"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Terça-feira, 5 de Dezembro de 2023
"Cunha" no tratamento de duas gémeas no Santa Maria

Captura de ecrã 2023-12-04 221936.png

Na tarde de ontem Marcelo Rebelo de Sousa chamou ao Palácio de Belém a comunicação social para prestar declarações ao país relativamente ao processo do tratamento de duas gémeas luso-brasileiras no Hospital de Santa Maria, em Lisboa,  com um medicamento milionário. Durante os últimos dois meses uma eventual "cunha" do Presidente da República para beneficiar a família destas gémeas tem vindo ao conhecimento público através de Sandra Felgueiras na TVI/CNN Portugal. Nesta comunicação ao país, o Presidente da República disse que a sua intervenção no caso começou com um e-mail do filho, Nuno Rebelo de Sousa, no dia 21 de outubro de 2019. Marcelo afirmou agora que despachou o caso para a Casa Civil, ao mesmo tempo que pediu a Maria João Ruela, assessora da Presidência da República para os assuntos sociais, para saber o que se passava. Esta assessora contactou o Hospital de Santa Maria no dia 23 de outubro de 2019, tendo percebido que o processo enviado para o hospital pela família das gémeas tinha sido recebido e que estavam a ser "analisados doentes de vários tipos", sendo que a capacidade de resposta "é muito limitada e depende inteiramente de decisões médicas do hospital e do Infarmed". Também segundo as palavras do chefe da Casa Civil, a prioridade era "dada aos casos que estão a ser tratados nos hospitais portugueses, daí que ainda não tenham sido contactados, nem é previsível que o sejam rapidamente, o SNS cobre em primeiro lugar os residentes em Portugal". No dia 31 de outubro, o chefe da Casa Civil enviou, "como enviava sempre e são centenas senão milhares de casos que chegavam", para o chefe de gabinete do primeiro-ministro e para o chefe de gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas uma carta onde se encontrava toda a matéria referida, incluindo os exames respetivos das gémeas. Na sequência disso,  o pai das crianças recebeu uma carta a confirmar esse envio. E "termina aqui a intervenção do Presidente da República (...) a partir daí não há qualquer registo nem qualquer intervenção", conclui Marcelo, destacando que isso "foi o que foi apurado" a partir do servidor da Presidência de República. 
Toda esta situação está, desde o início do mês de novembro, a ser investigada pelo Ministério Público e outros processos foram, entretanto, iniciados pela Inspeção-Geral em Atividades de Saúde e pela Ordem dos Médicos. Muita água ainda vai correr por debaixo da ponte até se saber toda a verdade, mas não restam dúvidas que Marcelo Rebelo de Sousa, já em queda de popularidade nas últimas sondagens, vai sair mais fragilizado de tudo isto.

  
João Cerqueira
Não percebi se o Dr.Nuno enviou o mail ao pai ou ao Presidente da República.
Cecilia Santos
É o Secretário de Estado da Saúde que vai passar a marcar as consultas dos Portugueses residentes em Portugal ou é só para os "Portugueses" não contribuintes do Brasil?  🤔
Joaquim Figueiredo
Cecilia Santos que tem a ver o secretário de estado com o assunto?
Cecilia SantosJoaquim Figueiredo ,consulta pedida pelo Secretário de Estado da Saúde .É só estar atento às notícias que se vão descobrindo (SIC notícias, CNN, TVI, etc)🙂
Joaquim Figueiredo
Cecilia Santos jornalixo, não... o Sr já desmentiu
Cecilia SantosJoaquim Figueiredo pois, desmentiu e logo a seguir disse que não se recordava Se não se recorda... como pode dizer que não foi ele??? 😉
Cecilia Santos
Joaquim Figueiredo , para esclarecer ....eu só disse " Secretário da Saúde" ,não refereri o nome . Pode ser o Lacerda ou não
Joaquim FigueiredoCecilia Santos e eu referi? Aí se fosse o Galamba...
Cecilia SantosJoaquim Figueiredo ,foi o Senhor que disse : " O Sr. já desmentiu" .O único que o fez foi Lacerda Sales ( eu só interpretei o que foi dito por ele) . 🙂
Joaquim Figueiredo
Cecilia Santos foi o único a quem perguntaram, porquê?
David RibeiroJoaquim Figueiredo... também perguntaram ao outro Secretário de Estado, Ricardo Mestre, que se recusou a comentar.

  Terá sido "Memofante +50" ou "Cerebrum forte" que Marcelo andou a tomar neste último mês?
Captura de ecrã 2023-12-05 094508.png

  Quem é quem (segundo Manuel Catarino no "Tal & Qual")
Captura de ecrã 2023-12-05 114704.pngNuno Rebelo de Sousa, diretor da EDP no Brasil, vive há década e meia em São Paulo. Desdobra-se, hiperativo, em iniciativas. É presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de São Paulo. Não há negócio que ele não conheça: influencia, facilita, abre portas, ajuda. Não se livra da fama de ter mexido os cordelinhos em favor de duas bebés luso-brasileiras que precisavam de tomar em Portugal o medicamento mais caro do mundo e que custou cerca de quatro milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde.
As meninas foram tratadas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, sem filas de espera nem contrariedades. Nuno é um bom coração, um autêntico samaritano capaz de dar a camisa que tem no corpo.
O amigo Nuno Vasconcelos, o empresário que se instalou em São Paulo após o seu pequeno império – a Ongoing – ter soçobrado em dívidas de centenas de milhões de euros, é testemunha da bondade desinteressada do filho do Presidente Marcelo. “Não me admirava nada que tivesse sido ele a ajudar essa família. É um homem solidário e generoso, tal como o pai, que conheço muito bem desde criança. Ajuda toda a gente com necessidades”, diz aos nossos repórteres.
Daniela Martins abalou de São Paulo com as duas filhas bebés, gémeas, luso-brasileiras, e apresentou-se sem consulta marcada, em finais de 2019, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. As meninas sofrem de atrofia muscular espinhal – uma doença neurodegenerativa, provocada por um gene defeituoso, que só pode ser tratada com um medicamento chamado Zolgensma. O remédio é conhecido como o mais caro do mundo e a única arma da medicina contra a atrofia muscular espinhal.
O serviço de neuropediatria de Santa Maria, coordenado por Levy Gomes, recusou a administração do tratamento. As meninas já tinham sido tratadas no Brasil com outros fármacos e, muito provavelmente, o Zolgensma perderia eficácia. O remédio caro não era uma opção clínica. Mas a mãe das meninas, Daniela Martins, viajou do Brasil com uma ‘cunha’ de peso – de tal maneira valorosa que a administração do hospital, então presidida por Daniel Ferro, e o diretor clínico, Luís Pinheiro, autorizaram o tratamento.
Mais ou menos por esta altura, Portugal comoveu-se com o caso de Matilde – uma bebé portuguesa, de três meses, que também sofria de atrofia muscular espinhal. O Serviço Nacional de Saúde hesitava em disponibilizar o medicamento. O país mobilizou-se e os pais de Matilde conseguiram angariar o dinheiro, quase dois milhões de euros, para pagarem o milagroso Zolgensma.
A história das meninas luso-brasileiras tratadas em Lisboa foi relatada no programa de informação ‘Exclusivo’, na TVI. A mãe das bebés, Daniela Martins, apanhada por uma câmara oculta, confessou que teve a sorte de ter conhecido a nora brasileira de Marcelo Rebelo de Sousa. São colegas de trabalho, na MDS, uma importante corretora portuguesa de seguros com escritórios no Porto, em Luanda, em Maputo e em São Paulo. A totalidade do capital da companhia, maioritariamente na posse da Sonae, da família Azevedo, foi vendido há dois anos, por 100 milhões de euros, ao grupo de corretagem britânico The Ardonagh.
Nuno Rebelo de Sousa era casado com Rita Sousa Coutinho. Um namoro desde os tempos da Universidade Católica, onde se formaram em Gestão. Marcelo era amigo da família Sousa Coutinho. A mãe de Rita foi uma das primeiras mulheres gestoras em Portugal: lançou no nosso país, ainda antes do 25 de Abril, a cadeia de supermercados Pão de Açúcar. A filha seguiu-lhe as pisadas na gestão. Rita e o marido, quadro da EDP, mudaram-se para São Paulo.
O casamento desmoronou-se há meia dúzia de anos. Nuno tomou-se de amores por uma secretária da direção de relações institucionais da EDP. Rita Sousa Coutinho não lhe perdoou a traição: exigiu o divórcio – e partiu para a China, ao serviço da rede americana de hipermercados Walmart, com os quatro filhos do casal, Francisco, Maria Teresa, Maria Madalena e Maria Luísa. O avô Marcelo ficou inconsolável: “Lido mal com as saudades, muito mal. Quando eles estavam no Brasil, as saudades já eram imensas. Agora que estão China, são ainda piores”, lamentou-se o Presidente à revista Caras.
Rita, entretanto, fundou a Ocean, Participações, Investimentos e Consultoria – uma companhia dedicada ao desenvolvimento dos negócios de retalho com interesses na China, no Brasil, em Portugal e nos Emiratos Árabes Unidos. Nuno Rebelo de Sousa manteve-se em São Paulo, sempre ao serviço da EDP.
A mulher, de quem tem uma filha, Maria Eduarda, de seis anos, saiu da EDP e empregou-se na corretora MDS – onde Daniela Martins em boa hora a conheceu: não fosse isso e, muito provavelmente, as filhas não teriam direito ao tratamento em Lisboa. Nuno Rebelo de Sousa, amigo de ajudar o próximo, terá tratado de tudo. O pai não se lembra de alguma vez ter falado com o filho sobre o assunto – mas garante que não falou com ninguém. Limitou-se a reencaminhar uma carta para os gabinetes do primeiro-ministro e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Mas Marcelo, que fala sobre tudo e mete-se em tanta coisa, por vezes, confunde-se e mete os pés pelas mãos.
Tal carta, segundo o chefe da sua Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, não era propriamente uma carta – mas dois relatórios médicos enviados do Brasil que deram origem a uma carta que ele próprio redigiu e enviou para aqueles dois gabinetes oficiais. A cartinha, por voltas do destino, foi parar ao Ministério da Saúde. A secretária da ministra, Marta Temido, e o secretário de Estado Lacerda Sales interessaram-se pela sorte das bebés, tantos foram os telefonemas para o serviço de neuropediatria do Hospital de Santa Maria.
Às vezes, mais vale cair em graça do que ser engraçado. Quem tem a graça de um bom empenho está governado.

  
Joaquim Figueiredo
Bastava a chefe da casa civil falar para...



Publicado por Tovi às 07:30
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Pobre povo ucraniano...

Sondagens após a formação...

A Transnístria é um "barr...

Café com Cheirinho... par...

O Boavista SAD precisa de...

Protestos de agricultores...

Boavista 0 - 4 Braga

Casal de Pegas Rabudas a ...

Dois anos de guerra na Uc...

Já encomendei...

A situação está difícil n...

Do Euromaidan até à “oper...

Sondagem da Aximage para ...

Perder uma batalha não é ...

Exposições Caninas de Gon...

Chaves 2 - 1 Boavista

Regionalização: o que pro...

STCP doa 21 autocarros a ...

E assim vai a campanha el...

Carnaval nas Escolas do P...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus