"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Quarta-feira, 5 de Março de 2014
Acabemos com a mentalidade da Guerra Fria

Este ano já vamos comemorar o 25º aniversário da queda do Muro de Berlim, acontecimento histórico considerado o princípio do fim da União Soviética e por isso também o fim da Guerra Fria. Este período histórico (do final da Segunda Guerra Mundial em 1945 até à dissolução da União Soviética em 1991) caracterizou-se por várias disputas estratégicas e conflitos indirectos entre os Estados Unidos da América e a URSS, tendo a República Popular da China mantido nas décadas de 70 e 80 uma “aliança de conveniência” com os EUA contra os comunistas soviéticos. Os acontecimentos que actualmente estamos a viver na Ucrânia e dos quais ainda não sabemos qual será o desfecho, alertam-nos para a necessidade imperiosa da quebra dos grilhões da mentalidade da Guerra Fria e a consolidação de relações internacionais assentes no equilíbrio de regras e regulamentos entre as grandes potências e os países das suas esferas de influência. Pena é que a Organização das Nações Unidas (ONU) tenha há muito perdido as capacidades objectivas para que foi criada em 1945, ou seja, “facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento económico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial”.


«David Ribeiro» no Facebook >> {#emotions_dlg.away} 13h00 - Ao contrário do que ouvi há pouco da boca do jornalista enviado pela RTP a Kiev - José Rodrigues dos Santos - a resolução do “imbróglio” que está a viver-se na Ucrânia tem muito mais a ver com as bases navais russas do Mar Negro e dos pipelines de gás natural que abastecem vários países europeus, do que da vontade e/ou escolha do Povo ucraniano. E quem pensar o contrário está a ser naïf.

«José Camilo» no Facbook >> O José Rodrigues dos Santos em Kiev? Para quê? Lá estão a esbanjar o nosso dinheiro....

David Ribeiro» no Facebook >> Tem razão, amigo José Camilo... Bastava uma pequena visita aos "sites online" dos mais importantes meios de comunicação do "Ocidente" para termos conhecimento do mesmo.

«José Camilo» no Facebook >> Entretanto as instalações do Porto estão ao abandono.

«David Ribeiro» no Facebook >> Pois é, amigo José Camilo... Os "senhores do Terreiro do Paço" nunca irão admitir que no Monte da Virgem há gente capaz de fazer boa TELEVISÃO.

«António Alves» no Facebook >> A narrativa do povo heróico em luta pela liberdade dá jeito. A propósito, o que é o povo ucraniano? Os que falam russo e ucraniano ou os que falam ucraniano e russo?

«David Ribeiro» no Facebook >> A União Europeia, Os EUA e a Rússia de Putin estão-se cagando (desculpe lá a brejeirice, amigo António Alves) para os Ucranianos, sejam eles os que falam russo e ucraniano ou os que falam ucraniano e russo. O importante são as bases navais do Mar Negro e os pipelines do gás natural.

«António Alves» no Facebook >> Sim, no geral. No caso da Rússia há também a história. Kiev é o Kosovo da Rússia ou, na nossa analogia, a sua Guimarães.

«David Ribeiro» no Facebook >> Isso já não conta para nada... nem na Rússia nem em Portugal

«António Alves» no Facebook >> Engano seu. Conta e muito. Há coisas, heranças culturais, afinidades e até ressentimentos que ressurgem séculos depois. A cultura é como a cor dos olhos: herda-se. A merda que vemos no mundo e na economia deve-se muito à proverbial falta de sensibilidade para as "humanidades" das novas elites dirigentes para quem coisas como História, Antropologia, Sociologia e Filosofia "não servem para as empresas e para os negócios".

«David Ribeiro» no Facebook >> ..e onde e quando é que essas coisas - culturais, afinidades e até ressentimentos - aconteceram? O importante é, infelizmente, unicamente isto:

 «António Alves» no Facebook >> Aconteceu recentemente nos Balcãs e no Kosovo.

«Jorge Veiga» no Facebook >> Alguém se esqueceu do que aconteceu no Irão, no Iraque, em Timor, etc, etc. Onde há petróleo, há interesseiros...



Publicado por Tovi às 08:56
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Agosto 2021
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Posts recentes

Fernando Pimenta Medalha ...

Boavista 2 - 0 Portimonen...

Patrícia Mamona é Medalha...

Ser, ou não ser, um Enófi...

Assembleia Municipal do P...

Resultados preliminares d...

Falcões que nasceram no e...

João Aguiar é candidato à...

Marítimo 0 - 1 Boavista

Morreu Otelo Saraiva de C...

Só para os amantes do clu...

Autárquicas no Porto

Do lodaçal para o lamaçal

Vandalismo no Parque da P...

Assembleia Municipal do P...

PS a descer... Bloco e Ch...

Popularidade de Marcelo e...

Da série "Certificado ou ...

Primeira sondagem para as...

Se regarem os cravos este...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus