autaquia, com as associacoes de moradores e proprietários e que se fizessem projectos conjuntos. Seriam casas ideais para integrar comunidades de jovens estudantes com residentes locais.
«José Camilo» no Facebook >> Caro Zé penso que pouca gente reparou que o homem já começou a trabalhar.
«Zé De Baião» no Facebook >> O trabalho social é sempre um dos mais importantes, mas ao mesmo tempo dos mais invisíveis. Há um trabalho enorme que se faz e deve continuar a fazer pelo interior das casas. A obra feita por fora dos bairros é sempre mais visível, mas o verdadeiro trabalho social que urge fazer está por dentro das casas, ou seja, junto das pessoas.
«José Camilo» no Facebook >> De uma casa fazer um lar.
«Pedro Figueiredo» no Facebook >> 400 mil euros só dão para reabilitar aquela ilha. È como a SRU. mais nenhuma será reabilitada... atè porque as outras 699 ilhas (são 700) são privadas. Eu não gostaria de viver com a minha familia em 16 m2, mesmo que no centro, mesmo com boa vizinhança... a alternativa não é pôr essas familias nos ghettos do plano de melhoramentos (56-73)... a alternativa para essa gente é habitar o centro histórico a preços baixos (SAAL / CRUARB de que rui moreira não gosta)... 16 m2 sem casa de banho não são alternativa .mesmo reabilitados. Tenho dito
«Zé De Baião» no Facebook >> O Pedro Figueiredo aborda algumas questões pertinentes sobre os alojamentos familiares, no entanto, não devemos esquecer uma tradição/cultura habitacional que pode e deve ter utilidade e ser recuoerada e reabilitad. É claro que os grandes detentores de imóveis preferiam que todos lhes fossem pagar rendas elevadas e fazer as recuperações e reabilitação, mas não podemos esquecer que a cidade tem mais vida e outras carências/prioridades que devem ser salvaguardadas. As ilhas podem dar excelentes alojamentos para jovens estudantes ou em intercâmbio, tal como podem dar alojamentos sociais se devidamente reorganizados, recuoerados e reabilitados. Um grande parte da alma e do sentimento do Porto está onde a maioria das pessoas passam e nunca a conseguiram ou não quiseram ver. Olhem para o interior de cada porta sempre que passarem na rua.
«José Carlos Ferraz Alves» no Facebook >> Isto parece acção social e habitação... Já agora, sabe concerteza informar porque a ex-vereadora de Rui Rio e actual vice-presidente e o habitual coordenador das suas acções cancelou evento mobilizador da cidade sobre a hora? O tempo vai mostrar que a melhor decisão que o Presidente tomou foi pós eleições.
«David Ribeiro» no Facebook >> Não tenho conhecimento de qualquer cancelamento de eventos por parte de Guilhermina Rego. Qual era esse evento mobilizador da cidade, Ferraz Alves?
«José Carlos Ferraz Alves» no Facebook >> Eu recebi e sabia. Tenho no email do BPI. O convite e o cancelamento. Há bons vereadores e há excelentes. Quando a Prof. Guilhermina estava na coesão social, participei e fiz parte de ações no domínio do empreendedorismo social. Como foi para a educação presumo que levaram a mesma lista de contactos. Também estranhei.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)