"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
Dois anos de guerra na Ucrânia

guerra ucrania rusia.jpg

É assim que estamos... e estamos mal. Que falta fazem negociações de paz.

  Há um “pessimismo crescente” na UE, só 10% dos europeus acreditam na vitória dos ucranianosSegundo um novo estudo do European Council on Foreign Relations, publicado na última quarta-feira [21fev] e elaborado com base em sondagens em 12 Estados-membros da UE, incluindo Portugal, predomina a convicção de que o conflito acabará com “um acordo de compromisso”. Ainda assim, há “apoio generalizado” à manutenção, ou mesmo aumento, da ajuda europeia a Kiev no caso de Trump vencer as eleições e mudar a política dos EUA em relação à Ucrânia. Os líderes europeus devem “alterar o seu discurso para não parecerem irrealistas perante um público cético”, recomendam os autores do estudo.
  Onze milhões deixaram as suas casas, quatro milhões nunca regressaram. Em menos de um mês, de 24 de fevereiro a 20 de março de 2022, um quarto da população da Ucrânia tinha deixado as suas casas, quase 11 milhões de pessoas. Alguns saíram do país, outros ficaram em zonas mais longe das linhas da frente. Cerca de 90% de toda a população ucraniana que abandonou o território são mulheres e crianças, já que os homens entre os 18 e os 60 anos estão impedidos de o fazer, uma vez que está em vigor a lei marcial e qualquer um, desde que tenha saúde, pode ser mobilizado.
  Reunião entre Putin e ShoiguO Kremlin divulgou na passada segunda-feira [19fev] imagens de um encontro entre o presidente da Rússia e o ministro da Defesa, durante o qual Vladimir Putin congratulou Sergei Shoigu pela conquista da cidade de Avdiivka. Putin aproveitou ainda para dizer que os soldados ucranianos abandonaram a região antes da ordem de retirada dos superiores e não depois da decisão de Kiev. O encontro surge no dia em que vários meios de comunicação ocidentais referem um elevado número de soldados feridos na linha da frente.

 in The Daily Progress
6585f435eb4a8.image.jpg
 
João FernandesDavid Ribeiro Um presidente que, em vez de um exílio dourado, como lhe foi proposto, preferiu ficar à frente do País e lutar contra a agressão imperialista russa, não merece o que acima está escrito.
David RibeiroO que gostaríamos que acontecesse na Ucrânia, João Fernandes, não é o que a realidade nos apresenta. O regime de Zelensky está a chegar ao fim.
João FernandesDavid Ribeiro, sim, quando for substituído por um fantoche russo, vai ficar tudo bem

   Fox News  - 22fev2024
Captura de ecrã 2024-02-23 135327.png
 
Adao Fernando Batista BastosBruxo.
Albertino AmaralA União Europeia, é uma treta...... Um circo muito mal montado.......

Captura de ecrã 2024-02-23 113127.png 
Já vi o Major-General Isidro de Morais Pereira mais convencido da invencibilidade ucraniana.

  Carlos Miguel SousaTenho muita pena dos Ucranianos, e ainda mais de terem acreditado que a Europa estaria sempre à altura de os ajudar. Felizmente para eles há alemães na Europa, mas ainda assim não sei se sozinhos chegarão para os Russos. Cada vez é maior a vergonha que sinto, quando oiço de viva voz de cidadãos Ucranianos, histórias sobre a morte em vão de tantos rapazes e jovens adultos que já morreram na guerra e para cujas mortes nem eles nem as famílias encontram qualquer justificação plausível. Para eles o problema já não é se a Rússia fica com os territórios ocupados, pois para eles já não lhes restam quaisquer dúvidas acerca disso. A dúvida deles é a de saber quanto tempo mais irá o Zelensky demorar para se sentar à mesa com o Russos e negociar um acordo de paz. É que segundo eles, qualquer dia poderá já não haver Ucranianos, vivos disponiveis para continuar a ser carne para canhão...

 

  Quem será que vai ganhar?
4265.jpgAo fim de dois anos da “Operação Militar Especial na Ucrânia” 18% do território ucraniano está ocupado pelas tropas de Putin, mas é importante lembrar que cerca de 7% deste território já estava sob domínio do Kremlin antes de 2022. Não podemos esquecer que esta guerra começou em 2014 com a ocupação da Crimeia e a intervenção russa no leste da Ucrânia, na região do Donbass. É difícil estimar o número de civis e militares feridos ou mortos durante estes dois anos de guerra na Ucrânia, mas em dezembro de 2023, um relatório desclassificado dos serviços secretos norte-americanos enumerava 315.000 soldados feridos ou mortos do lado russo. O New York Times revelou em agosto de 2023 que 70.000 soldados ucranianos tinham sido mortos e entre 100.000 e 120.000 feridos, com base em estimativas norte-americanas. As perdas russas seriam mais elevadas: 120.000 soldados russos teriam morrido entre o início da guerra e agosto de 2023 e entre 170.000 e 180.000 teriam ficado feridos. E não podemos esquecer os mais de 10 milhões de ucranianos que foram obrigados a abandonar as suas casas desde o início da invasão total da Ucrânia pela Rússia. Destes, mais de 6,4 milhões são refugiados no estrangeiro.

 

    Para mim a mais estapafúrdia "notícia" desta guerra foi conhecida em meados de 2022, via secretária de Estado do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, que afirmou estar a Rússia a utilizar semicondutores retirados de eletrodomésticos como máquinas de lavar loiça e frigoríficos em algum equipamento militar.

 

  Revista Time - sábado 24fev2024
Captura de ecrã 2024-02-25 094335.png 
"...Zelensky foi forçado a reconhecer discretamente a nova realidade militar. A estratégia da Administração Biden é agora sustentar a defesa ucraniana até depois das eleições presidenciais dos EUA, na esperança de desgastar as forças russas numa longa guerra de desgaste. (...) A implicação do facto de a Ucrânia permanecer indefinidamente na defensiva – mesmo que o faça com sucesso – é que os territórios atualmente ocupados pela Rússia estão perdidos. A Rússia nunca concordará, na mesa de negociações, em entregar terras que conseguiu manter no campo de batalha."



Publicado por Tovi às 07:14
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Abril 2024
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Posts recentes

Pois é... e assim caiu um...

Dinheiro para a guerra nã...

Lendo "A Europa Adormecid...

Ataque sem precedentes do...

Arouca 2 - 1 Boavista

O Expresso errou...

Para que conste...

EUA, China, Rússia... wha...

Sondagem realizada pela A...

Serviço Militar Obrigatór...

Assim vai a União Europei...

Zeitenwende... Rui Moreir...

Secretários de Estado... ...

Farense 2 - 0 Boavista

Ataque israelita em Damas...

Pedro Duarte - Ministro d...

Se não houver apoio dos E...

Por favor não gastem tudo...

Boa Páscoa

Boavista 0 - 0 Rio Ave

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus