Já está no frigorífico cá de casa o bicho com que se vai fazer o Peru Assado do Dia de Natal. Este ano tem 6,4 kg... e deve chegar para os seis comensais.
«Graça Cavadas» no Facebook >> Média de 1kg!!!
«Jorge Veiga» no Facebook >> O peru nao entra na minha casa. Na noite é bacalhau (alguns com grão de bico) e no dia borrego ou cabrito assado(como se arranja). Embirro com o perú...
«David Ribeiro» no Facbook >> Na véspera também não dispensamos o Bacalhau, mas no dia de Natal e como a minha filha mais velha faz anos, é sempre ao almoço o Peru Assado que a minha mulher faz divinalmente (aprendeu com a mãe a fazer o peru muito bem marinado em Vinho do Porto... fica de sonho). A receita da minha sogra e que a filha faz muito bem, é assim:
Para seis pessoas
Ingredientes: 1 peru com cerca de 5 kg; 100g de presunto magro; uma garrafa de 75cl de Vinho do Porto; alho, manteiga, limão, sal e pimenta.
Preparação: Retire os miúdos e aproveite-os para fazer uma canja; Lave o peru muito bem com água e esfregue-o com limão; Deixe-o de um dia para o outro numa bacia, coberto de água e temperado com limão, sal, pimenta e muito Vinho do Porto; Corte o presunto em cubos pequenos.
Confecção: Coloque o peru num tabuleiro de ir ao forno e deite por cima os cubos de presunto, o alho picado, a manteiga, o sal e a pimenta, regando tudo com o Vinho do Porto (Tawny); Deixe assar em lume moderado durante umas boas três horas e meia, tendo o cuidado de várias vezes o regar com o próprio molho (se necessário acrescentar mais um pouco de Vinho do Porto).
Servir acompanhado com batatinhas assadas no próprio molho do peru e também com um arroz de forno e esparregado.
«Jorge Veiga» no Facebook >> Parece ser bom. É parecida com a nossa (usamos menos v. do porto). Só me resta desejar bom Natal, regado com um bom tinto. Para sobremesa um queijo da serra (eu não preciso de mais nada). Como queijo 3-4 vezes ao ano. Natal passagem de ano, Páscoa e férias (nem sempre). E viva...
«David Ribeiro» no Facebook >> Ainda não sei que vinhos se vão abrir no Natal... Um dos meus genros, que sabe tanto ou mais do que eu de vinhos, é que vai fazer a seleção.
«Jorge Veiga» no Facebook >> Eu não tenho genros, tenho que escolher e comprar sozinho... :( Mas para metade da familia é V. Verde Branco. Para mim e sobrinhos mais velhos um Douro (tenho de ver o que há pela garrafeira). Para o dia de Natal vinho verde branco para os do costume e para os outros espumante tinto Aliança,para acompanhar um leitão à bairrada (com bata cozida com a pele e laranja às rodelas).
«Gulherme Lickfold» no Facebook >> Em casa também é bacalhau na véspera e peru no dia. Polvo normalmente também há e roupa velha mais tarde.
«Maria Helena Costa Ferreira» no Facebook >> Uma sugestão: Cartuxa!!!!
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)