"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 18 de Maio de 2014
A Canicultura do Século XXI

Organizado pelo Clube Português de Canicultura (CPC) realiza-se hoje, no Hotel de Guimarães, o fórum A Canicultura do século XXI – interacção cão/sociedade. Eu vou estar presente e vou tentar relatar-vos "online" o que por lá se vai passando.

{#emotions_dlg.away} 10h20 – Dentro de momentos vai dar-se início ao Fórum “A Canicultura do século XXI – interacção cão/sociedade”, no Hotel Guimarães, uma organização do Clube Português de Canicultura.

{#emotions_dlg.away} 10h30 - 1.ª Comunicação: “O Passado e o Presente da Canicultura Portuguesa” por Manuel Loureiro Borges, Vice-Presidente do Clube Português de Canicultura.

- Os primórdios da Canicultura; O reconhecimento das Raças Portuguesas; O antes e o pós 25 de Abril na Canicultura; Os anos 90 e os clubes de raça; A Europa de 1994 e a Mundial de 2001; O futuro.

{#emotions_dlg.away} 10h50 - 2.ª Comunicação: “Criação, Seleção e «Produção» – os limites éticos” por Maria Amélia Taborda, Membro da Comissão Técnica do CPC.

- Abordada de uma forma simples algumas situações a ter em conta quando decidimos criar cães de raça pura: Objectivos; Conhecimento; Estudo / Observação / Investimento; Métodos de criação; Condições físicas e comportamentais dos reprodutores; Pedigrees; Estalão; Patologias; Tipo / Exageros.

{#emotions_dlg.away} 11h40 - 3.ª Comunicação: “A vertente comercial e a vertente amadora na criação de cães de raça” por Vítor Veiga, Membro da Comissão Técnica do CPC.

- Resumo: A canicultura oficial como actividade de criação de cães de raça pura; O conceito de canicultura “sticto sensu” e “lato sensu”; A criação não é por natureza uma actividade comercial, enquadra-se numa actividade similar à agricultura/industria; É um acto comercial enquadrável na actividade comercial, a compra e venda exercida por comerciante ou por sociedade comercial; A actividade de criação profissional visa satisfazer as necessidades do mercado e a obtenção do lucro (é uma actividade profissional contínua que se enquadra num conceito análogo ao exercício do comércio); A actividade amadora visa a selecção e o melhoramento contínuo com vista a alcançar o modelo ideal de Estalão (é uma actividade lúdica e tendencialmente desportiva); A realidade da vertente profissional dita comercial – suas vantagens e desvantagens; A realidade da vertente amadora – suas vantagens e desvantagens; A compra e venda no circuito comercial (não criador); As garantias na transmissão.

{#emotions_dlg.star}

{#emotions_dlg.away} 12h10 - 4ª Comunicação: “Da criação ao exagero”, por Rui Gonçalves, Membro da Comissão Técnica do CPC.

Resumo: A criação de cães ou canicultura, como forma de perpetuar as raças; A selecção dos exemplares de acordo com o estalão das mesmas; A evolução dos estalões de acordo com as tendências; Por vezes, algumas modas são abordadas bem como a interpretação dos estalões pelos criadores, expositores e juízes de morfologia canina; Alguns exageros e alterações morfológicas que chegam a criar problemas na saúde e bem-estar animal; Patologias como ectrópio, entrópio, hidrocefalia, síndrome respiratório dos braquicéfalos e patologias de reprodução, entre outras, são referidas e como foram quase consideradas “normais”…; Tendência de inversão da situação pelas mais recentes alterações nos estalões e a atenção das entidades cinológicas Internacionais, Federação Cinológica Internacional (FCI), Kennel Club (Reino Unido), American Kennel Club, aconselhando uma selecção mais centrada na saúde e bem-estar das raças caninas.

{#emotions_dlg.away} 13h05 - Primeira Mesa Redonda deste fórum.

{#emotions_dlg.away}  15h10 - 5.ª Comunicação: “O neonato: compreender desde o primeiro momento”, pela Dr.ª Sónia Miranda da Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), Docente de Reprodução Animal e Biotecnologias Reprodutivas, Médica Veterinária.

- Resumo: A importância social do cão como animal de companhia ou como animal de trabalho é cada vez maior, existindo uma necessidade crescente do domínio técnico-científico das várias fases do seu desenvolvimento; Em medicina veterinária, o período neonatal dos cães corresponde ao intervalo de tempo entre o nascimento e o final da segunda semana de vida; A esta fase atribuem-se expressivas adaptações a diversos factores, como a temperatura, o ambiente, a alimentação, entre outros, simultaneamente ao desenvolvimento de funções vitais que não ocorrem na vida intra-uterina; É consensual, que as experiências na fase inicial da vida são mais importantes quanto aos seus efeitos no comportamento dos cães adultos, que aquelas que ocorrem em outras fases do ciclo de vida; Torna-se evidente, que este período de desenvolvimento é um dos mais críticos e o conhecimento da fisiologia neonatal, bem como das alterações mais comuns nesta fase, é fundamental para uma boa assistência aos recém-nascidos.

{#emotions_dlg.away} 16h20 - 6.ª Comunicação: “O bem-estar pós reprodutivo” e 7.ª Comunicação: “A melhoria da interacção social promovida pelo cão”, pelo Dr. Luís Montenegro, Médico Veterinário.

- Resumo: O animal é sem dúvida um contributo ao bem-estar das nossas famílias. (…) A reprodução da espécie canina é particular. (…) A vida neonatal é bastante exigente e requer cuidados específicos para que elevadas taxas de sobrevivência sejam conseguidas, principalmente se a mãe não é capaz de assegurar os cuidados com a ninhada. (…) A idade reprodutiva, dependendo um pouco das raças, termina por volta dos 7-8 anos de idade nas fêmeas e um pouco mais tarde nos machos.

«Ana Marta DeCarvalho» no Facebook >> Desculpem ser ceptica, mas faz-se espcie como são medico-veterinários a dar estas palestras, pessoas bem colocadas no meio e respeitadas, ams mesmo assim a DGAV EXIGE que tratemos a criação de cães como um negocio, comparando a Reprodução de vacas e porcos, que Não dormem em casa e muito menos nas nossas camas....

«David Ribeiro» no Facebook >> Os veterinários presentes neste fórum falaram como médicos e não como "funcionários" da Direcção Geral de Veterinária.

«Ana Marta DeCarvalho» no Facebook >> Não é a DGAV que rege os nosso veterinários, porque não os juntamso todos e tentamos mudar algo, em prol da canicultura e do bem estar dos nossos cães.. E assim sendo.. Em que se baseou a DGAV, sendo ela constiuida por Veterinários e NÃO por funcionarios comuns..

«David Ribeiro» no Facebook >> Não deixa de ter razão, minha querida Ana Marta DeCarvalho, mas para isso temos que mudar a política dos nossos governantes... e isso é outra "guerra"

«Ana Marta DeCarvalho» no Facebook >> Acho que debates destes são importantes.. e de todo quero retirar o bem que fizeram aí, querendo eu tambem estar presene... Mas algo tem de ser feito.. E não tem a ver com o governates, senão os directores e "funcionários" da DGAV.. A Ministra apenas assina, não tem conhecimento de nada

{#emotions_dlg.away} 17h20 - 8ª Comunicação: “Cão - uma ajuda única”, por Dr.ª Liliana de Sousa, Prof.ª de Etologia Animal no ICBAS e Presidente da ANIMAS, Sebastião Castro Lemos e Bruna (cão de Assistência formada e credenciada pela Ânimas).

- Resumo: Nesta comunicação aborda-se os efeitos da utilização de um cão, em diferentes contextos, no âmbito da promoção do bem-estar humano. (…) Aborda-se, ainda, o papel dos cães que integram programas de Intervenções Assistidas por Animais.

{#emotions_dlg.away} 18h15 - Conclusões, por Maria Amélia Taborda. Encerramento e entrega de diplomas, pelo Prof. Dr. Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

«Carla Molinari» no Facebook >> Muito interessante este Forum que realizamos hoje em Guimaraes...



Publicado por Tovi às 08:07
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Posts recentes

História curiosa sobre "C...

Incêndio na Zona Históric...

Suspensão de registos de ...

Tomada da Bastilha - 14 d...

Fim-de-semana de Exposiçõ...

Parabéns Alice

Atribuição de Medalhas Mu...

D. Pedro IV, o Libertador

Populista Português Moder...

Malhar em ferro frio

Legislativas'2019... no G...

Saladas da Culinária Viet...

Mercadona... em Portugal

Acho bem...

Sinais dos tempos

Morreu Mordillo

Pedro Duarte sobre as esc...

Paulo Portas e Rui Moreir...

Que a Justiça lhes seja p...

The other side of the...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus