O futuro político de João Galamba sairá da reunião que está esta manhã a decorrer com o Primeiro-Ministro... mas o facto do Presidente da República ter dito a António Costa que o Ministro das Infraestruturas não tem condições para continuar (segundo notícia do Expresso) vai criar um braço de ferro entre órgãos de soberania.
Isabel Sousa Braga - AC está a fazer tudo para MRS convocar eleições
Guilherme Lickfold - Isabel Sousa Braga Nesta altura não me parece, o mais certo é perder as eleições.
Isabel Sousa Braga - Guilherme Lickfold cria outra geringonça, acaba com a contestação dos sindicatos nas ruas e esvazia o PSD para o Chega. Esqueçam o Montenegro é péssimo.
Guilherme Lickfold - Isabel Sousa Braga Geringonça com quem nesta altura? Com o Bloco e PCP não me parece que seja possível fazer outra.
Isabel Sousa Braga - Guilherme Lickfold já acredito em tudo
Guilherme Lickfold - Isabel Sousa Braga já somos dois… acho difícil mas também já acredito em tudo.
Júlio Gouveia - Guilherme Lickfold nesta altura segundo as projeções essa geringonça não teria maioria por isso não resolvia nada
Jaime Ribeiro - Será difícil de perceber que a causa do problema Galamba, não está no Galamba ... Oh... Bailhamedeus!...
Paulo Teixeira - David Ribeiro gabo te a paciência. Olha eu pago o que tiver a pagar para viver cá. Já nem quero saber
11h31 - João Galamba já saiu de São Bento. Terminou a reunião, que durou cerca de uma hora.
11h50 - O primeiro-ministro cancelou a agenda desta tarde, onde deveria marcar presença numa conferência sobre o centenário de Francisco Salgado Zenha, na Escola de Direito da Universidade do Minho. António Costa estaria no painel de encerramento da conferência, pelas 17h, mas a Universidade deu agora nota da mudança de programa.
13h30 - Marcelo Rebelo de Sousa desmarcou todos os compromissos da sua agenda para esta terça-feira à tarde e está em Belém, onde aguarda a presença do primeiro-ministro lhe comunique o resultado da reunião em São Bento.
16h51 - O primeiro-ministro já está a caminho de Belém para reunir com o Presidente da República. Reunião marcada para as 17h00.
17h08 - O primeiro-ministro já está em Belém para reunir com o Presidente da República, depois de António Costa ter reunido o núcleo duro da coordenação política em São Bento. Primeiro reuniu com João Galamba, depois chamou os ministros que fazem parte da coordenação (Mariana Vieira da Silva, Fernando Medina, Duarte Cordeiro, Pedro Adão e Silva, Ana Catarina Mendes e o secretário de Estado adjunto António Mendonça Mendes) e agora reúne com o Presidente da República.
18h46 - António Costa já saiu do Palácio de Belém. Saiu ao telefone e acompanhado do chefe de gabinete, Vítor Escária.
19h28 - O Presidente da República saiu do Palácio de Belém e continua sem haver sinal das conclusões da reunião.
GALAMBA DEMITE-SE - Comunicado oficial do ex-ministro
Comunico que apresentei, agora mesmo, o meu pedido de demissão ao Senhor Primeiro-Ministro.
No atual quadro de perceção criado na opinião pública, apresento o meu pedido de demissão em prol da necessária tranquilidade institucional, valores pelos quais sempre pautei o meu comportamento e ação pública enquanto membro do Governo.
Numa altura em que o ruído se sobrepõe aos factos, à verdade e à essência da governação, é fulcral reafirmar que esta Área Governativa, que me orgulho de ter liderado, nunca procurou ocultar qualquer facto ou documento.
Demito-me apesar de em momento algum ter agido em desconformidade com a lei ou contra o interesse público que sempre promovi e defendi na minha atuação enquanto governante, tal como foi, detalhada e publicamente, reconhecido pelo Senhor Primeiro-Ministro.
Reitero todos os factos que apresentei em conferência de imprensa sobre os acontecimentos ocorridos e reafirmo que sempre entreguei à Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP toda a documentação de que dispunha.
Considero que a preservação da dignidade e a imagem das instituições é um bem essencial que importa salvaguardar, tal como a minha dignidade, a da minha família e a das pessoas que comigo trabalharam no Gabinete e que foram nestes últimos dias gravemente afetadas.
Agradeço ao Senhor Primeiro-Ministro a honra de me ter permitido participar no seu Governo e agradeço ao Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas e ao meu Gabinete todo o trabalho e dedicação que colocaram ao serviço do interesse público.
Por fim, apresento as minhas desculpas à minha Chefe do Gabinete e às minhas assessoras de imprensa que mesmo sob agressão tudo fizeram para proteger os interesses do Estado e que viram, nestes últimos dias e de modo insustentável num Estado de Direito, a sua dignidade afetada.
ANTÓNIO COSTA NÃO ACEITA A DEMISSÃO DE GALAMBA
O primeiro-ministro diz que “em consciência” não pode aceitar a demissão do seu ministro das Infraestruturas porque, disse: “Não tenho nenhum indício que procurou ocultar” informações e, antes pelo contrário, “foi o ministro quem disponibilizou essa informação à comissão de inquérito”. Questionado sobre a estabilidade e aquilo que pode ser a decisão do Presidente da República, diz que “esse é um poder exclusivo do senhor Presidente da República” e que aceitará “qualquer decisão que seja a do senhor Presidente”.
NOTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O Ministro das Infraestruturas apresentou hoje o seu pedido de demissão, invocando razões de peso relacionadas com a percepção dos cidadãos quanto às instituições políticas.
O Primeiro-Ministro, a quem compete submeter esse pedido ao Presidente da República, entendeu não o fazer, por uma questão de consciência, apesar da situação que considerou deplorável.
O Presidente da República, que não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do Primeiro-Ministro, discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à percepção deles resultante por parte dos Portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)