"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Domingo, 10 de Setembro de 2023
Elon Musk desligou terminais da Starlink...

...para impedir ataque ucraniano a navios de guerra russos.


Captura de ecrã 2023-09-08 092020.png
A CNN Internacional avança em exclusivo pormenores sobre a nova biografia de Elon Musk, que será publicada a 12 de setembro, nomeadamente sobre o envolvimento do empresário na guerra da Ucrânia.
Segundo um excerto do livro de Walter Isaacson, Elon Musk deu ordem aos seus engenheiros para desligarem as comunicações via satélite da Starlink, com o objetivo de prejudicar um ataque surpresa dos ucranianos à frota naval russa ao largo da costa da Crimeia.
À medida que os drones submarinos ucranianos, armadilhados com explosivos, se aproximavam das embarcações russas, perderam conectividade e aproximaram-se dos alvos de forma "inofensiva", escreve Isaacson, citado pela CNN.
A decisão de Musk, de acordo com o autor da biografia, foi tomada por receio de que a Rússia respondesse ao ataque ucraniano com armas nucleares, receio este que Musk não escondeu após conversações com altos oficiais russos.
O dono do X (antigo Twitter) e da Tesla temeu mesmo uma situação semelhante a um "mini-Pearl Harbour", recordando o ataque surpresa da marinha japonesa às forças norte-americanas estacionadas no porto de Honolulu, no Havai, durante a Segunda Guerra Mundial.
Elon Musk chegou mesmo a conversar com o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jale Sullivan, com o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA e com o embaixador russo nos Estados Unidos, numa tentativa de apaziguar a sua ansiedade por ver a Starlink envolvida na guerra desta forma.
Recorde-se que, quando a Rússia destruiu os sistemas de comunicações ucranianos, logo antes de invadir território de Kiev, em fevereiro de 2022, Musk decidiu fornecer à Ucrânia terminais de satélite Starlink, que acabaram por se tornar fundamentais para as operações de guerra de Kiev. Quando a Starlink passou a ser determinante para as forças em combate, Musk parece ter questionado a opção que tomara, por considerar que a Ucrânia, com os seus ataques, estava a convidar a Rússia a uma "defesa estratégica".

 

  Dia da Libertação dos invasores nazis - 8 de setembro de 1943
Captura de ecrã 2023-09-08 190931.png
O Dia da Libertação dos invasores nazis foi comemorado a 8 de setembro, na autoproclamada República Popular de Donetsk. Oitenta anos atrás, o Exército Vermelho expulsou as tropas da Wehrmacht de Stalino, assim se chamava Donetsk durante a Segunda Guerra Mundial. Duas semanas depois, as tropas soviéticas ocuparam totalmente Donbass e empurraram o inimigo para além do rio Dniepre.


Jorge Veiga
agora os nazis ocuparam parcialmente e auto referendaram (?) o Donbass
David RibeiroEstás a confundir nazis com russos, não estás, Jorge Veiga ?
Jorge VeigaDavid Ribeiro Não. Russos são os que nascem na Rússia. Nazis também os há na Rússia, como os grupos Wagner e outros semelhantes.
David RibeiroJorge Veiga ... e os russos que sempre viveram no Donbass não são russos?... Até é desde sempre russo que se fala por lá.
Jorge VeigaDavid Ribeiro Os brasileiros que vivem em Portugal, passam a portugueses se se naturalizarem. Ou então, como há aqui uns 250 mil, ainda nos invade o Brasil.
David RibeiroDonetsk declarou independência da Ucrânia em 7 de abril de 2014. Foi a autodeterminação a funcionar, embora a ONU ainda não tenha reconhecido esta República Popular de Donetsk. E desde aí é tiros, bombas e murros nas trombas. Curiosamente entre os seus mais de dois milhões de habitantes são muitíssimos poucos os que passaram para o lado da Ucrânia governada por Kiev.
Jorge VeigaDavid Ribeiro Não consigo entender como é que se pode apoiar um referendo numa província/num país (o que for) quando estão em guerra. É mais que óbvio que os resultados podem ser manipulados de acordo com o gosto de quem tem o poder.
David RibeiroJorge Veiga ... é óbvio que o referendo feito recentemente tem muito pouco valor a nível internacional, mas não podemos esquecer que a declaração unilateral de independência já foi feita em 2014.
Jorge VeigaDavid Ribeiro estavam em guerra também.
David RibeiroJorge Veiga ... os ataques altamente sanguinários executados pelas tropas de Kiev desde 2014 ao Donbass nunca foram objecto de qualquer comentário pela UE ou pelos EUA. Porque será?
Jorge Veiga
David Ribeiro já adivinhavam que a Ucránia teria uma Operação Militar Especial Russa. Essa como outras na Siria, na África, etc... Tudo especial, no que internacionalmente é conhecido como terrorismo de estado disfaçado, ou especial se preferires.
Jose Antonio M MacedoDavid Ribeiro Na minha opinião é um precedente grave pois há mais exemplos desse tipo pela Europa. Nazis e soviéticos já foram amigos.... Não esquecer o Pacto Nazi-Sovietico de 1939. As cláusulas do pacto entre os nazis e os soviéticos incluíam uma garantia escrita de não beligerância de parte a parte, nenhum dos governos se aliaria a, ou ajudaria, um inimigo da outra parte. Para além do estabelecido sobre não agressão, o tratado incluía um protocolo secreto que dividia os territórios da Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia e Roménia, em esferas de influência alemãs e soviéticas, antecipando uma "reorganização territorial e política" destes países.
Jorge VeigaJose Antonio M Macedo aqui temos os Nazis com a faca nas costas do Lenine. Nem os pactos respeitavam. Como os Soviéticos também não respreitavam ninguém, ficaram bem um para o outro. O curioso é que continuam, salvo que andam à procura dos dois nos locais errados.



Publicado por Tovi às 07:00
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

2 comentários:
De separatista-50-50 a 10 de Setembro de 2023 às 15:33
A maltinha da civilização que pretendia pilhar/saquear todo o planeta está perfeitamente identificada!
--->>> LIBERDADE/DISTÂNCIA/SEPARATISMO desse pessoal!
.
.
.
.
.
Nota:
A CIVILIZAÇÃO QUE PRETENDIA PILHAR/SAQUEAR TODO O PLANETA.
[ocidentais mainstream]
.
.
Numa primeira fase  (começaram à 500 anos):
- pilhagem/saque descarados: América do Norte, América do Sul, Austrália, África.
[povos autóctones foram alvo de holocaustos massivos, outros foram alvo de substituição populacional: FOI ROUBADO O SEU FUTURO NO PLANETA]
.
Numa segunda fase:
[as mais variadas pilhagens permitiram construir um  'punho' militar superior a 1 trilião de USD]
---> «ou vendem as vossas riquezas naturais às nossas multinacionais...
ou levam com uma guerra ou com uma revolução colorida».
---> «ou aceitam o nosso dinheiro falso em troca das vossas riquezas naturais...
ou levam com uma guerra ou com uma revolução colorida».
Ex: Iraque, Síria, Líbia,...
[sim: a quadrilha 'superior a um trilião de USD' formou, financiou, forneceu armas, a inúmeros '"grupos rebeldes'"]


De João Guimarães a 11 de Setembro de 2023 às 15:41
Os apoiantes de putin, na falta de argumentos para justificar o injustificável, invocam o falso pretexto da conflitualidade entre ucranianos e russos no Donbass . Desconhecem, ou finjem desconhecer que antes da chegada de putin ao poder não haviam conflitos entre as duas comunidades. Putin semeou o conflito no Donbass para posteriormente ter um argumento para invadir estes territórios. Mesmo sem a existência de conflitos, poderia subsistir uma vontade por parte da população russa de obter uma autonomia face ao governo central de Kiev. Contudo, autonomia não significa independência. A criação de republicas independentes dentro do território ucraniano constitui uma violação da soberania ucrâniana e uma violação do direito internacional.


Comentar post

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Março 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


Posts recentes

Moreirense 1 - 0 Boavista

Mais três sondagens...

Sondagem da Intercampus.....

Reunião “construtiva” na...

Moção de Confiança foi re...

Sondagem (em duas fases) ...

Mais um passo no longo ca...

Boavista 1 - 2 Vitória de...

Em Defesa da Minha Honra

"Tiros, bombas e murros n...

Uma segunda Moção de Cens...

Após a "trágica" reunião...

Entrudo Chocalheiro - Car...

Boavista 1 - 0 Santa Clar...

Putin deve estar a rebola...

Conselho de Ministros ext...

"Para a Ucrânia, rapidame...

Uma machadada nos cartéis...

Candidatura de Filipe Ara...

Três anos de guerra na Uc...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus