
A resposta é inevitável, diz Medvedev
Dmitry Medvedev, principal responsável pela segurança russa, já nos habituou a declarações "bombásticas", e numa aparente resposta aos ataques da Ucrânia no fim de semana a bases de bombardeiros estratégicos russos, afirmou que o objetivo das conversações de paz com a Ucrânia é garantir uma vitória rápida e completa da Rússia. "As conversações de Istambul não têm como objetivo chegar a um compromisso de paz nos termos delirantes de outra pessoa, mas sim garantir a nossa vitória rápida e a destruição completa do regime neonazi", afirmou Medvedev. "A resposta é inevitável", disse.
Carlos Miguel Sousa - O Medvedev, a única coisa que faz é ir denunciando as intenções de Putin.
Ponte de Kerch
Os serviços secretos ucranianos afirmaram na manhã de terça-feira [3jun2025] ter atingido com explosivos a ponte rodoviária e ferroviária que liga a Rússia e a península da Crimeia. Segundo o SBU, foram usados 1100 kg de explosivos, que foram detonados ao início da manhã, danificando os pilares subaquáticos da ponte.
Rui Lima - Eu creio que a Rússia vai reagir em força o que até ao momento ainda não aconteceu. Penso que até agora a Rússia ou o séquito de Putin se limitou a atingir os seus objetivos com uma tática militarmente conhecida pelo abraço do urso. O objetivo seria conquistar os territórios conhecidos o que em parte já conseguiu. Esta resposta da Ucrânia e o ataque ao aeroporto podem levar a uma resposta de consequências imprevisíveis incluindo um duro ataque a Kiev. Se isso acontecer e a Ucrânia definitivamente for invadida na totalidade poderá acontecer uma passagem do exército e população ucraniana a uma fase de guerrilha o poderá levar a anos de conflito. Aguardemos na esperança de um acordo que não acredito. O grande derrotado é também o Mr. Trump cujos objectivos de paz foram também um flop.
Raul Vaz Osorio - A tal Ucrânia que está derrotada, inventa imensas coisas para fingir que não está, não é?
Rui Lima - Raul Vaz Osorio Está derrotada e só não está completamente derrotada porque essa não é a estratégia de Putin. Neste momento a estratégia também passa pelo desgaste financeiro da Europa. Os tempos estão difíceis.....
Raul Vaz Osorio - Rui Lima mais um sem noção
David Ribeiro - Nos "entretantos" de todas as guerras não há vencedores nem vencidos. E no caso deste conflito no Leste da Europa, principalmente com toda a (des)informação que ambos os lados nos fazem chegar diariamente, há que ter todo o cuidado e principalmente analizar o evouluir da situação. Para já o que se vive no terreno não é favorável aos senhores de Kiev, mas o Kremlin comtinua "cuidadoso" e "lento" nas suas ações bélicas. Se não fosse a tragédia das mortes e estropiados no dia-a-dia dos combates, mais os custos económicos e sociais para toda a Europa, até seria interessante acompanhar-mos sentados no conforto do nosso sofá como tudo isto irá acabar.
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro nem quando tenta consegue ser isento
Combates na região de Sumy
Continuam os "tiros, bombas e murros nas trombas"... agora com grande intensidade na região de Sumy. Já não se fala de PAZ na Ucrânia e a guerra está para durar.
Raul Vaz Osorio - Realmente, que têm estes ucranianos na cabeça? De cada vez que iniciam alguma abordagem a negociações de paz, Putin toca a cassete das suas exigências, que são sempre as mesmas: ficar com os oblast que decidiu querer, possivelmente por conterem cerca de 70% da riqueza mineral ucraniana, exigir que a Ucrânia retire dos cerca de 50% de território que detém nos mesmos, que a Ucrânia se desmilitarize e se torne num estado fantoche como a Bielorrússia. Realmente já deviam ter aprendido a deitar, rolar, abanar a cauda e fazer o que o dono manda, certo? Bela exposição canina
Não me digam?
Jorge Veiga - metade ainda são muitos, atendendo ao valor de cada um e à falta de produção actualmente, destes aparelhos.
Hugo Da Nóbrega Dias - A manipulação do costume, desde o início. As pessoas comem gelados com a testa.
Jorge Veiga - É o normal numa guerra. Os dados fornecidos, devem-se dividir ou multiplicar por 2...
Luis Barata - O David ficou contente ou triste?
David Ribeiro - Eu, Luis Barata, mais uma vez fiquei espantado com a "verdade" dos senhores de Kiev.
Luis Barata - David Ribeiro eu fico é espantado com os créditos a moscovo...
David Ribeiro - Pois eu, Luis Barata, fico é espantado que lá por Moscovo ser muitas vezes aldrabona, queiram por isso "desculpar" a malta que rodeia Zelensky.
Luis Barata - David Ribeiro em guerra ser aldrabão ou valentão ou cabrão pode ser considerado normal. Só isso. E quem sou eu, ou nós, para levianamente o comentar?
David Ribeiro - Nessa ótica, Luis Barata, só estamos a permitir que aldrabões nos façam passar por palermas.
Luis Barata - David Ribeiro nós quem, e o quê, que nada contamos, só rachamos lenha? Aquilo é a doer, sempre e muito.
Rui Lima - 41 bombardeiros mas havia outros aparelhos creio eu . De qualquer maneira foi uma operação absolutamente incrível bem dentro de solo russo. O pior vai ser a resposta.
Vasco Jorge - Não me parece que , mesmo que não tenham sido 41 mas 20 , seja coisa pouca
Jose Luis Soares Moreira - Se pudessem ser todos e parar a guerra, teria mais sentido.
Zé Regalado - David Ribeiro, como sabes conhecemo-nos ao vivo em Dezembro de 2004. Lembro-me de nesse dia teres dito que tinhas andado em Angola a fazer contrainformação. Não é nada parecido com isto, pois não?
David Ribeiro - Não Zé Regalado... nessa época quer os russos quer os ucraniano erasm todos Soviéticos.
Zé Regalado - David Ribeiro, mas não respondeste à minha pergunta.
David Ribeiro - Zé Regalado, essa "contrainformação" tinha outras formas e objetivos.
Ukrainska Pravda - Hoje, as Forças de Defesa Ucranianas lançaram um ataque com mísseis de precisão na área onde uma unidade de mísseis russos está concentrada perto da cidade de Klintsy, na região de Bryansk. Há relatos de que uma unidade inimiga da 26ª Brigada de Mísseis estava preparando um ataque, provavelmente contra Kiev. Graças ao reconhecimento operacional e à coordenação das ações das unidades ucranianas, foi possível antecipar o ataque. Como resultado do ataque, um lançador russo do complexo operacional-tático Iskander detonou, e outros dois, segundo estimativas preliminares, foram seriamente danificados.
CNN Portugal/ Reuters - Uma linha ferroviária na região de Voronezh, na Rússia, ficou danificada após uma explosão, informou o canal estatal Vesti Voronezh, citado pela Reuters. Para já, não há indicação de feridos, mas o governador regional, Alexander Gusev, afirmou através do seu canal no Telegram que a circulação de vários comboios foi interrompida devido aos danos na linha ferroviária.
CNN Portugal/ Agência Lusa - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, prometeu à Rússia "apoio incondicional" na guerra contra a Ucrânia, que dura há mais de três anos, avançou a imprensa estatal norte-coreana.
Observador - Os ministros da Defesa dos países da NATO reúnem-se hoje em Bruxelas numa cimeira que deverá ficar marcada pela aprovação de novas metas para a aquisição e produção de armas e equipamento militar, as chamadas “metas de capacidade” da aliança atlântica.
Tudo me leva a acreditar que vai ser mesmo assim... e vai ser duro
Carlos Miguel Sousa - O Trump é um cobarde.
Luis Barata - Carlos Miguel Sousa Trump tem bons conselheiros. Not the time...
Carlos Miguel Sousa - Luis Barata Não são os americanos que estão a morrer.
Luis Barata - Carlos Miguel Sousa mas acha que deveriam ser?... Diplomacia também é isto.
Antonio Bernardo - Duas boas peças...
Albertino Amaral - Fetiches de meninos ricos.........
Jorge Saraiva - Isto é só para expor, como quem não quer a coisa, há quem lhe chame mensagem subliminar, a expressão "ataques terroristas ucranianos". Há quem diga que o que aconteceu foi um desastre e uma vergonha para toda a Rússia.
É o Fundo Monetário Internacional que o diz... mas deve ter feito mal as contas, pois segundo diz a comunicação social do "Ocidente alargado" a Rússia está falida
Jorge Saraiva - O que é que o crescimento do PIB num ano tem a ver com um Estado estar ou não "falido"?!
David Ribeiro - Claro que não é só isto, Jorge Saraiva, mas também o PIB-PPP nos diz que a Rússia tem cerca de 1/6 do PIB da China, pouco menos de 1/4 do PIB dos EUA, e menos de 1/2 do PIB da Índia. Ou seja, está em 4º lugar no ranking. E sob a maior vaga de sanções que se conhece.
Jorge Saraiva - David Ribeiro , fala de quê? Que ranking?
David Ribeiro - Fundo Monetário Internacional de 2025 + Banco Mundial e The World FactBook de 2023.
Luis Barata - David Ribeiro está ufano com a performance da rússia ou cheio de pena deles?!
David Ribeiro - Luis Barata, como já lhe disse estou espantado com a propaganda do chamado "Ocidente alargado".
Luis Barata - David Ribeiro não está, mas já se nota diferença... Talvez pelo bloqueio. Ou não!? E que os efeitos nunca são imediatos a nao ser que fossem totais, radicais. Como deveriam ser. Assim dá-se tempo a fornecedores e clientes de se prepararem para os impactos.
Jorge Saraiva - David Ribeiro continua a não ter nada a ver com falências, juntando-lhe PPP's ou não. Já agora, a UE está agregada, mas sabe que há vários países da UE, individualmente, com PIB superior à Rússia? O mesmo para 3 ou 4 estados dos EUA...
Rafael Campos Pereira - Que grande confusão que aí vai! O que tem a ver o crescimento do PIB com o endividamento? E a propósito: com mais do dobro da população, o PIB da Rússia é inferior ao da Península Ibérica.
David Ribeiro - E o Rafael Campos Pereira também considera que a Rússia está falida?
Rafael Campos Pereira - David Ribeiro considero que tem uma economia débil e muito pouco sofisticada (com um PIB per capita significativamente inferior ao português ou ao da Estónia), que assenta apenas em recursos naturais. É um gigante militar (que ainda assim se vê à nora com os ucranianos) e um anão económico.
Joao Luis Gama - David Ribeiro, um país, quando está "falido" (não estou a dizer que seja o caso), normalmente, faz guerra aos outros...
Luis Barata - Falidos estamos nós, que nem aparecemos! Essa é que é essa!
Joao Luis Gama - Luis Barata, depende dos "critérios" (de desenvolvimento e bem estar social que, aliás, são mais relevantes do que os de riqueza "estática")! Em boa parte deles estamos à frente ou, mesmo, muito à frente da Rússia... Portugal é (ainda...), efetivamente, um dos melhores países do mundo para se viver, com recursos descomunais em termos relativos, em quantidade e principalmente em qualidade, grande variedade e valor, e ainda tem relativamente mais dos recursos que mais necessários irão ser no futuro e... Mesmo não sendo já uma potência colonial, tem hoje em dia um território soberado associado a uma gigantesca ZEE que o coloca em segundo lugar entre todos os países da UE (só atrás da França, esta à custa dos territórios de 'autre mer'.) Nao é coisa insignificante, não; se não queremos usar o potencial que temos ou gerimos mal essa panóplia de recursos, isso já é outro problema...
Luis Barata - Joao Luis Gama falta tudo o que em 50 anos desfizeram e querem desfazer com a meta de 2030! Produção! Industria! Agricultura, pecuária, metalúrgia e metalomecânica, pescas, turismo, tudo catanado. Sobreviveremos, mal, somos pobres, mas sempre trabalhamos muito.
Joaquim Figueiredo - E Portugal? A Rússia tem um crescimento interno por efeito da indústria de guerra... apesar dos bloqueios continua a vender, provavelmente a valores mais baixos e ter uma dívida pública monumental
Jorge Veiga - Joaquim Figueiredo ia a erguntar o mesmo. Portugal nem consta. Rússia em 1º lugar? Com economia de guerra? Só a brincar aos números...
Zé Carlos - A economia de guerra ajudou ao crescimento da Rússia tal como ajudou os EUA na XX Guerra Mundial. Dito isto vive-se hoje melhor nas grandes cidades russas que na maioria das cidades ocidentais. Basta entrar na secção de bebidas dos supermercados Auchan locais e constatar
Raul Vaz Osorio - David, que tal ler um livrito que tenha como tema "Economia e Finanças 101"? Ou... espere, você até sabe que o post acima não faz qualquer sentido... finge é que não sabe
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)