Para já e ao que consta, a Verkhovna Rada (parlamento ucranianao) demitiu vários ministros e o chefe do Fundo de Propriedade do Estado no dia de ontem (4.ª feira 4set2024] e fará nomeações nesta quinta-feira. Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, foi demitido (ou demitiu-se) conforme informações de fontes no Gabinete do Presidente, divulgadas ontem pela Ukrainska Pravda. De acordo com essas fontes, a substituição de Kuleba estava em andamento. O vice-ministro das Relações Exteriores Andrii Sybiha, é o candidato mais provável de assumir o cargo. Também no dia de ontem os ministros da Justiça, das indústrias estratégicas e do meio ambiente da Ucrânia enviaram cartas de renúncia à Verkhovna Rada. E Zelensky demitiu Rostislav Shurma do cargo de vice-chefe do seu Gabinete da Presidência.
Divergência entre as elites de Kiev
Desde fevereiro de 2022, aquando do início da “Operação Militar Especial na Ucrânia" pelas tropas de Putin, que a popularidade de Volodymyr Zelensky como presidente ucraniano era praticamente total e incontestável, com a exceção das regiões separatistas do Donbass, no leste da Ucrânia. Mas com o evoluir do conflito durante mais de dois anos a situação veio alterar-se, não só nos países aliados de Kiev, como também dentro da própria Ucrânia. Ainda será cedo para a queda de Zelensky, mas a iminente saída de praticamente todo o seu governo não augura nada de bom.
João Fernandes - A alegria dos putinista tugas é indisfarcavel
David Ribeiro - E o que é que aquilo que eu escrevi tem a ver com "alegria dos putinistas tugas", João Fernandes?
Rui Lima - David Ribeiro tem toda a razão, embora as situações sejam completamente diferentes em Israel está a acontecer exatamente o mesmo. Queda do governo de Netanyahu iminente. Se a situação vai melhorar ou piorar não arrisco comentar. Daqueles lados é de esperar o pior de parte a parte.
Raul Vaz Osorio - O Churchill salvou o Reino Unido na guerra, mas perdeu as eleições logo a seguir. É óbvio que a popularidade de qualquer governante de um país em guerra vai diminuindo de forma inversamente proporcional à duração da mesma. Anunciá-lo é informação, fazê-lo desta forma em jeito de "eu bem te disse" é mera propaganda.
David Ribeiro - Lá está o Raul Vaz Osorio a confundir "realidade" com "propaganda".
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro não estou a confundir nada, apenas a analizar atitudes. A sua é inequívoca, só continuo é a não conseguir compreender o porquê.
Jorge Veiga - Não há divergências entre as elites de Mocba...
David Ribeiro - Claro que as há, Jorge Veiga... mas o que é que isso tem a ver com a situação política atual em Kiev?
Jorge Veiga - David Ribeiro a mesma que existe em Mocba... A tal actividade militar especial.
Jose Antonio M Macedo - Decisão correta por parte da Polónia e dos seus aliados: NATO-member Poland has scrambled aircraft as Russia launched air strikes on Ukraine‘s western city of Lviv close to its border. Polish and “allied” aircraft were scrambled overnight on Tuesday as Russia launched a major attack on Lviv, according to Reuters news agency. It was the third time in eight days that the NATO member’s defences had been activated since Russia stepped up its bombardment across Ukraine.
David Ribeiro - Pergunto-lhe, Jose Antonio M Macedo, o que já aqui perguntei a outros: O que é que isto tem a ver com a situação política atual que se vive em Kiev?
Jose Antonio M Macedo - David Ribeiro Pretendia demonstrar que, na minha opinião, a remodelação governamental na Ucrânia não irá ditar o recuo da Rússia, a rendição da Ucrânia e muito menos uma cada vez maior intervenção direta dos aliados europeus sempre que necessária, a qual será cada vez mais frequente e próxima do território ucraniano. Aliás, penso que será inevitável um conflito direto entre a Rússia e a NATO, o qual já poderia ter sido despoletado aquando da queda de material militar russo na Roménia ou Polónia e só não o foi por razões de prudência.
David Ribeiro - A prudência, Jose Antonio M Macedo, não só evitará uma guerra nuclerar como dificilmente colocará botas da NATO em solo russo. Ficar-se-á por fornecimento de armas e munições [que num futuro os ucranianos pagarão a preço do ouro] mas mesmo isto dependerá dos resultados das eleições que brevemente teremos nos EUA e em vários países da UE.
Jose Antonio M Macedo - David Ribeiro Penso que uma guerra nuclear estará fora de questão a não ser wue os próprios russo queiram ficar também eles contaminados.
Jorge Saraiva - Ainda... Isso é que é vontade!
Jose Pinto Pais - Muito gosta o David Ribeiro de publicar estas coisas. Curiosamente as suas fontes nunca se referem a identicas relativas ao Putin, ao assassio diario que o Putin faz diariamente na Ucrania a atacar alvos civis e a matar civis, contrariamente ao que a Ucrania faz na Russia. Enfim costelas não se discutem. Ja agora so os ucranianos vao pagar o armamento a preco de ouro? Do outro lado vao pagar a preco de lata?
David Ribeiro - Jose Pinto Pais, "do outro lado" já estão a pagar em petróleo e gás, que são coisas que não lhes faltam.
Rui Lima - Eu comentei várias vezes que se e quando a Rússia entender que deveria atacar Kiev e não se limitar aos territórios que pretende anexar a situação iria mudar radicalmente. Aí está a resposta á entrada do exército ucraniano na Rússia. Lamento muito mas contra factos não há argumentos. O pior seria o Ocidente entrar declaramento em conflito com a Rússia. Até aqui tem fornecido material militar e ajuda financeira, como as partes não chegam a um entendimento começa a situação interna na Ucrânia a degradar-se. A corrente quebra sempre pelo elo mais fraco. Espero que com este meu comportamento não pensem que sou apoiante do governo de Putin. Quem quiser que continue a escutar as histórias de alguns comentadeiros. As realidades são muito diferentes.
Jose Antonio M Macedo - Rui Lima Para momentos extraordinários, respostas extraordinárias: a entrada declarada de alguns países da NATO do leste europeu em guerra com a Rússia e por arrasto o resto da Europa e do denominado Ocidente alargado. Parece-me ser a situação mais realista a médio prazo, quer se goste ou não. Porque a Rússia representa cada vez mais uma ameaça à Europa. Alguns indicadores já publicados no dia de hoje: German army activates air-defence system, citing Russia threat. Germany's military put a first Iris-T air-defence system into service on its own soil Wednesday having delivered several of them to war-torn Ukraine to intercept Russian rockets, drones and missiles.
Rui Lima - Essa (solução) seria trágica para a Europa e para o Mundo.
Zelensky sobre mudanças no Gabinete de Ministros
"Não posso prever o que os ministros farão após a sua demissão" disse Zelensky sobre as mudanças no Gabinete de Ministros, durante uma conversa com a imprensa e na presença do primeiro-ministro irlandês Simon Harris. "Hoje precisamos de novas energias, e estes passos estão relacionados com o fortalecimento do nosso estado em várias direções. E a política e a diplomacia internacionais não são exceção. Hoje não posso prever o que exatamente este ou aquele ministro fará. Haverá respostas quando determinadas posições lhes forem oferecidas. É muito cedo para falar sobre isso agora”, acrescentou o presidente ucraniano.
Tiago Silva - Cinco publicações seguidas pró Rússia… cá está a isenção do meu amigo…
David Ribeiro - Não são pró-rússia nem pró-ucrânia, Tiago Silva, é unicamente a realidade atual no conflito do Leste da Ucrânia.
Jorge Veiga - David Ribeiro pró Rússia. Tentamos fintar quem?
Jose Pinto Pais - Mais arroz ?
Raul Vaz Osorio - David, tem todo o direito de ter as suas opiniões e de publicar o que muito bem entender. Não tente é, por favor, fingir uma isenção que claramente não tem. Respeito inteiramente a sua posição pró-russa, mesmo que não a entenda, mas gostaria que a assumisse sem hipocrisias e sem nos tentar fazer passar por tontos. Um abraço
David Ribeiro - Raul Vaz Osorio, nunca foi minha intenção "fazer passar por tontos" quem quer que seja, mas sim dar a conhecer aquilo que me parece estar a ser "esquecido" por a mídia do chamado "Ocidente Alargado". É verdade que dos dois lados da barricada há "propaganda", mas só com a mais alargada informação poderemos chegar à proximidade da verdade. É nisso que estou interessado... e cada um que tire as suas conclusões.
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro expressei-me mal, não quis sugerir que fosse sua intenção fazer-nos passar por tontos, mas que isso decorre da sua alegada "isenção" que a mais ninguém parece isenta. Podemos estar enganados, mas também é possível e mais provável que o David se esteja a enganar a si próprio, não?
Jorge Veiga - O que me espanta, é haver propaganda do "Ocidente Alargado" e não ver nada mencionado por causa da propaganda do "Oriente (entenda-se Rússia) Alargada. Faz-me confusão haver quem defenda um regime que invade um país com uma desculpa esfarrapada.
David Ribeiro - Caríssimo Raul Vaz Osorio, não devo estar enganado, nem a enganar-me, até porque a minha experiência de vida no que a estes dois povos - ucranianos e russos - diz respeito, seja em cultura, história ou em filosofia de vida, é suficiente para saber o que deles se pode esperar. Há realmente uma grande diferença entre eles, numas coisas para o bem e noutras para o mal, mas para mim o grande problema é quem atualmente os governa. Como diz o povo, de março a abril...
David Ribeiro - Jorge Veiga, a "propaganda do Oriente (entende-se Rússia) Alargada" há muito que foi bloqueada cá pelo Ocidente. Só com muito malabarismo se consegue lá chegar.
Jorge Veiga - David Ribeiro Foi nada. Completamente a ver tudo ao espelho...Lamento!
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro não, não foi.
The Kyiv Independent - 4set2024
Assim de repente e fazendo fé no que diz o 'Kyiv Independent', parece que não vai haver grande mudança no poder ucraniano.
David Arakhamia, chefe do partido 'Servo do Povo', anunciou nove candidatos para novos cargos ministeriais na Ucrânia como parte de uma ampla reformulação do governo. A lista precisa da aprovação do parlamento. Andrii Sybiha, atual vice-chefe do gabinete presidencial, é indicado para o ministério dos Negócios Estrangeiros. Olha Stefanishyna pode assumir o ministério da Justiça, mantendo a sua função como vice-primeira-ministra para Integração Europeia. Svitlana Hrynchuk, atual vice-ministra da Energia, é proposta para ministra da Ecologia. Outros candidatos incluem Vitalii Koval para o ministério da Agricultura, Oleksandr Kamyshin para o gabinete presidencial, e Herman Smetanin para a Indústria de Defesa. Natalia Kalmykova pode liderar o ministério dos Veteranos, Matvii Bidnyi o ministério da Juventude e Desportos, e Mykola Tochytskyi o ministério da Cultura. Oleksii Kuleba é cogitado para o ministério de Desenvolvimento de Comunidades e Territórios, e Iryna Vereshchuk pode tornar-se vice-chefe do gabinete presidencial.
Raul Vaz Osorio - Ou seja, too much ado about nothing como diria o bardo
David Ribeiro - Para mim são todos ilustres desconhecidos, embora sem sucesso tenha tentado na NET saber algo mais sobre estes que agora vão tentar governar a Ucrânia. Mas o que me foi dado perceber é que são da confiança de Zelensky.
Jose Pinto Pais - David Ribeiro Ainda bem ... só faltava se fossem da Confiança do Putin
Hugo Da Nóbrega Dias - O Zelensky, esse ilustre conhecido.
Tiago Silva - E viva Putin…
Jorge Veiga - do que ouvi alguns eramos nºs 2 que passaram a 1ºs. Havia ministros a desempenhar o cargo h´3, 4 e 5 anos. Também precisam de férias, não?
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)