Eu sou associado da "Associação Cívica Porto o nosso Movimento" desde a primeira hora, tenho as quotas em dia e NUNCA ouvi falar disto. Mas não devo andar longe da verdade ao afirmar que deverão ser aqueles que numa assembleia geral de "Porto o nosso Movimento" apoiaram por unanimidade e aclamação uma Recomendação sobre as Autárquicas'2025 e depois roeram a corda e foram apoiar a candidatura de Pedro Duarte.
29nov2024 - Recomendação sobre as Autárquicas'2025
Nuno Solla Lacerda - O que foi decidido na reunião foi mandatar o presidente “para criar as condições de candidatura deste movimento independente aos órgãos autárquicos do Porto, apresentando um projeto para a cidade e estabelecendo conversações com todos aqueles que se revejam numa proposta de gestão independente da cidade.” Em nenhum momento foi decidido, discutido ou sequer colocado em cima da mesa a escolha de um candidato. Estive presente e sei exatamente o que foi votado e discutido.
David Ribeiro - Nuno Solla Lacerda, eu também estive lá e o que foi aprovado foi exatamente isso. E então porque é que foram apoiar outra candidatura?
Nuno Solla Lacerda - David Ribeiro sei que esteve e até estivemos um pouco à conversa. Por isso ambos sabemos como foi apresentada a RECOMENDAÇÃO, a forma como foi discutida , e que não estava em cima da mesa ( à data ) nenhum nome. Acho que o texto da RECOMENDAÇÃO que foi aprovado por unanimidade, em nós os dois também nos incluímos , é auto explicativo.
David Ribeiro - Pois para mim, Nuno Solla Lacerda, não restam dúvidas do que foi votado e quem não esteve presente é só ler o documento em questão. Incompreensível é a atitude de muitos que lá estiverm e votaram a Recomendação e depois foram apoiar a candidatura de Pedro Duarte.
Nuno Solla Lacerda - David Ribeiro podemos ficar horas a discutir a interpretação de um texto de português, que eu até o acho bastante claro e esclarecedor. Mas perante este ping pong de argumentações resolvi entregar essa tarefa de interpretação ao ChatGPT que conclui do seguinte modo:
Esclarecimento: O que foi votado não implica o fim do movimento com a saída de Rui Moreira. Pelo contrário, o texto afirma com clareza que o movimento tem continuidade para além deste mandato. O que se aprovou foi simplesmente mandatar o atual presidente, Filipe Araújo, para começar a preparar o terreno para uma candidatura independente — sem que tenha sido discutido ou decidido qualquer nome como candidato.
Portanto: Rui Moreira já não é o presidente;
Não foi votado nenhum candidato;
A deliberação teve como objetivo dar continuidade ao movimento e não encerrá-lo.
David Ribeiro - Mas então diga lá, meu amigo Nuno Solla Lacerda, qual o motivo porque alguns dos que tinham votado para "mandatar o atual presidente, Filipe Araújo, para começar a preparar o terreno para uma candidatura independente" foram apoiar uma outra candidatura. É isso que me espanta.
Nuno Solla Lacerda - David Ribeiro Penso que o que ficou a faltar por parte do Movimento foi dar seguimento à reunião onde foi votada a recomendação e abrir a discussão de forma a entrarem propostas de potenciais candidatos que pudessem ser escolhidos e eleitos dentro do próprio movimento. Note que à data nem o Filipe Araújo era ainda candidato portanto não poderíamos ter votado em quem não se apresentou como candidato. Deveria ter sido algo mais claro e transparente que ficaria esclarecido numa 2.ª reunião. Isso é que é democracia. Pela minha parte lastimo que desta forma se perca o legado do Rui Moreira / Filipe Araújo.
David Ribeiro - Nuno Solla Lacerda, as negociações/conversações para se encontrar um candidato existiram, mas, como é óbvio, não foram públicas.
Nuno Solla Lacerda - David Ribeiro se o que afirma é verdade, então isso é ainda mais grave é e só reforça o que eu disse anteriormente. O Porto é que vai sair a perder com este folhetim.
Manuel Alves - Isto é que é, ser independente? Apoiar o militante do PSD. ...
Gonçalo Moreira - Mas este documento não é emitido por uma outra associação que convida os membros da “Porto o Nosso Movimento” a juntarem-se à sua causa?
David Ribeiro - É isso mesmo, Gonçalo Moreira. Mas tudo leva a crer que são os mesmos que tinham aprovado por unanimidade e aclamação uma Recomendação na "Associação Porto o nosso Movimento" e depois foram apoiar a candidatura de Pedro Duarte, fazendo agora este "apelo".
Gonçalo Moreira - David Ribeiro pois. Não faço ideia de quem sejam, mas o modo como por aqui se escreve da a entender que seja a direção da Porto Nosso Movimento que fez este texto. Fica pouco claro e soa acusatório.
David Ribeiro - Gonçalo Moreira, é só ler com atenção e vê-se logo que vem da candidatura de Pedro Duarte.
Jorge Ferreira Marvão - Ao longo dos anos, reconheci o trabalho, competência, do vereador do Ambiente. Não sendo do Movimento, mas tendo votado em Rui Moreira nos dois últimos mandatos, pelo que fui lendo, o Movimento deixou de o ser a partir da altura em que Rui Moreira saiu, passando a presidência para Filipe Araújo. Nada a opor. Lamento o súbito surgimento de tantos candidatos à presidente da CMP, tanto mais que sem partidos não haveria democracia.
José Lachado - Documento para assinar para "alguém" ser o tutor do Movimento. Quiçá uma "negociata" camuflada com o PSD.
Teresa Dias - José Lachado é claro como água.
TóMané Alves da Silva - É vergonhoso este comunicado. Percebe-se à légua a independência desta gente!. Sou sócio do movimento e ainda não decidi em quem votar pois aguardo que as candidaturas digam ao que vêm. No entanto admiro profundamente a coragem do Filipe Araujo nesta tomada de posição perante os ratos que agora abandonam o barco! Assim se reconhece o caráter.
Celio Alves - Neste momento sei de 3 candiaturas independentes, Filipe Araújo, António Araújo e Nuno Cardoso. Tapete estendido para Pedro Duarte. Sei, ainda, de quem está na junta e psicou o olho ao PS....
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)