"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Sábado, 28 de Junho de 2025
Entretanto a guerra continua no Leste da Ucrânia

Captura de ecrã 2025-06-23 090017.png


Segunda-feira 23jun2025
Ataque de drones russos em Kiev fere cinco pessoas e provoca incêndios. 
Rússia diz ter destruído 16 drones ucranianos durante a noite. 
Rússia lançou 352 drones e 16 mísseis durante a noite. 
Zelensky planeia deslocar-se ao Reino Unido nesta segunda-feira para discutir a defesa da Ucrânia e a pressão adicional sobre a Rússia.

Terça-feira 24jun2025
Rússia lançou 352 drones e 16 mísseis contra a capital ucraniana deixando um rasto de destruição.
Vice-primeiro-ministro de Zelensky suspeito de desviar 24 milhões de dólares.
Segundo dizem a guerra deu a Zelensky um lugar de destaque nas reuniões anuais dos líderes da aliança atlântica, mas este ano só foi convidado a participar num jantar de gala, para evitar choques com Trump.

Quarta-feira 25jun2025 
As forças russas tomaram o controlo da aldeia de Yalta, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo deu conta a agência noticiosa estatal russa RIA, que cita o Ministério da Defesa russo.
Volodymyr Zelensky afirmou esta quarta-feira que discutiu com Donald Trump a forma de alcançar um cessar-fogo e uma verdadeira paz na guerra entre a Ucrânia e a Rússia, num encontro que durou de cerca de 50 minutos, à margem da cimeira da NATO. O presidente ucraniano afirmou que a reunião foi “substantiva” e que os dois discutiram uma possível produção conjunta de drones.

Quinta-feira 26jun2025 
As forças ucranianas conseguiram travar os avanços das forças russas na região de Sumy, anunciou Oleksadr Syrsky, comandante das Forças Armadas da Ucrânia. Definindo a região de Sumy com “uma das principais prioridades” de momento para as forças ucranianas, Syrsky revela, numa mensagem no Telegram, que “os avanços russos foram travados a partir desta semana e a linha da frente foi estabilizada”. O comandante diz mesmo que as forças ucranianas conseguiram “imobilizar cerca de 50 mil tropas russas, incluindo brigadas aéreas e marítimas de elite” nalgumas localidades de Pivnichnoslobozhansky e Kursk.
Um desastre completo espera o regime de Kiev se o Exército russo continuar sua ofensiva na região de Dnepropetrovsk e conseguir alcançar o rio Dniepre, disse o analista militar britânico Alexander Mercouris.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou esta quinta-feira aos líderes da União Europeia para que enviem uma “mensagem política clara” de apoio à candidatura ucraniana ao bloco, sublinhando que esse compromisso é fundamental enquanto o país continua a resistir à invasão russa.

Sexta-feira 27jun2025 
Ataque com drones ucranianos perto de ponte russa em Volgogrado.
A força aérea da Ucrânia diz que a Rússia lançou 363 drones e oito mísseis no ataque em larga escala desta madrugada, segundo a Reuters.
O ataque russo desta noite teve como alvo a base aérea ucraniana de Starokostiantyniv, que tem sido fundamental nas operações aéreas da Ucrânia. A base abrigava a 7ª Brigada de Aviação Tática da Ucrânia, que operava aeronaves como bombardeiros Su-24M.
A Rússia reuniu 110 mil soldados nas imediações de Pokrovsk como parte dos seus esforços para tomar a cidade estratégica do leste da Ucrânia, garantiu esta sexta-feira o chefe das Forças Armadas da Ucrânia. Oleksandr Syrskyi disse que a área em torno de Pokrovsk é o “ponto mais quente” ao longo dos 1.200 quilómetros da linha da frente que atravessa o leste.

  É o Ukrainska Pravda que o diz
Captura de ecrã 2025-06-27 102305.png 
  
Jose Luis Soares MoreiraQue vença a Democracia encontrando a Paz.
Adriano MarquesÉ mesmo muito fácil explicar... 41% dos Ucranianos não acreditam ganhar a guerra e sabem que se caírem nas mãos do Louco Putin o Autoritarismo será inevitável, 50% acredita ganhar a guerra e viver em democracia.
David Ribeiro - Esta sondagem também publicou dados sobre como aqueles que não confiam ou confiam no presidente Volodymyr Zelensky avaliam a direção do desenvolvimento do país. Em particular, entre aqueles que não confiam no presidente, a maioria absoluta (82% no caso dos que não confiam de forma alguma e 84% no caso dos que não confiam) acredita que o país está caminhando para o autoritarismo.

Sábado 28jun2025 
O presidente da Polónia, Andrzej Duda, chegou a Kiev este sábado, onde planeia encontrar-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, disse o gabinete de Duda. 
A Rússia e a Ucrânia mostraram posições opostas nos memorandos de paz recém-trocados, segundo Vladimir Putin. Apesar das divergências, negociadores de ambos os países estão a dialogar para tentar encontrar um terreno comum. A Rússia demonstra abertura para uma nova ronda de negociações a decorrer em Istambul, com o objetivo de discutir os memorandos de paz.

  The New York Times
Captura de ecrã 2025-06-28 163256.png

A Ucrânia caiu na agenda da Cimeira da NATO. A invasão da Rússia dominou as reuniões anteriores, mas manter o presidente Trump satisfeito foi o foco do encontro desta semana. A Ucrânia foi amplamente deixada de lado.



Publicado por Tovi às 07:48
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

Mais sobre mim
Descrição
Neste meu blog fica registado “para memória futura” tudo aquilo que escrevo por essa WEB fora.
Links
Pesquisar neste blog
 
Julho 2025
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Posts recentes

Armas para a guerra estão...

Seis arguidos suspeitos d...

The Turd Reich... por Mar...

Continua a guerra na Ucrâ...

Eu vi uma racista

Autárquicas no Porto - So...

Boavista... é assim que e...

O presumível assassino da...

Inauguração da sede de ca...

As disputas políticas int...

Em política não pode vale...

Os helicópteros do INEM.....

O que se vai sabendo sobr...

Diogo Jota morre em acide...

Julgamento de José Sócrat...

Deixou-nos o Nani Aires.....

Apresentação da candidatu...

Moscovo e Kiev...

A nossa Oliveira [Olea eu...

Entretanto a guerra conti...

Arquivos
Tags

todas as tags

Os meus troféus