Os comunistas continuam mais centralistas que os piores centralistas
A Câmara do Porto aprovou hoje o modelo de gestão da STCP que está a ser aprovado pelos seis municípios envolvidos. A empresa passará a ser gerida pelas autarquias, com a presidência da Câmara do Porto.
Trata-se de uma antiga ambição dos municípios que agora será cumprida a partir de janeiro de 2017 e que permitirá, entre outras melhorias, a aquisição de 300 novas viaturas de última geração em matéria de eficiência energética. A aquisição dos novos autocarros será custeada pelo Estado Central. A propriedade da empresa mantém-se na esfera do Estado e, como tal, a dívida histórica da STCP também, pelo que não cairá sobre os municípios.
A passagem da gestão da empresa para as Câmaras Municipais foi conseguida depois de revertida a concessão operada pelo anterior governo. A Câmara do Porto nunca concordou com a forma como a concessão tinha sido operada, por não garantir uma rede suficiente e eficiente na cidade.
A CDU opôs-se à passagem da gestão para os municípios, defendendo que se deveria manter centralizada em Lisboa.
O PSD, através do vereador Ricardo Almeida, defendeu o anterior modelo de concessão.
Manuel Pizarro, vereador do PS frisou as vantagens do modelo agora adotado, no que concordou com Rui Moreira, para quem a situação de Lisboa e do Porto são muito diferentes, já que, em Lisboa, a Carris opera 92% no concelho e no Porto apenas 53% da operação da STCP acontece na cidade.
A proposta foi aprovada com o voto contra de Pedro Carvalho, da CDU, e a abstenção do de Ricardo Almeida, do PSD. Todos os vereadores do PS e independentes votaram a favor.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)