O grande vencedor da Crufts, a maior e mais importante exposição canina a nível mundial, foi uma cadela da raça Terrier Escocês.
Esta exposição que teve lugar em Birmingham no passado fim-de-semana, ficou tristemente assinalada com a morte por envenenamento de um dos cães em competição, um Setter Irlandês, ao que se especula vítima de criadores rivais. A BBC noticiou que a polícia continua as investigações e já informou ter a autópsia revelado pedaços de carne envenenada no estômago do animal.
Comentários no Facebook
«Isabel Alves» >> Criadores rivais? O mais provável é terem sido os maluquinhos dos "defensores" dos animais
«António Lopes» >> A maldade humana não escolhe lugares. A inveja é intrínseca ao ser-humano. Admito que não conheço o evento mas caro David Ribeiro, deve ser um evento onde o status de um animal e dos seus criadores se elevam fortemente com um lugar no pódio, não? E com o dinheiro ganho através da criação com os campeões? Muito dinheiro envolvido presumo eu!
«Gonçalo Graça Moura» >> Não conheço ninguém que tenha enriquecido a criar cães...
«Isabel Alves» >> Como alguém dizia "Se queres ser rico criando cães trata de arranjar fortuna ANTES de começar a criar"
«David Ribeiro» >> Sim, há quem ganha dinheiro com a criação de cães, caro António Lopes, mas não é seguramente em Portugal.
«António Lopes» >> Está a falar com um leigo na matéria. Fiz uma pergunta, pergunta essa realizada com total sinceridade, gostava de receber uma resposta ao mesmo nível.
«Gonçalo Graça Moura» >> E foi respondida com senceridade por 3 pessoas cada uma com um envolvimento de mais de 20 anos na canicultura...
«António Lopes» >> Obrigado caro David Ribeiro pela sua resposta sem qualquer tipo de ironia. Claramente que é lá fora onde o dinheiro se move.
«David Ribeiro» >> Têm aqui o testemunho de uma das criadoras portuguesas mais premiada - Isabel Alves com Cão de Água Português - e se ela vivesse dos cães que até hoje criou já tinha morrido de fome.
«Isabel Alves» >> Está-se a referir à Isabel Santos E, sim, já todos teríamos morrido de fome se dependessemos dos cães. É que o pessoal tem muita veia para contabilidade - mas só vê os créditos e nunca os débitos. Uma ida à Crufts, partindo do velho continente, não fica por menos de 1000 euros (contas por baixo) ...
«António Lopes» >> Foi-me dado uma resposta com conteúdo por parte do David Ribeiro.Respostas onde a minha ignorância é salientada é desnecessária visto que eu próprio procurei adquirir uma resposta mais concreta
«David Ribeiro» >> Sim, claro que a criadora de Cão de Água Português é a Isabel Santos, foi erro meu... mas a minha querida amiga Isabel Alves também nunca ficou rica a criar Bobtails.
«Isabel Alves» >> Pois não. É que, ao contrário do que o pessoal pensa, ganha mais dinheiro quem os vende barato, porque também não tem despesas nenhumas (é a tal história do lucro ser = receitas - despesas e o pessoal gostar só de olhar para as receitas ...)
«António Lopes» >> Obrigado pelas suas respostas cara Isabel Alves, respostas com conteúdo e que acabam com a ignorância. Sei que em Portugal para se realizar dinheiro de uma forma mais profissional com alguns negócios é muito complicado. Assim como nas vendas de produtos agro-alimentares existem aquilo que são chamados de paraquedistas, na criação de cães deverá existir muitos trafulhas.
«Isabel Alves» >> Trafulhas e gente que cruza o cãozinho da casa (seja ele qual for) com a cadelinha da casa (também ela uma qualquer), ninhada atrás de ninhada
«David Ribeiro» >> Sim... porque há quem tenha em casa e sem quaisquer condições, autenticas "fábricas" de cachorros. Eu faço inspeções de ninhadas e já vi, poucas felizmente, coisas muito más.
«João Barbosa» >> FDP
«PortoRio Setter» >> Bom dia...o mito de q os criadores serios ganham dinheiro faz-me sorrir e intervir resumindo o tema ao q acima alguém referiu. ie, q tenha fortuna para se dedicar a tal... no caso mencionado no post pelo David e conhecendo o "Jagger"(Thendara Satisfacion) ,os seus donos e criadores o meu primeiro pensamento foi de que sendo o "Dog show world" fértil em intrigas, invejas, boatos e outros adjectivos menos próprios, de q o mesmo inocentemente fosse vitima das tristes humanas formas de eliminar os obstáculos entre competidores. o afixo Thendara (nome dos cães do criador Jeremy e Marita Bott,uk) é famoso e de grande qualidade(inclusive parte da base genetica dos meus Setter) e sempre potenciais candidatos a alcancar o almejado Bob (best of breed) nas grandes expo caninas (como foi o caso tb nesta Crufts2015 pelo Thendara pot nodlle)... no entanto, tendo noticia de q outros 2 cães presentes (de outras raças) tb foram envenenados fiquei a reflectir nas razoes do triste acontecimento... q a não ser personalizado deixa uma pergunta... quem anda a envenenar inocentes e porquê numa exposição q existe desde 1860 e referencial para todos os canicultores ?
«Paulo Leonardo» >> So para desanuviar vou vos dizer que somos riquissimos na criação de cães. Só que não é monetariamente. E pessoalmente até é preferivel assim os elementos do objectivo do lucro facil são filtrados e saltam fora porque não é rentável.
«Isabel Branco Martins» >> HORRÍVEL
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)