"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 17 de Dezembro de 2022
Corrupção na UE... e o Catar corruptor

Captura de ecrã 2022-12-15 100345.jpg

Muito se tem falado da corrupção que envolve membros do Parlamento Europeu, e bem, pois há que combater este flagelo da corrupção, seja na União Europeia ou noutro lugar qualquer. Mas estranho que pouco se tenha falado do corruptor, o Catar... ou será que agora, quando está prestes a acabar o Mundial de Futebol, se vai voltar ao assunto?


Joaquim FigueiredoBlatter, Platini... os principais rostos
Júlio Gouveia - Como se por cá, neste país maravilhoso a conversa não seja a mesma...somos um país de corruptos
David RibeiroNão, Júlio Gouveia, não somos um país de corruptos, mas sim um país onde há corruptos.
Júlio GouveiaDavid Ribeiro sim , mas são tantos que quase se confundem com os outros . Porque paises onde há corruptos são todos no mundo
David RibeiroPois eu, meu caro Júlio Gouveia, nos quatro anos que fui deputado municipal no Porto, por duas vezes fui "sondado" para eventuais atos de corrupção, mas o meu "franzir de sobreolho" foi suficiente para tudo ficar por uma curta conversa. Mas no meu mais de meio século de atividade professional muitas vezes fui sondado, sempre sem sucesso para os corruptores, para coisas menos corretas para com as empresas para quem trabalhei. Esquecemo-nos muitas vezes que para haver corrompidos é necessário haver corruptores.
Júlio GouveiaDavid Ribeiro só me está a dar razão. Houve muitos que o tentaram corromper e só não houve corrupção porque e muito bem o Daviid Ribeiro não se deixou corromper. Mas sabe tão bem como eu que o seu caso é a minoria. Normalmente os corruptores conseguem corromper quase todos que querem. E infelizmente no nosso pais há muitos corruptores e muitos que se deixam corromper.
José Manuel NeroCombater a corrupção? Isso é possível com a classe politica que existe? Os casos que vem a público quer em Portugal quer na UE, são apenas escaços exemplos com origem em divergências entre corruptores ou seja denuncias de alguém que não foi suficientemente "remunerado".
David RibeiroNão se pode generalizar, José Manuel Nero... mas que a corrupção anda muito pela área política, lá isso é verdade.
José Manuel NeroDavid Ribeiro no nosso País, o que temos assistido ultimamente é que a corrupção parece ser uma prática normalizada e pior de tudo, aceite pela população.
David RibeiroÉ verdade o que diz, José Manuel Nero. Não podemos esquecer que a "cunha" está enraizada na sociedade e dificilmente os portugueses a consideram corrupção.

 

  Ana França e Manuela Goucha Soares / Expresso 15dez2022
A ex-vice-presidente do Parlamento Europeu estava a negociar a mudança de grupo parlamentar. A informação circula no Parlamento Europeu e já foi mencionada pelo jornal digital “Politico”. O seu companheiro, Francesco Giorgi, já confessou perante a justiça: “Fiz tudo por dinheiro de que não precisava. Mas agora libertem a minha companheira”. Foi com estas palavras que o italiano Francesco Giorgi —companheiro e pai da filha da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu (PE) Eva Kaili — confirmou à Justiça o seu envolvimento no escândalo de corrupção que envolve eurodeputados e funcionários do Parlamento Europeu, escreve o jornal romano “La Reppublica”. O parceiro de Kaili é um dos quatro detidos nesta investigação de corrupção. Reconhece ter agido ilegalmente e pediu desculpas pelo seu comportamento. O escândalo do alegado esquema de subornos no PE continua a provocar ondas de choque em Bruxelas e Estrasburgo, e todos os dias surgem novas notícias.
DO ESTÁGIO EM 2009 ÀS MALAS DE DINHEIRO EM 2022
Giorgi é um conhecido associado de outro dos nomes centrais desta investigação, Antonio Panzeri, antigo eurodeputado do grupo de centro-esquerda Socialistas e Democratas (S&D). Foi detido, tal como a sua mulher e filha, que estariam conscientes dos negócios de natureza duvidosa que os procuradores belgas dizem que Panzeri manteve com Marrocos e Catar. Panzeri é presidente da organização não-governamental Fight Impunity, que funcionará como fachada de toda a alegada trama. Pelo menos é esta uma das linhas de investigação que estão a ser seguidas pelas autoridades A ligação do companheiro de Kaili a Panzeri é antiga. Segundo o depoimento do assistente parlamentar Giorgi, o primeiro encontro dele com Panzeri foi em 2009, antes de Giorgi ir trabalhar para Bruxelas. O jovem italiano tinha 22 anos quando conheceu Panzeri numa conferência e lhe pediu para fazer um estágio no PE. Panzeri aceitou e, ao longo dos anos, tornou-se “mentor de Giorgi, figura de referência para o jovem entusiasta da Europa que dava os seus primeiros passos nas salas do PE. [Giorgi] trabalhava como seu assistente e foi sendo apresentado aos círculos políticos”, escreve “La Reppublica”. Nas eleições europeias de 2019 Panzeri não foi reeleito, mas Giorgi “continuou a apoiá-lo”, passando "a cuidar do dinheiro” da organização. Uma disponibilidade dada por gratidão a quem o fez trabalhar na política, explicou o jovem, mas também por dinheiro. Dinheiro de que ele próprio confessou não precisar. O italiano recebia cerca de 2500 euros por mês como assistente parlamentar.
KAILI ESTAVA A APROXIMAR-SE DOS CONSERVADORES?
Os rumores são anteriores ao escândalo. Kaili era vista como cada vez mais próxima dos conservadores gregos e europeus. Nos corredores do Parlamento Europeu, eurodeputados e funcionários comentam que a ex-vice-presidente estava a aproximar-se da direita. A maioria dos eurodeputados entende que é preciso respeitar o tempo da investigação, dada a gravidade do que está em causa. Pouco depois da sua dertenção, sexta-feira passada, o líder do PASOK e eurodeputado Nikos Androulakis expulsou Kaili do partido. Acusa-a de agir como “cavalo de Tróia” para o partido conservador Nova Democracia, que governa atualmente a Grécia. Foi também Androulakis que disse que Kaili estaria a preparar-se para concorrer às próximas eleições na Grécia pela Nova Democracia. O porta-voz do Governo helénico, Giannis Oikonomou, rejeitou essas alegações, escreve o “Politico”. “Kaili mantém relações muito boas e conseguiu ganhar a estima do partido Nova Democracia, até de Kyriakos Mitsotakis”, escreveu o jornal pró-governo grego “Proto Thema” num perfil sobre ela após a vitória eleitoral. “O primeiro-ministro lutou pela sua eleição como vice-presidente.”
DINHEIRO APREENDIDO SERIA PARA PANZERI E GIORGI
Segundo o testemunho do marido de Kaili, o dinheiro apreendido na investigação era “destinado a ele e a Panzeri”. Georgi insiste em dizer que a mulher não estava envolvida no esquema: “Farei o possível para que a minha companheira fique livre e possa cuidar da nossa filha de 22 meses”. O advogado da eurodeputada grega, Michalis Dimitrakopoulos, disse à comunicação social grega que “Giorgi é o único que pode fornecer respostas sobre a existência [de dinheiro] na casa do casal, Eva Kaili não sabia de nada”. A polícia belga encontrou 150 mil euros na casa de ambos e 600 mil numa mala transportada pelo pai de Kaili. Já a polícia de Milão encontrou mais 20 mil euros na casa de Giorgi em Abbiategrasso.

  Jose Pinto PaisOs sacos de 💸 eram do primo

 


Captura de ecrã 2022-12-17 111618.jpg


320383555_862074228578376_9139985000778212419_n.jp



Publicado por Tovi às 08:00
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Junho 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Posts recentes

Sobre "Pax Lyncis" de Joã...

Trabalhar para a PAZ é qu...

Ponte da D. Antónia Ferre...

Os horrores da guerra... ...

A fronteira entre a Ucrân...

Barómetro de maio da Inte...

A disputa entre EUA e Chi...

Estes também são muito je...

Serão as hormonas ou anda...

Lindo "arranjo arbóreo".....

A nova fase da guerra exi...

Ribeira da Granja... no P...

Eleições Presidenciais na...

Chaves 1 - 4 Boavista

Não estaremos a queimar d...

Processo Tutti Frutti... ...

Tensão na fronteira da Rú...

Antes tarde do que nunca....

Cavaco voltou a criticar ...

A China "mete os pés ao c...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus