Todos nos lembramos do que se dizia quando a Ucrânia começou a receber, primeiro os HIMARS, depois os Leopard 2. E quando já se começava a discutir os termos da derrota da Ucrânia eis que a decisão política de fornecimento dos F-16 vem baralhar e dar de novo.
Raul Vaz Osorio - Mas que vontade de ver a Ucrânia derrotada, David! O mais curioso é que o verdadeiro derrotado desta situação é a Rússia de Putin
Felisberto Ramos - Raul Vaz Osorio Vão ganhar os dois. A Ucrânia vai ficar livre ligada ao ocidente e a Rússia vai ter acesso a portos de mar não gelados.
David Ribeiro - Não tenho prazer nenhum em ver a Ucrânia derrotada, Raul Vaz Osorio, mas já é tempo de deixarmos de acreditar no mito da invencibilidade de Kiev. A Rússia, nas mãos de Putin e dos seus correligionários, mais que não seja pela exaustão dos "amigos" da Ucrânia, acabará por obrigar a negociações de paz.... e depois de tantas mortes e desgraças associadas.
Raul Vaz Osorio - David Ribeiro curioso como o seu discurso difere da essência dos seus posts, transmitem sempre mensagens diferentes. Sabendo, como sei, que o David é alguém cuja honestidade intelectual é indiscutível, interpreto estas contradições como a expressão de uma mente dividida face a este tema, o que acaba a gerar ambiguidade. Já agora, ninguém alimenta ou acredita no "mito da invencibilidade ucraniana" excepto a propaganda de Kiev ( o que é inteiramente legítimo e incompreensível" mas a verdade é que a Ucrânia já venceu quando não foi arrasada e conquistada numa semana.
David Ribeiro - Tem razão, Raul Vaz Osorio... mas entre os senhores de Kiev influenciados ideologicamente pelas correntes nacionalistas e/ou neofascistas e a visão imperialista de Putin, venha o diabo e escolha.
Jose Romão - David Ribeiro, a Ucrânia tem o direito de defender a sua soberania, aliás é sempre bom recordar, para alguns que mais parecem sofrer de alzheimer, quem iniciou o conflito foi Putin, também é útil esclarecer que esta guerra 'não é só da Ucrânia , mas sim de todos os países que querem manter a sua independência e não pretendem abdicar do seu território. A Ucrânia ao lutar com tudo o que tem e não tem, demonstrando a coragem e patriotismo do seu povo (parece que são qualidades cada vez mais raras a avaliar pelos comentários de alguns), está a fazer um enorme favor a todos os países europeus , se conseguir derrotar a Rússia , acaba com as pretensões de Putin em reconquistar todos os países que fizeram parte da URSS e mais alguns. Tenho dificuldade em perceber o raciocínio de alguns humanos, desde o conformismo à covardia, passando pelo egoísmo à insensatez, vejo de tudo um pouco, mas o mais grave é não fazerem uso do seu maior trunfo a que chamamos de inteligência, contrariamente aos animais irracionais, os humanos repetem múltiplas vezes os mesmos erros e deixam-se enganar pelos mesmos que os já enganaram no passado
David Ribeiro - Caríssimo Jose Romão... mas acredita mesmo que a Ucrânia consegue derrotar a Rússia?... O que gostaríamos que acontecesse é muito diferente da realidade e é por isso que defendo um rápido sentar à mesa de negociações para se encontrar um fim a este conflito que já nos deu demasiados mortos e feriados.
Jose Romão - David Ribeiro, na realidade quando o impensável sucedeu, em pleno século XXI, no velho Continente Europeu, haver um idiota como o Putin invadir outro país, nunca pensei que os Ucranianos conseguissem resistir um mês, como é do seu conhecimento já vai em 18 meses, como tal é legítimo acreditar e desejar a vitória da Ucrânia, aliás se fosse tão evidente as possibilidades da Rússia vencer este conflito causado só por eles, não se teria prolongado até aos dias de hoje. A razão está do lado da Ucrânia, disso não há qualquer duvida, aliás os apoios que têm conseguido obter de inúmeras Nações é prova disso mesmo. Para bem de todos nós (europeus), a Ucrânia tem de vencer esta guerra, caso contrário, vai repetir-se o mesmo com grande parte dos países da Europa Central, Nórdicos, etc
David Ribeiro - Então vão continuar a lutar até um cair para o lado... é isso Jose Romão? E de PAZ não se fala.
Jose Romão - David Ribeiro, já vi que no seu ponto de vista a Ucrânia deve-se render à Rússia, para terminar com o conflito. Se sucede-se algo parecido com Portugal, o que faria sentido para mim, seria defender a nosso território, soberania, independência, língua e História até às últimas consequências. Já entendi que temos sempre opiniões antagónicas relativamente a estes assuntos internacionais, já o vi defender os Talibãs, compreensível com Putin, fico curioso para ver o que virá em seguida
David Ribeiro - O Jose Romão ainda há-de dizer-me quando e onde eu defendi os Talibãs.
Jose Romão - David Ribeiro, recordo as suas palavras escritas naturalmente, foi qualquer coisa deste género: "os Talibãs acabam de chegar ao poder, não lhes dão tempo para mostrar o que valem, todos os criticam....." Recordo bem esse comentário e no mesmo dia, as imagens de uns desgraçados agarrados ao exterior de um avião que levantou voo e eles a caírem, naturalmente para fugir dos Talibãs. Pode confiar no seu Facebook próxima da data dos Talibãs terem tomado o poder em Cabul
David Ribeiro - Se o meu caro amigo Jose Romão ficou com essa ideia do que eu penso sobre os Talibã no Afeganistão, só posso concluir que o defeito foi meu que não me soube explicar. Veja a introdução de um trabalho que fiz sobre "Os Talibã 2.0"
Jose Romão - David Ribeiro
São Bernardos de Moazares - David Ribeiro, O Putin pensa que tem o "Rei na Barriga" pelo Arsenal Nuclear que tem, mas que na realidade não lhe serve para nada porque acabará com ele e com o seu Povo. Roleta Russa? Os Russos começam a ver o que já lhes estar a tocar a eles, e não têm como se esconder dos ataques crescentes e perceberem que afinal que são vulneráveis. As evidências visíveis desmentem a propaganda! Haja Paz consensual. Respeitem a Soberania de cada País. Assumam que não estamos mais no Tempo Medieval!
Mário Paiva - ...por acaso não me parece, acho que - se chegarem a tempo - só vão prolongar a carnificina por mais algum tempo... de resto, como tem sido repetido por entendidos no assunto em todo o mundo, não vão alterar significativamente a situação...
David Ribeiro - Lá está, Mário Paiva... baralhar e dar de novo.
Maria Vilar de Almeida - Os ucranianos não vão ser capazes de utilizarem os F-16 no curto tempo. Preparar um piloto para um avião daqueles não é tarefa fácil. Têm o material, mas sem o saberem utilizar!
Jose Pinto Pais - Prognósticos.... só no fim do jogo
David Ribeiro - Jose Pinto Pais... nunca o bitaite de João Pinto foi tão certo.
Por onde eu ando...
Nova Crítca - vinho & gastronomia
PINN (Portuguese Independent News Network)
Meus amigos...
A Baixa do Porto (Tiago Azevedo Fernandes)
Antes Que Me Passe a Vontade (Nanda Costa)
Caderno de Exercícios (Celina Rodrigues)
Cerâmica é talento (Pataxó Lima)
Clozinha/and/so/on (Maria Morais)
Do Corvo para o Mundo!!! (Fernando Pimentel)
Douro de ouro, meu... (Jorge Carvalho)
Douro e Trás-os-Montes (António Barroso)
Escrita Fotográfica (António Campos Leal)
Let s Do Porto (José Carlos Ferraz Alves)
Life of a Mother Artist (Angela Ferreira)
Marafações de uma Louletana (Lígia Laginha)
Matéria em Espaço de Escrita com Sentido (Mário de Sousa)
Meditação na Pastelaria (Ana Cristina Leonardo)
Memórias... (Boaventura Eira-Velha)
Mente Despenteada (Carla Teixeira)
Nortadas (Francisco Sousa Fialho, João Anacoreta Correia e outros)
O Portugal Futuro (Tiago Barbosa Ribeiro)
O Porto em Conversa (Vitor Silva)
Os meus apontamentos (Vitor Silva)
Renovar o Porto (Rui Farinas e Rui Valente)
Reportagens de Crítica, Investigação e Opinião (Tron)
Que é que se come por aqui (Ricardo Moreira)
Servir o Porto (Pedro Baptista)
Um Rapaz Mal Desenhado (Renato Seara)
Vai de Rastos (Luís Alexandre)
(IN)TRANSMISSÍVEL (Vicente Ferreira da Silva)
Adoradores de Baco...
Site de Prova de Vinhos (Raul Sousa Carvalho)