Meio século depois do derrube do Estado Novo e do posterior fim do PREC, ainda nos encontramos com graves problemas com “a paz, o pão, habitação, saúde, educação", como Sérgio Godinho nos lembrava no seu trabalho “Liberdade”. E com a mais que previsível “guerra” de Donald Trump à União Europeia as coisas irão seguramente tornar-se difíceis para a vida de todos nós neste jardim à beira-mar plantado. E o que é que vocês pensam disto?... Venham daí os vossos comentários.
Jose Antonio M Macedo - O futuro da Europa reside essencialmente em parcerias com África, Canadá, América do Sul, Japão, Austrália, Índia e Nova Zelândia. Para tal serão essenciais, sem que isto represente nenhum tipo de neocolonialismo, os papéis do Reino Unido, Espanha, França e Portugal.
Miguel Castelo Branco na sua página do Facebook em 26jan2025
Lá vi o Nuno Rogeiro excitadíssimo como um adolescente a defender o diktat dos 5% do OGE que Trump exige alocar à Defesa, desconhecendo que passaríamos a encargos fixos na ordem dos 13 mil milhões. Um rombo implacável no nosso SNS, o desinvestimento na Educação e um corte generalizado nos orçamentos que garantem o funcionamento do Estado. O estranho, porém, reside no facto de, momentos volvidos, afirmar que a Rússia não tem meios para levar avante a "conquista" da Ucrânia. Se não tem meios para decidir a guerra, por que raio constitui um perigo para a NATO? A serpente a morder a própria cauda.
David Ribeiro - Eu também vi mais esta "pérola" do Nuno Rogeiro. Haja paciência para este tipo de "comentadores".
O secretário-geral da NATO encontrou-se ontem [2.ª feira 27jan2025] em Lisboa com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional
Já numa recente deslocação a Berlim, Luís Montenegro afirmou que um gasto de 5% do PIB para os países da NATO “não é exequível no curto prazo, nem no médio prazo" em Portugal. Na última sexta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sustentou, a propósito desta visita a Portugal do secretário-geral da NATO, que o importante é o contributo da Europa no seu conjunto para a defesa, e não de cada país.
Jose Antonio M Macedo - Contudo, na minha opinião, terá de ser se a Europa quiser ter uma defesa comum e robusta, mesmo que no âmbito da Comunidade Política Europeia e/ou da União Europeia.
David Ribeiro - Disse há uns dias o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, que os portugueses poderão ter de "aprender a falar russo". Eu já me inscrevi num curso de russo online.
Gonçalo Norton Lages - “O importante é o contributo da Europa no seu conjunto”, mas se individualmente pouco ou nada investem, portanto o conjunto é fraco e insuficiente! Não se pode atirar a bola quente para os vizinhos! Temos de andar todos a par.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)