Combates intensos entre forças ucranianas e russas estão a ocorrer perto de um gasoduto que a Rússia usa para fornecer gás aos países europeus. No entanto, operadoras de rede e empresas de gás disseram na terça-feira [13ago2024] que o fluxo de gás não foi interrompido. Sudzha é o local da única estação de bombeamento de gás natural russo que chega à Europa através da Ucrânia. Países europeus como Áustria, Hungria e Eslováquia ainda compram gás da Rússia – todo ele fluindo por Sudzha. Localizada a cerca de 10km da fronteira com a Ucrânia, Sudzha vê uma média de 42 milhões de metros cúbicos de gás russo fluindo por seus gasodutos a caminho da Europa todos os dias. A cidade abriga um sistema de medição de gás que mede esse fluxo.
Jose Pinto Pais - Provavelmente isto vai sair caro a Ucrania mas que q Renie deve andar esgotada la para os lados do Kremlin nao tenho a minima duvida. Ainda estou a espera dos consumos de pomada para as hemorroidas mas segundo as ultimas noticias o consumo subiu abrutamente espera-se que o Ocidente retire as resticoes de venda pois a continuar assim os Russos vao continuar com o cu a arder
David Ribeiro - Seguramente que vai sair caro aos senhores no poder em Kiev, Jose Pinto Pais, mas muito mais a todos aqueles que sem serem ouvidos sobre este conflito, derramam diariamente o seu sangue, dos dois lados desta fronteira Rússia-Ucrânia.
Jose Pinto Pais - David Ribeiro pois .... estou a imaginar o consumo diario de Vaselina e Renie do Sr Putin. Que vai dar merd@ vai mas da para ver que o Urso e um gigante com pés de barro ... 200 mil pessoas reiradas ... 1 passo para o fdp do Putin ir com a grande pkp .
Luis Barata - Pois, era o tal embargo total total que tinha que ser realmente feito, efectivamente, desde o primeiro dia, e nunca foi
David Ribeiro - Luis Barata... politicamente falando eu nunca morri de amores pela Angela Merkel, mas a verdade é que foi a única política da União Europeia que soube lidar com os senhores do Kremlin. No tempo dela nos destinos da Alemanha não havia embargos e tudo se fazia a contento de todos. Recordo-me de Merkel ter dito algo parecido com isto: "Temos que encontrar uma maneira de coexistir apesar de todas as nossas diferenças".
Luis Barata - David Ribeiro essa conversa da coexistencia pacifica é quase aquela que uns artistas dizem que é possível com o lobo... Não é!
Carlos Miguel Sousa - David Ribeiro O Problema é que tal como os EUA necessitam de ter guerras constantes para alimentar o complexo industrial militar que sustenta de pé toda a economia americana, também Putin, necessita de ter guerras constantes para manter satisfeito todo esse complexo que a Rússia também tem com a desvantagem de ser todo ele público, pois o nivel de desenvolvimento da economia russa, está ao nivel do século XIX. A Merkel falava de barriga cheia, porque na realidade era a única que tem o poder politico suportado por uma economia robusta que por sua vez assentava na energia barata fornecida pelos Russos, daí a conversa pacifista dela. O problema é que manter Putin adormecido não poderia durar para sempre, e os alemães em vez de ajudar os Russos a evoluir limitaram-se usá-los como mais um mercado para colocar os seus BMW e Mercedes como fazem como resto da Europa, só que a Rússia é de longe o país com mais recursos naturais em todo o mundo e o Putin, não é burro.
O que se lê e ouve sobre a guerra no leste da Europa
Durante o dia 14 de agosto, os militares russos concentraram seus principais esforços na direção Pokrovsky. Lá, os russos realizaram 55 ataques às posições ucranianas, informou o Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia. As forças armadas da Federação Russa capturaram Zhelannoye e Orlovka na região de Donetsk. Os russos também avançaram em alguns assentamentos. Isto foi relatado por analistas da DeepState e ISW [em 14ago2024]. O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia informou que, na direção de Toretsk, durante o dia 14 de agosto, os russos atacaram posições ucranianas com o apoio da aviação 21 vezes perto dos assentamentos de Nova Iorque [Niu-York], Toretsk e Severny. No entanto, os principais esforços dos russos estavam concentrados na direção Pokrovsky. Durante o dia, as Forças Armadas Russas realizaram 55 ataques contra unidades ucranianas. Os russos foram mais ativos nas áreas de Vozdvizhenka, Grodovka e Zhelannoye. Na direção de Kurakhovsky, os militares ucranianos conseguiram repelir cinco assaltos russos. Os russos tentaram avançar perto de Konstantinovka e Krasnogorovka. No mesmo dia, a mídia observou que os militares russos tinham suspendido a sua ofensiva na "estrada da vida" em Donbass. No entanto, os russos estavam concentrando-se em capturar Pokrovsk, já que os russos estavam a menos de 14 quilómetros do assentamento.
David Ribeiro - Cá para mim, e não sou só eu a pensar assim, continuando a Ucrânia a infiltrar forças em território russo, o objetivo será não só capturar a central nuclear de Kursk para a poder usar como moeda de troca em próximas e esperadas conversações de paz, mas também obrigar os russos a retirar forças do Donbass e assim parar a ofensiva das tropas do Kremlin.
Apostar tudo na ofensiva de Kursk pode ser uma má jogada
Jorge Veiga - ...e quem disse que era aposta única? Há bluf dos dois lados...ou não?
Rui Lima - Tirou uma carta da manga ..... Vai correr mal .
Jose Riobom - ´Queres saber a verdade ??? Queres saber ??? A verdade é que ainda não tomei partido por qualquer dos lados. Bastou-me uma guerra ... não lanço mais lenha para qualquer outra...
Rui Lima - Jose Riobom... Todas as guerras são sujas. Mas a invasão da Ucrânia e a retaliação em Gaza são criminosas. Depois temos a habitual hipocrisia..... Defender os ucranianos da invasão russa mas ignorar o genocídio em Gaza. O grito em Moçambique era : tou farto deles daí o 25 de Abril.
Raul Vaz Osorio - Para si, David, tudo que a Ucrânia faça que não seja pôr-se como a Alemanha perdeu a guerra é uma má jogada. Está sempre, sem nunca o dizer, a torcer pela Rússia
David Ribeiro - Factos, meu caro Raul Vaz Osorio... Unicamente factos que estão a acontecer. Mas já agora, caríssimo Amigo, diga-me com toda a honestidade que lhe é característica, se pensa ser possível a Ucrânia "derrotar" a Rússia e conseguir voltar às fronteiras de 2014.
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro desculpe mas não foram factos, foram opiniões. Emitir um juízo de valor não é um facto. O mais preocupante é mesmo um homem inteligente e ponderado como o David nem sequer se aperceber da sua parcialidade.
Rui Lima - David Ribeiro... Tem toda a razão. A invasão russa é criminosa mas temos de ser realistas é uma luta entre David e Golias e não fosse o Ocidente a Ucrânia já estava debaixo da pata russa. Se e quando a Rússia quiser arrasa Kiev. Ainda não o fez nem para lá caminha mas cuidado não briquem com o fogo. Esta é a realidade e o apoio ocidental tem limites logísticos e principalmente financeiros. O resto são histórias televisivas e a habitual hipocrisia.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)