Hoje e amanhã os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) estão em greve pela defesa da empresa pública, ameaçada pelo processo de subconcessão, e contra a degradação do serviço actualmente prestado. E como não queremos que estes dias sejam os primeiros dos últimos dias de uma empresa com 141 anos de história ao serviço das populações, está na hora de todos os cidadãos do Grande Porto se colocarem ao lado destes trabalhadores nesta luta, pois não há dúvidas que os senhores do Terreiro do Paço preparam-se para acabar com a STCP.
Comentários no Facebook
«Elisabete Loureiro» >> Não quero nem imaginar uma coisa dessas... para além de prejudicar gravemente os utentes desta rede de transportes que serve o Distrito do Porto, tenho uma grande ligação à esta empresa, o meu falecido pai começou a trabalhar para a Carris (denominação social na altura) com 17 anos e acabou lá a carreira dele!
«David Ribeiro» >> Ai de quem tente acabar com a STCP... O Povo do Grande Porto virá seguramente para a rua e as consequências poderão ser do tipo da revolta da Maria da Fonte.
«Elisabete Loureiro» >> Contem comigo, carago!
«Joaquim Leal» >> Óh amigo David Ribeiro, a CM do Porto não estava na corrida para ficar com os stcp?
«Raul Vaz Osorio» >> O que me parece intolerável é que seja um qualquer gabinete lisboeta, subordinado a interesses lisboetas, a tomar decisões estratégicas sobre um assunto que interessa apenas ao Porto e à sua área metropolitana. É mais grave quando tudo é feito ignorando ostensivamente os contributos das câmaras municipais e outras forças vivas da região. E depois chamam-me radical quando peço independência?
«David Ribeiro» >> Pois estava, amigo Joaquim Leal... Mas os senhores do Terreiro do Paço "armadilharam" de tal maneira o caderno de encargos que tornaram inviável a candidatura da C.M.Porto, atendendo que se pretendia manter uma empresa condígna e ao serviço das populações do Grande Porto. Ver aqui posição de Rui Moreira sobre este assunto - Rui Moreira pediu audiência ao Primeiro-Ministro. Na próxima terça-feira termina o prazo para a entrega de propostas ao concurso público a decorrer para a subconcessão da STCP e até estou para ver quem é que vai concorrer. Cheira-me que vamos ter "mouros" a tentarem vir tramar-nos a vidinha. Este concurso para a subconcessão do Metro e da STCP originou 2.200 pedidos de esclarecimento por parte dos potenciais concorrentes, o que por si só demonstra a “qualidade” dos senhores do Terreiro do Paço ao fazerem este caderno de encargos, que tinha um erro de cálculo, referente ao valor da retribuição da subconcessão, que se prendia com o facto de a componente fixa da remuneração de referência ter sido calculada de acordo com os quilómetros totais e não com os quilómetros comerciais, os que efetivamente servem de base às remunerações. Segundo consta o Grupo Barraqueiro não irá participar no concurso para as subconcessões dos transportes públicos do Porto por considerar que "os proveitos para o futuro subconcessionário não chegam para cobrir os custos operacionais", resultando em "prejuízo direto".
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)