"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 7 de Junho de 2025
A escalada do conflito no Leste da Europa

Captura de ecrã 2025-06-05 230718.png

Já na quinta-feira passada [5jun2025] me cheirava, que após as trocas de telefonemas entre Moscovo e Washington - em nova conversa, Vladimir Putin e Donald Trump discutem ataques terroristas ucranianos - íamos ter "tiros, bombas e murros nas trombas" nos próximos dias... ou horas. E pelas 00h45 de 6jun2025 em Kiev era declarado um alerta em toda a Ucrânia. Lia-se no Ukrainska Pravda: Drones de ataque russos estão se aproximando de Kiev de várias direções. Há também uma possível ameaça de mísseis inimigos. Vários alvos estão sendo registrados no espaço aéreo da região e se movendo em direção à capital. A defesa aérea estará em operação, e pode ser barulhenta. Parece não restarem dúvidas a ninguém que os intensos bombardeamentos com mísseis e drones à capital ucraniana durante a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira [5 e 6jun2025], foram retaliação pela operação que Kiev apelidou de Teia de Aranha. Em termos de dimensão, foram não só os maiores ataques deste ano como também desde o início do conflito, há mais de três anos. Segundo o 'El País', o Kremlin disparou 407 drones e 45 mísseis, 36 destes do modelo Kh-101, um dos mísseis de cruzeiro mais letais das forças aéreas russas, que são lançados de aviões bombardeiros como o Tu-95MS, o mesmo modelo que foi destruído por Kiev na operação surpresa de domingo.

  Durante o dia de ontem [6.ª feira 6jun2025] as forças da defesa russa abateram três drones que tentaram atacar Moscovo, adiantou Sergei Sobyanin, presidente da câmara da capital russa, sem adiantar mais detalhes sobre o incidente. Em paralelo, o organismo de vigilância da aviação russa disse que os aeroportos Domodedovo e Zhukovsky na região de Moscovo tinham suspendido temporariamente as operações para garantir a segurança dos voos.

  "Desde as 00h00 de Moscovo (21h00 TMG de sexta-feira), as defesas antiaéreas intercetaram e aniquilaram 36 drones de asa fixa ucranianos sobre os territórios de Kursk, Brinaks, Kaluga, Smolensk e a região russa", declarou o comando militar russo.

  Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou esta sexta-feira [6jun2025] que Kiev deu razões a Putin para bombardear a Ucrânia, depois dos recentes ataques de drones à Rússia - "A Ucrânia deu a Putin uma razão para ir lá bombardeá-los".

  Troca de soldados mortos em combate
Captura de ecrã 2025-06-07 223500.pngMoscovo acusou Kiev neste sábado [7jun2025] de ter adiado a troca de prisioneiros e de soldados mortos em combate que deveria ter ocorrido neste fim de semana. Ucrânia desmente. Mas a verdade é que a entrega de seis mil corpos de soldados ucranianos "vai ter grande impacto financeiro" para Kiev, tendo em conta que ao reconhecer os seus mortos vai ter que pagar indenizações às famílias.



Publicado por Tovi às 07:23
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Armas para a guerra estão...

Seis arguidos suspeitos d...

The Turd Reich... por Mar...

Continua a guerra na Ucrâ...

Eu vi uma racista

Autárquicas no Porto - So...

Boavista... é assim que e...

O presumível assassino da...

Inauguração da sede de ca...

As disputas políticas int...

Em política não pode vale...

Os helicópteros do INEM.....

O que se vai sabendo sobr...

Diogo Jota morre em acide...

Julgamento de José Sócrat...

Deixou-nos o Nani Aires.....

Apresentação da candidatu...

Moscovo e Kiev...

A nossa Oliveira [Olea eu...

Entretanto a guerra conti...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus