O “Porto, o Nosso Movimento” vai ter uma candidatura à Câmara do Porto, mesmo se não conseguir o apoio do PSD, CDS/PP e IL. A abertura ao diálogo permanece e os "independentes" não desistem de liderarem a lista
Revista de Imprensa - Executive Digest em 24fev2025
Filipe Araújo, atual vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, decidiu manter a sua candidatura à liderança do município, mesmo sem o apoio do presidente Rui Moreira e do movimento cívico que o elegeu nos últimos três mandatos. Após um período de incerteza, em que ponderou recuar, Araújo concluiu que abandonar a corrida agora equivaleria a “sair pela porta do fundo”. Segundo fonte próxima do autarca, citada pelo Diário de Notícias, esta candidatura tem vindo a ser preparada “há três anos e meio, meticulosamente”, o que, na sua perspetiva, inviabiliza qualquer recuo nesta fase.
Sem o respaldo de Moreira, Filipe Araújo enfrenta dois cenários: avançar isolado ou aceitar o convite do PSD para integrar as listas do partido, lideradas por Pedro Duarte. Luís Montenegro, líder social-democrata, já tinha informado Araújo há cerca de um mês que o partido avançaria com um candidato próprio, ainda antes de garantir o compromisso de Duarte. Inicialmente, Montenegro ambicionava uma coligação alargada, incluindo o CDS, a Iniciativa Liberal e o próprio Araújo como representante dos apoiantes de Rui Moreira. No entanto, o afastamento de Araújo do movimento cívico que o trouxe à política dificultou essa estratégia.
A posição de Filipe Araújo pode revelar-se decisiva no próximo ato eleitoral. As sondagens de que o PSD dispõe indicam que o autarca valerá entre 5% e 8% dos votos, percentagem que pode ser determinante num cenário de grande fragmentação política, onde é improvável que qualquer candidato alcance uma maioria absoluta. Se eleito, Araújo poderá tornar-se um vereador-chave na composição do executivo municipal, com um papel central nas votações da câmara.
A desilusão com Rui Moreira é evidente entre os apoiantes de Filipe Araújo. “Três anos e meio a trabalhar para isto, com o incentivo constante” do presidente da câmara, recordam fontes próximas do candidato. No entanto, duas semanas depois de ter dado a entender que Araújo seria o seu sucessor, Moreira retirou-lhe o apoio, alterando radicalmente o rumo da sucessão. O atual presidente justificou esta posição alegando que qualquer candidatura de Araújo teria de surgir de um novo movimento de cidadãos, uma vez que o movimento que o elegeu se extingue automaticamente após cada eleição.
Moreira, eleito em 2021 pelo movimento “Rui Moreira: Aqui há Porto!”, com o apoio do CDS e da Iniciativa Liberal, celebrou posteriormente um acordo com o PSD para a governação da cidade. Agora, sustenta que a associação que serviu de base à sua liderança não é um partido político e, como tal, não pode continuar a concorrer a eleições. “O novo projeto do Filipe não se deve alicerçar numa associação que teve um propósito único: manter vivos os laços entre os apoiantes do nosso movimento e servir de respaldo à governação de que fizeste e fazes parte”, afirmou Moreira numa carta enviada ao seu vice-presidente.
Na resposta, também por carta tornada pública, Filipe Araújo expressou “perfeita concordância” com as palavras do presidente, mas não deixou de recordar “o incentivo constante” que recebeu para avançar com a candidatura. Até ao momento, Filipe Araújo não prestou declarações adicionais sobre a sua decisão final.
Júlio Gouveia - 5 a 8%? É melhor do que eu tinha vaticinado que era 10%
Celio Alves - David Ribeiro havia a pedra no sapato do CDS e assim, a tal cartinha, serviu para desvincular airosamente o partido do táxi. O IL, não sei..., mas não deixou de ter um candidato/presidente que se portou muito mal. Nós estamos nessa, apoiar independentes não há volta a dar. RM fica muito mal na fotografia. Ademais, não falamos só do município mas também das juntas de freguesia coisa que não pode, nem deve, ser hipotecada. devem os cidadão, livres e independentes ter nas mãos os destinos da sua rua, da sua freguesia do seu município e não nas mãos do clientelismo partidário.
Jorge Ferreira Marvão - Por que razão teimam, poucos, em dividir o centro direita? O Porto tem que prosseguir o trabalho de Rui Moreira e AD.
João Pedro Maia - O Filipe Araujo tem de perceber que infelizmente a população vota em função do naming/ exposição pública. Poucos querem saber do Excelente trabalho que tem sido feito.
Paulo Santos - Se o PSD avançar com Luís Filipe Menezes poderá ganhar a câmara, de outra forma o PS tem um candidato forte e ganhará. Independentes, não há uma figura que pareça combater os partidos, uma coisa foi o Rui Moreira com o apoio do Rui Rio (não do PSD) que concorreu com o LFM. A culpa também é de Rui Moreira que não deu espaço aos seus vereadores, foram 12 anos de Rui Moreira… sem espaço para uma segunda linha… isto paga-se
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)