"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
A "guerra" de Trump à União Europeia

Captura de ecrã 2025-01-26 123758.png

Meio século depois do derrube do Estado Novo e do posterior fim do PREC, ainda nos encontramos com graves problemas com “a paz, o pão, habitação, saúde, educação", como Sérgio Godinho nos lembrava no seu trabalho “Liberdade”. E com a mais que previsível “guerra” de Donald Trump à União Europeia as coisas irão seguramente tornar-se difíceis para a vida de todos nós neste jardim à beira-mar plantado. E o que é que vocês pensam disto?... Venham daí os vossos comentários.

  Jose Antonio M MacedoO futuro da Europa reside essencialmente em parcerias com África, Canadá, América do Sul, Japão, Austrália, Índia e Nova Zelândia. Para tal serão essenciais, sem que isto represente nenhum tipo de neocolonialismo, os papéis do Reino Unido, Espanha, França e Portugal.

 

  Miguel Castelo Branco na sua página do Facebook em 26jan2025
475217201_10165617520561679_3138781744929086241_n.Lá vi o Nuno Rogeiro excitadíssimo como um adolescente a defender o diktat dos 5% do OGE que Trump exige alocar à Defesa, desconhecendo que passaríamos a encargos fixos na ordem dos 13 mil milhões. Um rombo implacável no nosso SNS, o desinvestimento na Educação e um corte generalizado nos orçamentos que garantem o funcionamento do Estado. O estranho, porém, reside no facto de, momentos volvidos, afirmar que a Rússia não tem meios para levar avante a "conquista" da Ucrânia. Se não tem meios para decidir a guerra, por que raio constitui um perigo para a NATO? A serpente a morder a própria cauda.

  David Ribeiro -  Eu também vi mais esta "pérola" do Nuno Rogeiro. Haja paciência para este tipo de "comentadores".

 

O secretário-geral da NATO encontrou-se ontem [2.ª feira 27jan2025] em Lisboa com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional
Captura de ecrã 2025-01-27 150149.pngJá numa recente deslocação a Berlim, Luís Montenegro afirmou que um gasto de 5% do PIB para os países da NATO “não é exequível no curto prazo, nem no médio prazo" em Portugal. Na última sexta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sustentou, a propósito desta visita a Portugal do secretário-geral da NATO, que o importante é o contributo da Europa no seu conjunto para a defesa, e não de cada país.

  
Jose Antonio M Macedo
Contudo, na minha opinião, terá de ser se a Europa quiser ter uma defesa comum e robusta, mesmo que no âmbito da Comunidade Política Europeia e/ou da União Europeia.
David RibeiroDisse há uns dias o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, que os portugueses poderão ter de "aprender a falar russo". Eu já me inscrevi num curso de russo online. 😉
Gonçalo Norton Lages
“O importante é o contributo da Europa no seu conjunto”, mas se individualmente pouco ou nada investem, portanto o conjunto é fraco e insuficiente! Não se pode atirar a bola quente para os vizinhos! Temos de andar todos a par.



Publicado por Tovi às 07:17
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Posts recentes

Moreirense 1 - 0 Boavista

Mais três sondagens...

Sondagem da Intercampus.....

Reunião “construtiva” na...

Moção de Confiança foi re...

Sondagem (em duas fases) ...

Mais um passo no longo ca...

Boavista 1 - 2 Vitória de...

Em Defesa da Minha Honra

"Tiros, bombas e murros n...

Uma segunda Moção de Cens...

Após a "trágica" reunião...

Entrudo Chocalheiro - Car...

Boavista 1 - 0 Santa Clar...

Putin deve estar a rebola...

Conselho de Ministros ext...

"Para a Ucrânia, rapidame...

Uma machadada nos cartéis...

Candidatura de Filipe Ara...

Três anos de guerra na Uc...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus