Segunda-feira 23jun2025
Ataque de drones russos em Kiev fere cinco pessoas e provoca incêndios.
Rússia diz ter destruído 16 drones ucranianos durante a noite.
Rússia lançou 352 drones e 16 mísseis durante a noite.
Zelensky planeia deslocar-se ao Reino Unido nesta segunda-feira para discutir a defesa da Ucrânia e a pressão adicional sobre a Rússia.
Terça-feira 24jun2025
Rússia lançou 352 drones e 16 mísseis contra a capital ucraniana deixando um rasto de destruição.
Vice-primeiro-ministro de Zelensky suspeito de desviar 24 milhões de dólares.
Segundo dizem a guerra deu a Zelensky um lugar de destaque nas reuniões anuais dos líderes da aliança atlântica, mas este ano só foi convidado a participar num jantar de gala, para evitar choques com Trump.
Quarta-feira 25jun2025
As forças russas tomaram o controlo da aldeia de Yalta, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo deu conta a agência noticiosa estatal russa RIA, que cita o Ministério da Defesa russo.
Volodymyr Zelensky afirmou esta quarta-feira que discutiu com Donald Trump a forma de alcançar um cessar-fogo e uma verdadeira paz na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, num encontro que durou de cerca de 50 minutos, à margem da cimeira da NATO. O presidente ucraniano afirmou que a reunião foi “substantiva” e que os dois discutiram uma possível produção conjunta de drones.
Quinta-feira 26jun2025
As forças ucranianas conseguiram travar os avanços das forças russas na região de Sumy, anunciou Oleksadr Syrsky, comandante das Forças Armadas da Ucrânia. Definindo a região de Sumy com “uma das principais prioridades” de momento para as forças ucranianas, Syrsky revela, numa mensagem no Telegram, que “os avanços russos foram travados a partir desta semana e a linha da frente foi estabilizada”. O comandante diz mesmo que as forças ucranianas conseguiram “imobilizar cerca de 50 mil tropas russas, incluindo brigadas aéreas e marítimas de elite” nalgumas localidades de Pivnichnoslobozhansky e Kursk.
Um desastre completo espera o regime de Kiev se o Exército russo continuar sua ofensiva na região de Dnepropetrovsk e conseguir alcançar o rio Dniepre, disse o analista militar britânico Alexander Mercouris.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou esta quinta-feira aos líderes da União Europeia para que enviem uma “mensagem política clara” de apoio à candidatura ucraniana ao bloco, sublinhando que esse compromisso é fundamental enquanto o país continua a resistir à invasão russa.
Sexta-feira 27jun2025
Ataque com drones ucranianos perto de ponte russa em Volgogrado.
A força aérea da Ucrânia diz que a Rússia lançou 363 drones e oito mísseis no ataque em larga escala desta madrugada, segundo a Reuters.
O ataque russo desta noite teve como alvo a base aérea ucraniana de Starokostiantyniv, que tem sido fundamental nas operações aéreas da Ucrânia. A base abrigava a 7ª Brigada de Aviação Tática da Ucrânia, que operava aeronaves como bombardeiros Su-24M.
A Rússia reuniu 110 mil soldados nas imediações de Pokrovsk como parte dos seus esforços para tomar a cidade estratégica do leste da Ucrânia, garantiu esta sexta-feira o chefe das Forças Armadas da Ucrânia. Oleksandr Syrskyi disse que a área em torno de Pokrovsk é o “ponto mais quente” ao longo dos 1.200 quilómetros da linha da frente que atravessa o leste.
É o Ukrainska Pravda que o diz
Jose Luis Soares Moreira - Que vença a Democracia encontrando a Paz.
Adriano Marques - É mesmo muito fácil explicar... 41% dos Ucranianos não acreditam ganhar a guerra e sabem que se caírem nas mãos do Louco Putin o Autoritarismo será inevitável, 50% acredita ganhar a guerra e viver em democracia.
David Ribeiro - Esta sondagem também publicou dados sobre como aqueles que não confiam ou confiam no presidente Volodymyr Zelensky avaliam a direção do desenvolvimento do país. Em particular, entre aqueles que não confiam no presidente, a maioria absoluta (82% no caso dos que não confiam de forma alguma e 84% no caso dos que não confiam) acredita que o país está caminhando para o autoritarismo.
Sábado 28jun2025
O presidente da Polónia, Andrzej Duda, chegou a Kiev este sábado, onde planeia encontrar-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, disse o gabinete de Duda.
A Rússia e a Ucrânia mostraram posições opostas nos memorandos de paz recém-trocados, segundo Vladimir Putin. Apesar das divergências, negociadores de ambos os países estão a dialogar para tentar encontrar um terreno comum. A Rússia demonstra abertura para uma nova ronda de negociações a decorrer em Istambul, com o objetivo de discutir os memorandos de paz.
The New York Times
A Ucrânia caiu na agenda da Cimeira da NATO. A invasão da Rússia dominou as reuniões anteriores, mas manter o presidente Trump satisfeito foi o foco do encontro desta semana. A Ucrânia foi amplamente deixada de lado.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)