Era de esperar esta tomada de posição do executivo camarário da Cidade Invicta. Mas Nuno Cruz, atual presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, que não terá grande culpa neste lamentável assunto da não reabilitação do Mercado de São Sebastião, já deveria ter avançado com algo que remediasse o incumprimento.
Numa carta enviada ao autarca Nuno Cruz, presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, o presidente da Câmara, Rui Moreira, exige a devolução dos 75 mil euros aprovados em 2019 para a reabilitação do Mercado de São Sebastião. Em causa está o "incumprimento" do contrato previsto no Orçamento Colaborativo, uma vez que a empreitada não avançou. Rui Moreira afirma que “independentemente dos concretos motivos que impediram o avanço das obras, a verdade é que, volvidos quase três anos, nada aconteceu, observando-se o edifício do mercado em manifesta degradação”. Lembrando que a execução da empreitada constituía uma “obrigação fundamental” do contrato, o autarca independente salienta que o incumprimento das obrigações é “fundamento para a resolução do mesmo”, bem como para a “devolução de todos os valores recebidos em execução do contrato”. A reabilitação do mercado de São Sebastião foi um dos dois projetos que a União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, conhecida como Junta do Centro Histórico, escolheu para aproveitar os 100 mil euros que recebeu da Câmara do Porto no âmbito da rubrica orçamento colaborativo.
O que disse hoje Nuno Cruz, atual Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico:
Além destes 116 mil euros o Ex Candidato pelo Chega à CMP, gastou os 75.000€ do Orçamento Colaborativo 2019 que eram destinados à reabilitação do Mercado São Sebastião. Nos meus primeiros dias de presidente, foi pedida uma auditoria ao IGF às contas da junta. Quando obtiver resposta do IGF será pública. Até lá estou a fazer o trabalho da recuperação financeira da Junta. Estou a tentar negociar com a CMP a melhor resolução para o mercado São Sebastião. Para isso teremos no dia 25 de Julho, pelas 17:30 no edifício da Sé, uma sessão pública com moradores, utilizadores e trabalhadores do Mercado São Sebastião. Fazer uma auscultação para saber o melhor para todos que utilização o Mercado.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)