"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Segunda-feira, 18 de Abril de 2022
Condecorar membros da JSN... quais?

16809933_r0RsW.jpeg

Nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril o Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar sete membros da Junta de Salvação Nacional. E aqueles que após os acontecimentos de 28 de Setembro de 1974, que culminaram na renúncia do general Spínola à Presidência, foram na altura designados e ingressaram na JSNP?… Como foi o caso do Tenente-coronel Nuno Manuel Guimarães Fisher Lopes Pires, oficial de engenharia que tive a honra de servir em Santa Margarida e que muito contribuiu para a minha formação político-social.

 

transferir.jpg

Fisher Lopes Pires teve uma carreira brilhante de Oficial de Engenharia. Além do Curso de “Combat Engineer” da Escola de Engenharia do Exército Americano na Europa (Alemanha), fez uma comissão de serviço na Índia (1958-1961) e duas em Angola (1963-1965 e 1970-1972).
Colocado como Alferes na Escola Prática de Engenharia em Tancos, em 1955, serviu, depois, no Batalhão de Engenharia 3 (Santa Margarida) e no Regimento de Engenharia 1, na Pontinha, onde, desde Novembro de 1973, exerceu funções como 2º Comandante.
Foi sucessivamente promovido a Tenente, em 1956; a Capitão, em 1957; a Major, em 1967 e a Tenente-Coronel, em 1972.
Professor da Academia Militar, onde estava colocado como Catedrático em 25 de Abril de 1974, envolveu-se ativamente na Conspiração dos Capitães, tendo participado, entre outras, na histórica reunião de Óbidos de 01 de Dezembro de 1973.
No dia 25 de Abril de 1974 esteve no Posto de Comando da Pontinha, atuando como Adjunto do Comando de Coordenação e Controle Operacional que dirigiu as movimentações militares.
No dia seguinte, coube-lhe a missão de acompanhar ao Aeroporto Marcelo caetano, Silva Cunha e Moreira Baptista.
A sua nomeação para a Junta de Salvação Nacional, em Outubro de 1974, faz com que seja graduado em Brigadeiro e passe a integrar, por inerência de funções, o Conselho de Estado e o Conselho dos Vinte.. No mesmo sentido, depois do 11 de Março de 1975, integrou o Conselho da Revolução.
Nomeado, a 27 de Março de 1975, para o desempenho das funções de Adjunto do CEMGFA com superintendência sobre a 5ª Divisão, Lopes Pires foi alvo de ampla contestação, sobretudo por parte dos sectores mais radicais dessa Divisão (Varela Gomes, Robin de Andrade e Ribeiro Simões).
Insatisfeito com o rumo dos acontecimentos, em Maio de 1975, Lopes Pires pedi a demissão dos cargos que ocupava (Adjunto do CEMGFA; membro do Conselho da Revolução e da Comissão de Descolonização) e a passagem à reserva.
Esta situação não o impediu Lopes Pires de manifestar publicamente o seu apoio ao chamado Documento dos Nove.
Desgraduado de General, passa à reserva em Julho de 1975. Em 1986, teve um breve regresso à vida pública ao ser mandatário da candidatura de Maria de Lourdes Pintasilgo à Presidência da República.
Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade em 1985, e manteve-se permanentemente coerente com os valores e ideais da Liberdade, da Democracia, da Justiça Social e da Paz, valores de Abril, que o levaram a transformar-se num dos expoentes máximos do M.F.A., que ele dignificou com a sua ação.

Rodrigo Falcão Moreira
O Tenente-Coronel Lopes Pires era amigo do meu Avô. Ouvi boas histórias / referências sobre ele.
David Ribeiro - Fisher Lopes Pires era um bom jogar de xadrez e na altura também eu o era. No primeiro jogo que disputamos, na messe de oficiais do Batalhão de Engenharia nº 3 em Santa Margarida, consegui um empate... depois ele ganhou alguns jogos e eu também consegui algumas vitórias. Mas foram confrontos muito festejados pela “sargentada” daquele batalhão… é que eu era um simples subalterno desta unidade militar.
 
 
  Jornal "Nascer do SOL" em 30abr2022
Não é possível voltar atrás e mudar o começo, mas é possível parar, começar novamente e mudar o fim.

Captura de ecrã 2022-04-30 151334.jpg


Publicado por Tovi às 07:02
Link do post | Adicionar aos favoritos

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



29
30

31


Posts recentes

Não aparece ninguém para ...

A nova Assembleia da Repú...

Resultados das Eleições d...

Os dias seguintes ao ataq...

A Europa Adormecida de Li...

Dois anos de guerra não t...

Resultados globais (provi...

Primeiro ministro já temo...

Mais um... alegadamente

Quem é que vai a ministro...

Eleições na Rússia

Sporting 6 - 1 Boavista

Abril pelas Direitas... f...

Vai ser assim na Assemble...

Freguesia mais abastada v...

João Tagarela... quem não...

Corte de árvores pela Inf...

O dia seguinte à vitória ...

L e g i s l a t i v a s 2...

Boavista 1 - 0 Moreirense

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus